Muitos tutores se perguntam como fazer a tosa de cães em casa e buscam por um guia rápido sobre o assunto.

Algumas raças precisam ter os pelos aparados em algumas partes do corpo e, isso é fundamental para a higiene e o bem estar do pet.

No entanto, mesmo que a melhor opção seja mandar o animal a um pet shop, isso nem sempre é possível.

Então, para te ajudar a saber o que fazer nessas situações, elaboramos um guia prático para os tutores que desejam fazer a tosa dos cães em casa.

Não deixe de ler as informações presentes neste texto antes de iniciar o procedimento. Boa leitura!

Tosa de cães em casa: conheça os tipos de pelo

Tosa de cachorro – Foto: Freepik

Antes mesmo de você começar a pensar em como tosar um cachorro em casa, é bom que você tenha uma noção de quais são os tipos de pelos que existem.

Isso porque os cuidados com os diferentes tipos de pelagem são diferentes. Então, veja a seguir o que é mais importante sobre isso.

  • Pelo duro: neste caso, não se deve usar nem óleos e nem condicionadores e, trabalhar sempre com as máquinas elétricas;

  • Pelo encaracolado: é importante escolher um shampoo adequado e, que tenha efeito hidratante. Para a tosa, é importante usar a tesoura em alguns locais e a máquina em outros;

  • Pelo curto: não precisa de corte. Apenas nos cães que tenham pelos médios alternados com os curtos, se pode usar a máquina para igualar o comprimento. Também não se deve usar condicionadores ou óleos nesse caso.

  • Pelo longo e liso: requer cortes periódicos com a tesoura e, precisa de hidratação.

Depois de descobrir qual é o tipo do pelo do seu cachorro, é preciso pensar no banho e na tosa (se necessária) e, o que você vai precisar usar.

Além disso, procures conhecer bem como é a tosa típica da raça para não cometer erros. Sobretudo nos pets de pelo longo, é importante quando do pelo pode ser removido sem provocar nenhum problema para o pet.

Se você cortar demais alguns tipos de pelo, pode deixar encaracolado ou embolado demais, o que é um problema.

Existem também algumas regiões específicas que requerem uma tosa mais baixa ou mais alta e, é importantíssimo conhecer essas peculiaridades.

Cuidado ao tosar o seu cachorro em casa

tosa de cães em casa

Cachorro tomando banho. Foto Freepik

Você até pode sim tosar o seu cachorro em casa sem maiores problemas, mas precisa ter alguns cuidados.

Sobretudo as tesouras podem ferir o cão provocando situações indesejadas. Além disso, recomenda-se o uso de uma tesoura especial, própria para animais.

É bem difícil realizar uma boa tosa com a tesoura, uma vez que isso exige um bom nível de habilidade com o equipamento.

Então, antes de começar, estude a técnica e tenha a certeza de que poderá fazer um bom trabalho.

Mesmo usando uma maquininha de tosa, pode ser que fiquem falhas na pelagem e, isso pode ser esteticamente inadequado.

Cuide para que a máquina também não fique quente demais porque ela pode acabar queimando o seu cãozinho.

Separe o material que vai precisar

tosa de cães em casa

Cachorro cortando pelo. Foto Freepik

Obviamente, os materiais necessários para fazer a tosa de cães em casa depende do tipo de pelagem do seu cachorro.

Por isso, identifique o que você vai fazer no animal para separar o que precisar. Os principais itens são:

  • Shampoo próprio para a pelagem;

  • Condicionador, quando compatível com o tipo de pelo;

  • Secador ou soprador;

  • Máquina de corte própria para pets;

  • Tesoura própria;

  • Tesoura pequena;

  • Escova compatível com o tipo de pelo do cão;

  • Lacinhos, gravata e o que mais desejar.

Antes de iniciar a tosa você deve deixar tudo separadinho e o banho pronto para o seu peludo. Shampoo, condicionador, e eventuais sabonetes próprios para cães.

É bom também ter uma mesa disponível em um local sem corrente de vento, onde você possa colocar o cão para tosar, escovar e secar.

O ideal neste caso seria ter uma mesa própria para banho, como as que se encontram em pet shop, que têm um braço extensível onde o cão fica preso. Também costuma ter já o secador na extremidade, o que facilita bastante o processo.

Depois de ter tudo o que vai precisar em mãos, você pode começar o processo de tosa de cães em casa, seguindo os passos a seguir.

Comece escovando a pelagem do cachorro

tosa de cães em casa

Cachorro aparando os pelos. Foto Freepik

Antes de qualquer coisa, você deve iniciar o procedimento sempre escovando bem o pelo do cão, para remover todos os nós e bolos que possam estar ali.

Se você pular essa etapa, pode acabar deixando o pelo todo desigual depois da tosa. Depois de remover todos os nós, também vai ficar bem mais fácil identificar quais são as partes do pelo a serem cortadas depois.

Ou seja, se você pretendia cortar os pelos do seu cão porque estão embolados, se você quiser realmente fazer um bom trabalho, vai ter que ajeitar tudo antes.

Se o animal estiver com nós muito grandes, você até pode cortar eles, mas precisa ter muito cuidado para não passar a tesoura na pele do animal e ferir ele.

Uma coisa importantíssima nesse caso é se atentar em usar uma escova que seja realmente adequada a tipo de pelo do seu animalzinho de estimação.

Existem muitos tipos de escovas e pentes e, você deve escolher uma que seja recomendada e, também que você se adapte.

Existem também tamanhos e formatos diferentes, que se adaptam a diferentes áreas do corpo. Modelos pequeninos são ótimas para o rosto, por exemplo.

Fazendo a tosa de cães em casa

Quando se fala em tosa de cães, você precisa ter em mente que o ideal é que os pelos estejam secos. Ou seja, você vai ter que cortar tudo antes de dar o banho.

Isso também facilita bastante a secagem após o banho. E, se necessário, você pode passar a maquininha mais uma vez depois que os pelos estiverem secos.

Tendo isso em vista, você também pode respeitar uma determinada ordem para fazer o procedimento.

O ideal é começar pelas costas e patas traseiras. Depois disso, vá para o pescoço, peito, patas dianteiras e barriguinha.

Se o cachorro estiver com o pelo bem longo e você quiser tirar bastante comprimento, é melhor remover o excesso com uma tesoura.

Mesmo que fique desigual, depois a máquina vai melhorar o aspecto. Na hora de passar a máquina, aí sim você deve ter o maior cuidado.

Não tenha pressa e vá passando a maquininha bem devagar, indo parte por parte. Tenha cuidado para não beliscar o animal e, também para não deixar que a máquina fique muito quente.

Fique calmo e vá conversando com o cachorro para que ele também permaneça tranquilo durante o processo.

Posso usar máquina de cabelo para tosar cachorro em casa?

Uma das maiores dúvidas de quem deseja fazer tosa de cães em casa é se pode usar uma máquina de cabelo comum em um cachorro.

Bom, muita gente usa sim as máquinas de cabelo comuns para tosar cachorro, mas o melhor é ter uma que seja própria para os animais, uma vez que há um pouco de diferença nos dentes.

O que é mais importante é a maneira de fazer a tosa. Antes você deve abaixar bem o pelo com uma tesoura e, depois sim pode usar a máquina, passando ela na direção do crescimento do pelo.

Também procure passar suavemente a máquina, evitando fazer pressão demais sobre algumas áreas para o corte não ficar desigual.

Como tosar cachorro com tesoura

Fazer o corte com a tesoura é um pouco mais complicado, porque você precisa tentar deixar tudo bem homogêneo.

Sendo assim, o melhor é usar um pente ou os seus dedos mesmo para ir tirando as medidas e cortar bem retinho.

Faça o corte dos pelos do rosto

Uma hora ou outra você vai ter que arrumar os pelos do rostinho do cachorro se deseja fazer tosa de cães em casa.

Sobretudo aqueles pelinhos que ficam ao redor dos olhos do animal, são extremamente desconfortáveis.

Então, é preciso dar um jeito deles, tomando o máximo cuidado para não machucar o cachorrinho.

Hoje em dia, é possível comprar o que se chama de ligaduras adesivas, que servem para segurar as orelhas e a franja do pet, facilitando assim o momento do corte.

Entretanto, nessa região existem alguns pelinhos que são mais rígidos e alongados e, que se localizam em áreas como queixo, sobrancelhas e focinho.

Estes são sensitivos e, importantíssimos para o animal conseguir perceber coisas que estejam ao seu redor, medir distâncias e receber diferentes estímulos.

Sendo assim, você deve se esforçar para deixar esses pelinhos intactos no animal, evitando assim maiores problemas.

Cortando os pelos de baixo da patinha

Você já deve ter percebido que na parte de baixo das patinhas do cachorro, no meio das almofadas crescem alguns tufos de pelos.

Se eles estiverem muito longos, o animal pode começar a derrapar se o chão for liso ou pode acumular bastante sujeira na região.

Então, é preciso cortar esses pelinhos também, mas sempre com bastante cuidado. Você deve abrir bem as almofadas, para conseguir cortar no meio delas, mas tenha sempre cuidado para não causar ferimentos ao pet.

Redobre o cuidado porque a tosa de cães em casa pode ser desconfortável para o pet em momentos como esse e, ele pode se mexer de repente.

Tosa de cães em casa: a hora do banho

Para fazer a tosa de cães em casa, você deve também dar banho no pet, removendo toda a sujeira da pelagem.

Use um shampoo ou sabonete próprio para o tipo de pelo e, que faça uma remoção profunda da sujeira.

Se o seu cachorro precisar de condicionador, faça a aplicação do mesmo, espalhando por too o corpo e, deixando agir por alguns minutos para hidratar bem.

Depois, seque o seu pet com uma toalha limpa, removendo o máximo de água que você conseguir.

Depois pegue um secador morno ou soprador e termine de secar o cachorro.

Seque o pelo do cachorro com um secador

Depois de banhar o cão e higienizar completamente a sua pelagem, é a hora de pegar um secador ou soprador específico para pet e fazer a secagem dos pelos.

É bem importante ir acompanhando o secador com uma escova, para evitar que os pelos se embolem e, para ajudar a secar mais rápido.

Se você usar um soprador, vai conseguir secar a pelagem mais rapidamente, mas caso isso não seja possível, pode usar um secador comum, desde que não coloque em temperatura muito alta.

Além disso, vá fazendo movimentos constantes, evitando ficar parado em um único ponto da pele do cão, para que a pele não se queime.

Para conseguir secar o cachorro com um secador comum, você precisa de mais tempo. Por isso, antes de começar, tenha a certeza de que o pet suporta bem o barulho alto do equipamento.

No rostinho e nas orelhas, é melhor você diminuir a intensidade do secador, evitando assim que o animal fique assustado ou, que queime essas áreas que são muito sensíveis.

Tenha uma atenção especial para evitar que o seu animalzinho fique úmido, pois isso pode fazer com que microrganismos se proliferem, provocando dermatites.

As patas devem ser muito bem secas, pois no meio das almofadas pode se acumular umidade, fazendo crescer fungos.

Tosa de cães em casa: como tosar um cachorro bravo?

Fazer a tosa de cães em casa não é algo muito simples e, isso é ainda pior se o cachorro for bravo e reagir negativamente a tudo isso.

Neste caso, procure usar estímulos positivos, sempre mostrando ao animal que a tosa em casa é algo bom, que pode ser bacana e nada doloroso.

Deixe que o animalzinho fareje todos os itens que você estiver usando e, se ele se mostrar agitado, você pode pedir para que ele se acalme e, quando isso acontecer, pode oferecer um petisco, por exemplo.

Para animais que mordem durante a tosa, procure cortar um pedaço e, se ele ficar bonzinho, dê um petisco ou faça um carinho.

Se necessário, como a tosa será feita em casa, se for muito demorada, você pode dividir em duas ou até três sessões.

Conclusão

Fazer a tosa de cães em casa é possível e, com essas nossas dicas você vai conseguir fazer isso com facilidade.