Será que um cachorro pode comer uma vez por dia ou será que ele precisa comer mais vezes? Essa é uma das dúvidas mais comuns de tutores que buscam criar uma rotina saudável e adequada para o dog, mesmo que as vezes isso seja difícil por conta do tempo.

Tutores que passam boa parte do tempo no trabalho e faculdade, claro, tem esse desafio. Afinal, o dog passará muito tempo sozinho. O que, por si só, pode não ser algo agradável pra ele.

Nesse caso, encontrar um dog walker para gastar a energia do pet é importante. E ele também poderá fazer o processo de alimentação do cachorro, quando necessário.

A alimentação isolada e apenas uma vez no dia pode ser prejudicial. Principalmente quando feita de qualquer maneira. Acompanhe este artigo do Portal do Dog e saiba mais.

Um cachorro pode comer uma vez por dia?

cachorro pode comer uma vez por dia

Um dog comendo – Foto: Freepik

Poder, pode. Mas não é recomendado que ele faça isso. Afinal, o seu cachorro precisa muito que você crie uma rotina de alimentação adequada e coerente de acordo com a raça, peso e necessidades especiais dele.

A alimentação é o que mantém o seu dog vivo e com saúde. Uma alimentação falha ou com problemas relacionados a quantidades ou qualidade, vai ter um reflexo ruim no médio e longo prazo.

O cachorro pode ficar doente, debilitado, pode haver falta de nutrientes e, então, ele pode desenvolver doenças. Alimentá-lo apenas uma vez por dia, mesmo que com uma ração de qualidade, pode trazer desajustes na saúde.

A seguir, entenda um pouco mais sobre isso.

Jejum intermitente para cachorro e seus problemas

O jejum intermitente ficou bem famoso recentemente em meio a pessoas que buscam uma rotina equilibrada de alimentação. Alguns avaliam benefícios e outros avaliam malefícios sobre esse tipo de rotina alimentar.

Para o cão, esse tipo de rotina alimentar é bastante prejudicial. A falta de nutrientes no organismo canino durante o dia, pode facilmente deixar o dog doente e com uma série de problemas relacionados a nutrição.

O cachorro pode comer uma vez por dia apenas em ocasiões especiais, como recomendações médicas após algum processo de tratamento, por exemplo. Mas de maneira geral, ele precisa ter uma rotina alimentar um pouco mais ampla.

Veja alguns malefícios de deixar o seu cão muito tempo sem comer, ou com jejum intermitente:

  • O cão perde peso de maneira que não precisaria.
  • Vômito bilioso.
  • Má digestão e torção gástrica.
  • Sistema imunológico desequilibrado.

O cão perde peso de maneira que não precisaria

Deixar o cachorro muito tempo sem comer pode trazer uma série de problemas relacionados a nutrição e saúde dele. Afinal, é a partir da alimentação que o cachorro extrai nutrientes para passar bem o dia.

Logo, se o cão não comer direito, ele pode perder peso. No caso de cães obesos, a perda de peso é fundamental. Mas de maneira incoerente e desorganizada, isso não faz muito sentido, uma vez que só ficar sem comer não é o equivalente a perder peso com saúde.

Não deixe o seu cachorro sem comer durante o dia, mesmo que ele seja obeso. E se ele não for obeso, ele pode perder peso desnecessariamente e vai ter uma defasagem nutricional muito grande.

cachorro pode comer uma vez por dia

Dois cachorros comendo – Foto: Freepik

Vômito bilioso

Você já ouviu falar sobre vômito bilioso? Um cachorro que come apenas uma vez por dia e que ainda não tem uma rotina muito conhecida de alimentação, pode ter esse tipo de vômito.

O vômito bilioso nada mais é do que quando o cachorro fica com tanta fome e tanto mal estar, que ele chega a vomitar a bile que está no estômago. A bile serve para processos de digestão no organismo.

Geralmente, a bile vai ter uma cor diferente e você vai notar que o cachorro vomitou algo estranho ao chegar em casa. Vomitar a bile pode ser uma consequência de deixar o seu melhor amigo muito tempo sem comer.

Cachorro pode comer uma vez por dia – Má digestão e torção gástrica

Se você deixar o seu cachorro sem comer durante muito tempo, ele pode ter problemas relacionados a digestão e também no organismo em si. Um cachorro que passa horas e mais horas sem comer é um cachorro desequilibrado do ponto de vista nutricional.

Não é raro um cachorro que fica com má digestão depois de ficar tanto tempo sem comer. Afinal, ele vai com tanto gás ao pote de ração quando tem a oportunidade, que acaba comendo demais. Logo, pode ter má digestão.

Além da má digestão, o dog também pode ter torção gástrica. Esse problema acontece mais em cães de grande porte. A torção gástrica pode acontecer quando o cachorro come a ração muito rapidamente depois de passar horas sem comer.

Sistema imunológico desequilibrado

Outro fator que é comprometido pela falta de alimentação do seu dog, é o sistema imunológico. A partir de um sistema imunológico falho ou com defasagens, o cachorro pode ficar doente sem que você perceba ou com uma frequência muito grande, como a gripe canina.

O sistema imunológico é o que ajuda a proteger o seu melhor amigo de doenças. Logos, se o sistema imunológico não estiver em dia, o dog tem uma tendência maior a ter problemas de saúde.

Para que o sistema imunológico trabalhe corretamente, é fundamental criar rotinas adequadas de alimentação e gasto de energia no seu dog. Caso contrário, o cachorro pode ter problemas sérios de saúde ao longo do tempo.

Nunca deixe o seu cachorro muito tempo sem comer. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sistema imunológico e, portanto, ele será um cãozinho muito doente de maneira desnecessária.

cachorro comendo

Cachorro se alimentando – Foto: Freepik

A importância da dieta equilibrada do seu cachorro

O cachorro pode comer uma vez por dia é algo bastante prejudicial para a saúde do seu melhor amigo no médio e longo prazo. E por isso, é mais do que importante criar uma rotina saudável para que ele possa, assim, se desenvolver com saúde.

Uma rotina e uma dieta equilibrada para o seu dog, precisam passar por uma análise veterinária. Afinal, cada cão é único e precisará de uma rotina alimentar também única.

Veja abaixo alguns benefícios de criar uma dieta equilibrada para o seu dog:

  • Evita sobrepeso.
  • O cão fica nutrido o dia inteiro.
  • Comer várias vezes não significa engordar.
  • O cão não fica ansioso.
  • Ideal para criar uma rotina saudável.

Cachorro pode comer uma vez por dia – Evita sobrepeso

O sobrepeso é um problema grave na saúde do seu melhor amigo. Ele pode, sim, ficar mais fofo e bonitinho quando gordinho. Mas isso é um problema e você não deve deixá-lo engordar “de graça”, só para ele ficar fofinho.

Portanto, uma rotina alimentar e uma dieta equilibrada ajudam demais na hora de evitar sobrepeso. Afinal, o cão vai comer somente o que ele precisa para ter uma dieta em dia e não vai comer por impulso.

Logo, as chances de ele não ter sobrepeso são grandes.

O cão fica nutrido o dia inteiro

A alimentação do seu melhor amigo é muito mais do que um momento de alegria para o dog. Afinal, além de ele ficar feliz por receber uma ração gostosa, ele fica nutrido por se alimentar corretamente.

A nutrição diária é fundamental para garantir a saúde do seu dog no médio e longo prazo. Sem uma alimentação adequada, o cachorro vai ter defasagens nutricionais e isso é um problema grave para sistema imunológico e outros fatores.

filhote comendo

Filhote comendo – Foto: Freepik

Comer várias vezes não significa engordar

Não mesmo. A quantidade de vezes que um cão come durante o dia não tem nenhuma relação com ele engordar. Afinal, o sobrepeso está relacionado com a quantidade de comida. E não com a quantidade de vezes que se come.

Portanto, ao alimentar o seu dog várias vezes ao dia, dê somente a quantidade de ração que ele precisa naquele momento. Se você não tiver com dosar, compre um dosador automático, que faz a ração ser despejada automaticamente para o cão de tempos em tempos.

Cachorro pode comer uma vez por dia – O cão não fica ansioso

Outro benefício de alimentar o seu dog corretamente durante o dia e em vários momentos, é que ele não fica ansioso. Afinal, ele sabe que estará alimentado e não precisa se preocupar em “conseguir comida”, como seria na vida selvagem.

Ansiedade e estresse canino podem gerar uma péssima qualidade de vida e, portanto, o dog pode ficar realmente mal por isso. Eles podem criar manias e comportamentos impróprios.

Ideal para criar uma rotina saudável

Os cães precisam de rotina. Sem uma rotina adequada, o cachorro dificilmente conseguirá viver uma vida leve e saudável. Ele ficará ansioso e estressado por viver na aleatoriedade.

Para saber mais sobre a importância da rotina canina, veja este artigo: Como criar uma boa rotina para o cachorro e qual a importância dela.

De quanto em quanto tempo devo alimentar o cachorro

Preferencialmente, três vezes por dia: de manhã, de meio dia e de noite.

No entanto, se você não tiver horários disponíveis, crie uma rotina de duas vezes por dia: de manhã e de noite. Mas nunca apenas uma vez por dia, ok?

Cuide do seu dog!