Os cachorros choram por vários motivos, assim como os humanos. Eles podem chorar porque estão tristes, solitários ou com medo.

Alguns cães choram quando estão brincando e se machucam, enquanto outros choram quando estão sendo punidos.

Chorar é uma parte importante de ser um cão e pode ajudar na hora da comunicação com seus donos.

O choro é uma resposta natural tanto para cães quanto para humanos, e pode ser desencadeado por vários motivos. Vamos descobrir como identificar!

Cachorros choram devido a ansiedade de separação

cachorro triste

Cachorro olhando triste – Foto: Freepik

Os cães que são deixados sozinhos costumam chorar como forma de mostrar sua ansiedade.

A ansiedade de separação é um problema comum em cães. Cães que sofrem de ansiedade de separação podem latir, mastigar ou urinar de forma inadequada quando seus donos os deixam sozinhos. Alguns cães podem ficar tão ansiosos que se tornam destrutivos ou até mesmo escapam da casa.

Existem várias coisas que podem contribuir para a ansiedade de separação em cães. Uma possibilidade é que o cão pode não ter sido socializado adequadamente quando filhote.

Cães que são deixados sozinhos por longos períodos de tempo também podem desenvolver ansiedade de separação.

Há várias coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a superar a ansiedade de separação. Uma das coisas mais importantes é garantir que você deixe seu cão com algo que o mantenha ocupado, como um brinquedo.

Cachorros choram por medo

Vacina para cachorro filhote

Cão triste porque vai ser vacinado – Foto: Freepik

Quando um cachorro chora, nem sempre é porque está feliz. Os cães também choram de medo. Isso geralmente é visto quando eles estão em uma situação desconhecida ou assustadora.

O choro também pode ser uma maneira dos cães comunicarem seu medo aos donos. Se vir o seu cão chorar, tente confortá-lo e ajudá-lo a sentir-se seguro. Isso pode significar removê-los da situação assustadora.

Com tempo e paciência, você pode ajudar seu cão a superar seus medos e aprender a confiar.

Cachorro tem medo de barulho

Os cães também são conhecidos por chorar de medo ou dor quando ouvem barulhos altos. Isso ocorre porque os cães tem medo de barulho.

Os cães tem ouvidos sensíveis e podem ouvir coisas que os humanos não podem. Isso pode fazer com que eles tenham medo de barulhos altos, como trovões ou fogos de artifício.

Cachorros choram de dor

cachorros choram

Cachorro na cama – Foto: Freepik

Os cães podem chorar, assim como os humanos, quando estão com dor. Na verdade, os cães podem chorar mais do que os humanos porque não conseguem comunicar seus sentimentos com tanta facilidade.

O choro de um cachorro geralmente é um sinal de que algo está errado e merece atenção de seu dono. Chorar também pode ser uma maneira dos cães liberarem o estresse ou a ansiedade.

Cachorros choram de felicidade

cachorros choram

Tutor abraçado com seu cachorrinho triste. Foto: Freepik

Os cães são conhecidos por serem muito expressivos com seus rostos e linguagem corporal. Um estudo mostrou que os cães também choram de felicidade.

Mas os cientistas ainda não sabem ao certo por que eles choram. Pode ser uma maneira de liberar o estresse emocional ou pode ser uma maneira de se comunicar com outros cães e humanos.

No estudo, os cientistas observaram cães que estavam sendo acariciados e brincados por seus donos.

Os cães que responderam mais a carícias e brincadeiras choraram mais quando estavam felizes. Isso sugere que o choro é definitivamente uma expressão de alegria para alguns cães.

Então, da próxima vez que você vir seu cachorro chorando, saiba que isso pode significar que ele está muito feliz!

Cachorros choram de solidão

cachorros choram

Cãozinho triste – Foto: Freepik

Os cães às vezes choram de solidão quando seus donos os deixam sozinhos. Isso é frequentemente interpretado como um sinal de tristeza, mas também pode ser uma maneira dos cães liberarem a tensão ou expressarem emoção.

O choro também pode ser uma forma dos cães se comunicarem com seus donos. Se o seu cão chorar quando você estiver fora, tente deixar alguns brinquedos ou guloseimas para mantê-lo ocupado.

Conclusão

Em conclusão, os cães choram por muitas razões. Algumas razões são óbvias, como quando estão com dor ou quando estão tristes. No entanto, outras razões podem não ser tão claras.

Os donos devem prestar atenção ao comportamento e à linguagem corporal do cão para tentar determinar por que o cão está chorando. Se os proprietários não conseguirem determinar o motivo, eles devem levá-lo a consulta com um veterinário.