Piometra em cadelas é uma infecção bacteriana no endométrio, em consequência de um prolongado estímulo hormonal. A invasão bacteriana é facilitada pelo acúmulo de líquido no lúmen uterino e glândulas endometriais, em conjunto com da diminuição da contratilidade do miométrio que é causada pelo hormônio progesterona.

Entendendo a Piometra em Cadelas

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Menina segurando a sua cadela no colo. Foto: Freepik

Em cadelas, esta é uma patologia comum, sendo que a patologia primária, normalmente se deve a uma hiplerplasia endometrial cística, gerada pela contínua exposição do endométrio a progesterona, durante um certo período de tempo.

Como nas cadelas o diestro é muito longo, estas ficam mais predispostas ao aparecimento de piometra.

A hiperplasia uterina somada à diminuição das defesas celulares e imunitárias locais, propiciam ótimas condições para a multiplicação de bactérias da própria flora existente na vagina.

A bactéria mais comumente associada a esta patologia é a Escherichia coli, podendo também isolar outras, como:

  • Sthaphylococcus sp;
  • Streptococcus sp;
  • Klebsiella sp;
  • Pseudomonas sp;
  • Proteus sp;
  • Pasteurella sp.

Nos casos de piometra causada por E. coli, pode haver a evolução para insuficiência renal.

Causas de piometra

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Filhotinhos de cachorro brincando ao ar livre. Foto: Freepik

O grupo de risco inclui animais de estimação não esterilizados com mais de 5 anos. Especialmente aqueles que experimentam regularmente o cio ou, inversamente, muitas vezes se envolvem no acasalamento.

A doença se desenvolve devido à interrupção do sistema reprodutivo, devido aos seguintes fatores:

  1. Um salto brusco na progesterona. Seu aumento ocorre no período após a ovulação. Sob a influência do hormônio, o endométrio (a camada mucosa que reveste o útero) fica espesso e as defesas do corpo enfraquecem. Um excesso de muco cervical aparece no útero, formando uma microflora patogênica.
  2. Cistos, tumores, vaginite e falsa gravidez. Nestes casos, a patologia se desenvolve como uma complicação.
  3. Bactérias que entraram no corpo durante o estro. A infecção ocorre na ausência de higiene e sem verificação cuidadosa dos parceiros de acasalamento. A infecção de órgãos vizinhos também é possível: a bexiga e os intestinos.
  4. Contraceptivos hormonais que previnem gravidezes indesejadas e alteram o período do cio. A ingestão regular dessas drogas perturba o nível natural de hormônios, provocando o desenvolvimento de processos inflamatórios e câncer.

Animais muito jovens com excesso de peso ou quantidade insuficiente de vitaminas na dieta também podem ficar doentes. Somente aqueles que removeram completamente todos os órgãos reprodutivos estão protegidos da inflamação do útero.

Tipos de piometra em cadelas

cadela prenha

Cadela sendo atendida pela veterinária. Foto: Freepik

A pirometria pode ser classificada de duas maneiras:

  1. Primeira classificação: é feita uma divisão das fêmeas acometidas em jovens e idosas. No primeiro caso, normalmente está relacionada à terapia de estrógeno e progesterona exógenos. Já em fêmeas idosas, há uma relação maior cm a longa e repetida estimulação pela progesterona na fase lúteínica, em maior freqüência em fêmeas que nunca emprenharam.
  2. Segunda classificação: é feito de acordo com a apresentação. Quando há secreção vaginal e cérvix aberta, é chamada de pirometria aberta; quando há distensão abdominal e cérvix fechada, é chamada de piometra fechada.

Veja também: Cadela: Qual a idade máxima para ter filhotes?

Sintomas de piometra em cadelas

cadela no cio

Cadela deitada. Foto: Freepik

Os primeiros sinais de alerta são mudanças comportamentais. O animal fica letárgico. Recusa-se a andar, come mal e bebe muito. Com um estilo de vida sedentário e clima quente, esse comportamento é muitas vezes ignorado pelos proprietários.

A barriga que aumenta gradualmente não causa preocupação. Sua altura é confundida com gravidez ou ganho de peso.

Os sinais clínicos aparecem, geralmente, um mês após o término do último cio, que são:

  • anorexia;
  • depressão;
  • febre;
  • aumento da ingestão de água e, em consequência, aumento do volume urinário;
  • vômito;
  • em casos de cérvix aberta, há a presença de um corrimento espesso, de coloração castanha e fétido.

Diagnóstico de piometra em cadelas

O diagnóstico é feito através da técnica de ultrassonografia, que é capaz de avaliar tamanho e espessura do útero, e algumas vezes, o tipo de secreção acumulada no lúmen uterino.

O tratamento recomendado é a ovário histerectomia, ou seja, a retirada dos ovários, trompas e útero.