Um cachorro comendo mato é algo bastante recorrente. Não estranhe se o seu dog, do nada, resolver mordiscar uma graminha fora de casa ou até mesmo na rua. É normal e faz parte do instinto.

No entanto, nem sempre isso é recomendado. Principalmente se tratando de gramas “inseguras”. Isto é, aquele matinho de beira de estrada ou parque.

Por isso, neste artigo o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre cachorro comendo mato. Entenda o que é bom, o que é ruim, como substituir e mais.

Continue lendo.

Cachorro comendo mato

Cachorro deitado na grama – Foto: Freepik

Cachorro comendo mato é algo perigoso?

De maneira geral, não. Afinal, o cachorro comendo mato nada mais é do que uma necessidade do seu organismo a partir de alguns sentimentos.

No entanto, para que os dogs comam grama de maneira segura e absolutamente tranquila, é fundamental considerar alguns cuidados extras. Por exemplo, nunca deixe o seu dog comer qualquer grama.

A grama que você tem no quintal pode ser segura. Mas a grama do parque, pode ser que não. Por isso, o primeiro ponto de controle é esse.

Depois, você precisa entender também o motivo pelo qual os cães comem grama. Afinal, pode ser que eles estão apenas curiosos e com fome. Mas pode ser que eles estão com algum tipo de dor.

Mas não se assuste. Só porque um cachorro come grama não significa que ele está doente ou com dor, ok?

A seguir, entenda mais sobre o tema.

Por que os cachorros comem mato

Os cachorros comem mato por vários motivos. Mas principalmente:

  • Sentem que é gostoso.
  • Podem estar ansiosos.
  • Indigestão ou cólicas.
  • Querem experimentar.

A seguir, entenda mais sobre essas sensações e motivos que fazem os cachorros comerem mato.

Sentem que é gostoso

Um dos principais motivos que fazem um cachorro comer mato é o gosto. Sim, tão simples quanto isso: o gosto!

Afinal, muitos cachorros simplesmente gostam do gosto da grama/mato e acabam ingerindo a planta pelo simples fato de aguçar o paladar de maneira interessante.

Por isso é muito importante observar e tentar entender os motivos que levam o cão a comer mato. O gosto pode ser um fator motivacional muito forte.

Cachorro comendo mato – Podem estar ansiosos

Você sabia que os cachorros também sentem ansiedade? Sim, esse é um sentimento muito comum e que pode deixar o cachorro doente e triste.

Comer mato, neste caso, acaba sendo uma ótima “saída” para tentar acabar com a ansiedade, já que o cão não sabe muito bem o que está sentindo naquele momento.

Por isso, observe a rotina e tente entender se o seu melhor amigo está realmente ansioso. Situações de pouco gasto de energia ou estresse podem trazer ansiedade.

Quando um cão sente ansiedade ele desenvolve comportamentos ruins para ele mesmo. Comer grama é um deles (mas não necessariamente isso é ruim, apenas indica a ansiedade).

Inclusive, leia mais sobre o assunto: Ansiedade em cães: Estudo revela que mais de 72% dos cães sofrem!

Cachorro comendo mato

Cachorro brincando na grama com sua bolinha – Foto: Freepik

Indigestão ou cólicas

Uma das situações mais comuns que fazem um cão comer grama é dor ou cólica. Sim, os cães buscam matinhos ou grama para comer quando estão sentindo cólica ou indigestão.

Isso ocorre pelo fato de que os cães sentem que algo está estranho no organismo e tentam expulsar esse algo estranho.

Comer grama, portanto, é uma forma de fazer isso. Instintivamente, eles comem grama para tentar expulsar a dor de barriga.

No entanto, nem sempre que um cão come mato significa que ele realmente está com dor.

Como você viu até aqui, muitas vezes eles querem apenas comer algo que gostam.

Cachorro comendo mato – Querem experimentar

Curiosidade é uma característica mais atrelada aos gatos. No entanto, os cães também sentem curiosidade em algumas situações.

Um cachorro comendo mato, portanto, pode ser simplesmente uma necessidade curiosa. Isto é, eles querem sentir o gosto e experimentar.

Portanto, se você notar o seu dog comendo mato por aí pela primeira vez, saiba que a curiosidade pode ser o fator.

E depois que ele experimentar, vai notar que é bom e pode repetir a dose de tempos em tempos.

cachorro que come grama

Cachorro sentado no meio da grama – Foto: Freepik

O que fazer para substituir o mato que o cachorro come

Um cachorro que come mato não necessariamente tem um problema para curar – embora ele possa estar sentindo dor.

No entanto, deixar o dog comer qualquer tipo de mato/grama não é a melhor indicação, já que isso pode ser muito perigoso pra ele por vários motivos.

Se você não se sente confortável em deixar o seu cachorro comer qualquer mato, é importante observar algumas coisas para substituir.

Veja:

  • Gramas feitas para cães.
  • Gasto de energia.
  • Alimentação balanceada.
  • Evite deixá-lo comer qualquer mato.

Cachorro comendo mato – Gramas feitas para cães

Já que os cães comem grama de maneira natural e constante, algumas empresas de produtos pet já lançaram gramas específicas para os dogs.

Trata-se das gramas feitas exclusivamente para eles.

Isto é, esse tipo de grama é muito mais saudável do ponto de vista de segurança, já que você tem um controle maior sobre o que está dando e deixando o dog comer.

As gramas feitas para cães podem ser encontradas em bons pet shops e você ajuda o seu dog a manter em dia a necessidade de comer grama.

Inclusive, essas graminhas têm nutrientes importantes e acabam ajudando a saúde do seu dog de várias maneiras.

Gasto de energia

Se você tem um dog, sabe da importância de gastar a energia dele, não é mesmo? Afinal, o gasto de energia é um dos pontos altos dos cuidados com a saúde do seu dog.

Por isso, se você quer tentar evitar que o cachorro coma mato, uma das maneiras de fazer isso é gastar a energia dele. Ele ficará menos ansioso e terá um motivo a menos para comer grama.

No entanto, ainda assim ele pode comer grama. Afinal, como você entendeu até aqui, os cães comem grama por vários outros motivos – e não apenas por dor ou ansiedade.

Se eles gostarem do gostinho da grama, comer a grama e repetir esse cardápio todos os dias pode ser rotina.

cachorro que come grama

Cachorro no meio da grama – Foto: Freepik

Cachorro comendo mato – Alimentação balanceada

Alimentar bem o seu dog é um fator fundamental para garantir a saúde e bem-estar dele. Por isso, você precisa criar um cardápio adequado, seguro e confortável para o seu dog.

A rotina de alimentação deve ser muito balanceada e assim você tem a certeza de que o cão não está comendo grama por algum déficit de nutrientes.

A alimentação balanceada não serve para evitar que o cão coma grama. Afinal, se ele sentir vontade ou cólica, ele vai comer do mesmo jeito.

No entanto, a alimentação balanceada serve para evitar que o cão tenha problemas intestinais ou cólicas. Logo, ele vai ter mais qualidade de vida e quando comer grama, talvez não seja por esses fatores.

Evite deixá-lo comer qualquer mato

E por fim, é muito importante que você não deixe o seu dog comer qualquer tipo de grama/mato.

Afinal, as graminhas podem afetar drasticamente a saúde e bem-estar do dog, caso ele coma alguma grama envenenada ou poluída.

Por exemplo, deixá-lo comer a grama do parque ou da rua durante os passeios não é indicado.

Deixe o seu dog comer gramas que você conhece. Como por exemplo, a grama do seu quintal. Ou até mesmo a grama que você plantou exclusivamente pra ele.

Além disso, outra boa maneira de deixar o seu dog comer grama é comprando uma grama específica pra ele, conforme você entendeu neste artigo.

Lembre-se que cachorro comendo mato é algo natural e não necessariamente faz mal.

Mas é preciso entender os motivos de ele comer a grama e observar para que ele não corra riscos comendo gramas intoxicadas.

Cuide bem do seu dog e se atente para a rotina dele.