Será que carne crua para cachorro faz mal? Saiba aqui se esse alimento faz bem para seu pet, qual é a melhor carne para colocar no cardápio e se pode ser substituta da ração.

Existem alguns alimentos humanos que os cães podem comer. E muitos tutores preferem oferecer uma dieta natural ao invés de comida industrializada como as rações. Diante disso, as pessoas se perguntam se abrir mão da ração pode trazer benefícios ou malefícios para a saúde do pet.

Então, para entender tudo sobre o assunto, continue a sua leitura.

Descubra se ele pode comer:

carne crua para cachorro

Carne crua – Foto: Freepik

Algum tempo atrás era bem comum dar carne crua para cachorro, não havendo preocupação com a forma correta de alimentar os cães. No entanto, com o tempo os cães começaram a ser domesticados, se tornando onívoros, alimentados por seus tutores com vegetais, frutas, verduras e rações completas.

Com isso, o uso da carne nas dietas acabou se perdendo, principalmente pelo fato de que não há necessidade de alimentar seu cão com este tipo de proteína. Afinal, as rações, hoje em dia, são bem completas e podem fornecer todos os nutrientes que um cão precisa.

No entanto, caso você queira oferecer carne ao animal, acompanhe o raciocínio abaixo para entender tudo sobre o assunto.

Cuidados ao dar carne para o cachorro

Hoje contamos com rações que são fontes completas de nutrientes e benefícios para o pet, sendo recomendadas para todas as idades, portes e raças de cachorro. Em consequência disso, vem sendo estudada a forma que alimentamos nossos pets, trazendo controvérsias a respeito de alimentação saudável com carne para os cães.

Uma das vantagens de dar carne crua para o cachorro é que se trata de um alimento natural, fugindo da linha de industrializados como as rações de baixa qualidade. Porém, alguns cuidados devem ser observados, principalmente a respeito das características do cachorro, como idade e a saúde do animal.

Na maioria dos casos, será preciso verificar a procedência da carne, verificando como foi conservada, sua aparência, odor e a coloração do alimento. Além disso, como se trata de um alimento cru, as chances de contaminações na carne são bem grandes. E isto, obviamente, traz uma série de consequências negativas para o animal.

Benefícios da carne para o cachorro

Antes de inserir carne na alimentação do seu cachorro, verifique com um veterinário ou nutricionista essa possibilidade, de modo que você entenda quais são s cuidados com o preparo e a conservação.

Existem tipos de carnes que possuem nutrientes que fazem bem ao cachorro, como a proteína, ômega-6 e algumas gorduras que fazem bem para a saúde do pet. Além disso, ao consumir carne crua o cachorro terá uma pelagem mais macia e brilhante e até a sua pele estará mais saudável.

Este tipo de dieta poderá aumentar os níveis de energias do cachorro e pode até diminuir o tamanho das fezes. Ou seja, há benefícios. Desde que a carne seja bem administrada (sempre com ajuda profissional).

Qual é a melhor carne para dar ao cachorro?

carne crua para cachorro

Cão deitado no chão – Foto: Freepik

Como vimos acima, não é qualquer carne que pode dar para o cachorro. Principalmente as cruas.

Porém, entre as carnes cruas liberadas para os cães estão as bovinas, suínas, caprinas, aves, ovinas e os peixes. Mas precisa ter cuidado, principalmente, no preparo e manipulação do alimento.

Além disso, é bem importante que você tome cuidado com os ossos. Pois eles podem resultar em acidentes como o cachorro se engasgar, inclusive, com as espinhas do peixe. Quando for alimentar o animal, priorize as carnes mais frescas. Corte em cubinhos ou compre moída. Isto ajuda os cães que têm dificuldades de mastigação.

Não deixe o alimento por mais de 20 minutos no prato do cachorro. E de maneira nenhuma misture a carne crua com a ração, pois ela pode ser contaminada com bactérias. Uma dica importante é evitar dar carne crua para cães filhotes, pois eles precisam, antes, ser vermifugados e vacinados, além de necessitarem de alimentos nutritivos que ajudam no seu desenvolvimento (não só carne).

No caso dos cães idosos e cachorros com problemas digestivos, a carne crua pode afetar negativamente o organismo do animal. Para os cães adultos e com saúde boa, ao invés da carne crua, ofereça o alimento cozido, sem nenhuma adição de tempero.

Inclusive, que tal saber um pouco mais sobre as comidas que cães podem ou não comer? Veja este artigo: Comida: O que o cachorro pode e não pode comer? Qualquer outra dúvida, por favor, deixe um comentário. Afinal, há ainda muitas outras dúvidas que a alimentação do cachorro pode trazer e, se pudermos ajudar a esclarecê-las, ficaremos felizes!

Cuide bem do seu dog e ofereça a ele uma alimentação sempre saudável e higiênica. Nunca ofereça alimentos suspeitos e de baixo teor nutricional, ok?