O ranger de dentes em um cachorro, também conhecido como bruxismo, ocorre quando um cão esfrega repetidamente os dentes superiores e inferiores. Isso desgasta o esmalte dos dentes do seu cão e pode causar fraturas, exposição da polpa, infecções e dor nos dentes e gengivas.

Seu cão frequentemente range os dentes por uma variedade de razões, incluindo:

  • Anomalias mandibulares;
  • Estresse/ansiedade;
  • Dor.

Para melhor ajudar seu cão, você precisa entender o que está fazendo com que ele comece a ranger os dentes.

Por que os cães rangem os dentes?

dentes de cachorro

Cão com os dentes de fora – Foto: Freepik

Seu cão pode estar rangendo os dentes pelos seguintes motivos:

  • Anomalias da mandíbula: Se um cão tem dentes desalinhados, isso pode levar a uma má oclusão ou protrusão da mandíbula inferior. Os dentes desalinhados também podem tornar difícil ou impossível para o cão fechar a boca.
  • Estresse e ansiedade: A ansiedade e o estresse podem fazer seu cão ranger os dentes. Trabalhar com seu veterinário para encontrar a causa do comportamento ansioso pode ajudar a interromper esse sintoma antes que danos irreparáveis ​​sejam causados ​​aos dentes.
  • Dor: Seu cão pode estar rangendo os dentes devido a dores, seja na boca ou no estômago. A dor que seu cão está sentindo, que resulta em ranger os dentes, pode ser resultado de um problema mais sério que precisa ser examinado pelo veterinário.

Veja também: Escovar dente de cachorro com pasta normal, pode?

Ranger dos dentes do cachorro: O que fazer?

Cachorro troca de dente

Pug de boca aberta – Foto: Freepik

Se você perceber que seu cão está rangendo os dentes, marque uma consulta com o veterinário para determinar o que o leva a fazer isso. O veterinário fará um exame físico completo de seu cão.

Se ele perceber que a mandíbula de seu cão está desalinhada, o que pode causar ranger de dentes, ele pode recomendar que consulte um ortodontista veterinário que pode ajudar a resolver o problema.

Se o veterinário determinar que o seu cão está rangendo os dentes por causa da dor, ele tentará localizar a dor e a causa e, em seguida, tratará a dor de acordo.

Se seu cão não tem problemas para alinhar os dentes e não sente dor, o ranger dos dentes pode ser resultado de ansiedade ou estresse.

Nesse caso, o veterinário pode recomendar medicamentos para ajudar o cão a lidar com a ansiedade, bem como terapia comportamental para ranger os dentes.

Ranger dos dentes do cachorro: como prevenir

Fornecer a seu cão uma dieta bem balanceada que forneça a nutrição de que ele precisa é fundamental para sua saúde a longo prazo, e certificar-se de que ele faça a quantidade certa de exercícios também é importante.

O exercício é importante para a saúde física e mental do seu cão. A estimulação suficiente reduz a probabilidade de desenvolver um comportamento destrutivo.

Os exames com o veterinário ajudarão a garantir que quaisquer problemas potenciais que seu cão desenvolva sejam tratados antes que se tornem mais sérios.

Existem coisas que você pode fazer para melhorar a saúde mental do seu cão e minimizar a ansiedade:

  • Socializar corretamente enquanto seu cão está conhecendo novas pessoas, outros animais, lugares e experiências pode ajudá-lo a se adaptar.
  • O treinamento de obediência pode ajudar a prevenir a ansiedade, pois ajuda na construção de relacionamentos e confiança.
  • A medida que você conhece seu cão e o que o está causando ansiedade, podem surgir situações das quais você deseja se manter afastado.