O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Necessidades no lugar errado
10 dez 2018
Comportamento:
Tutor(a): Adriano, | O cachorro: Torresmo
Encontrando o problema para resolvê-lo

“Venho pedir ajuda para lidar com um comportamento estranho do meu Pug. Ele sempre faz as suas necessidades no tapete higiênico, porém, de vez em quando, ele resolve fazer xixi na sua própria caminha, fazendo com que ela fique molhada e fedidinha. Já comprei três caminhas e ele sempre faz xixi nelas. Lavei todas com sabão neutro, com ‘anti-odor’ e já passei até produtos enzimáticos, mas, mesmo assim, ele continua urinando nelas. Acabei de trocar a cama dele por uma limpinha e ele urinou nela novamente. Não sei mais como resolver isso. Me ajude, por favor!”

Por Camila Mello, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

Oi, Adriano. Tudo bem?

Para traçarmos uma linha de treinamento para todo e qualquer tipo de comportamento, precisamos primeiro diagnosticar a causa de o cão estar apresentando tais atitudes.

No caso do Torresmo, inicialmente parece que ele sabe o local correto de fazer as suas necessidades, de acordo com seu relato. A partir daí, devemos observar quais são os momentos em que ele acaba se aliviando na cama.

Estabelecida a suposta razão pela qual ele tem esse comportamento podemos tomar algumas medidas para ajudá-lo a não errar mais.

Dicas

Verifique se a superfície onde ele deve fazer as necessidades consegue absorver eficientemente a urina. Os cães não gostam muito de pisar nas suas necessidades.

Em seguida, verifique se o banheiro do Torresmo é de um tamanho adequado. Os cães gostam de dar algumas voltinhas antes de fazer as necessidades (este é um comportamento natural). Caso o banheiro seja pequeno ou esteja muito sujo, ele pode preferir escolher outro local para fazer o xixi.

Lembre-se de sempre recompensá-lo quando ele urinar corretamente, por meio do reforço positivo. Estimulando-o dessa forma, a tendência é que ele aumente a frequência do comportamento correto para ganhar o agrado.

Ajude-o a acertar mais vezes o banheiro, levando-o até o local com mais frequência e ainda colocando outro banheiro no ambiente onde está a caminha. Mas certifique-se de que ele estará a uma distância confortável da cama. E nunca se esqueça de recompensa-lo por ter feito no local correto!

Por fim, torne a caminha dele um local prazeroso e de brincadeiras. Para isso, passe a oferecer as refeições dele na cama. Na hora da comida, faça com que ele sente na cama e coloque a vasilha nela.

Com o tempo, ele vai entendendo que aquele é o local onde come, então, procurará deixá-lo sempre limpo.

Tente ensinar alguns comandos ao Torresmo, como o “Senta”, “Deita” e “Pata”, e execute-os na caminha. Ele também notará que aquele é um local que coisas legais acontecem e a tendência é que passe a deixá-lo limpinho.

Quando não houver supervisão, procure deixar brinquedos que ele goste em cima da cama. Esta também é uma maneira de mostrar ao pet que aquele é um local que deve permanecer limpinho.

Conte com a equipe de adestradores da Cão Cidadão para resolver o problema. Boa sorte!

Siga o Portal do Dog