A comida vegana para cachorro tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade entre tutores. Afinal, é muito comum acontecer a famosa “extensão” de personalidade entre você e seu cãozinho. Ou seja, aquilo que você faz ou gosta, o cão acaba se adaptando também. Por exemplo, se você adora praticar exercícios físicos ao ar livre, talvez seu cãozinho também passe a adorar.

E com alimentação o mesmo acontece. Se você se preocupa com a sua, certamente se preocupará com a do seu cãozinho. Mas a verdade é que uma coisa não tem relação com a outra. E isto é importante que fique claro: a alimentação vegana que você ingere não necessariamente é útil ou interessante para o animal.

E é justamente sobre este aspecto que vamos tratar hoje. Ao invés de simplesmente trocar a alimentação do seu cãozinho por uma que você julga mais saudável, há muito o que se considerar e se observar. Veja só.

cão esperando sua comida

Cãozinho esperando sua comida – Foto: Freepik

Comida vegana para cachorro – O que considerar antes de oferecer ao cão?

Antes de simplesmente oferecer comida vegana para cachorro, é importante considerar alguns aspectos importantíssimos. É claro que você, tutor, sempre quer o melhor para o animal. Nenhuma ação é tomada para prejudicá-lo. Pelo contrário, mudar a alimentação pode ser a forma que você enxerga para construir um organismo mais saudável e mais longevo. Porém, nem tudo é assim tão simples.

Você precisa entender como o cachorro “funciona” e como ele capta energia e nutrientes através da alimentação. E somente com base nisso é que a dieta poderá ser alterada sem comprometimento. Então, não importa se a ração que você oferece é premium ou mesmo uma alimentação natural para cães, o que importa é também a qualidade nutricional do alimento. É importante que não sejam calorias vazias e muito menos calorias exageradas, que criam estoques de gordura e podem até deixar o cachorro obeso.

A alimentação vegana para cachorro, então, surge como uma “alternativa” à estas duas coisas: não é uma comida gorda, nem é uma comida com baixo valor nutricional. Mas a verdade é que depende. Se a ingestão ou o preparo não for correto, o animal pode sim sentir necessidades e ficar mal por isto. Veja algumas dicas de como fazer a transição da forma correta:

  • Não troque radicalmente a dieta do animal;
  • Atente-se para as necessidades energéticas do cão;
  • Simplesmente abandonar a proteína animal não é vantajoso;
  • Conte com ajuda profissional para montar uma dieta balanceada;

Vamos entender cada um dos tópicos de forma detalhada, a partir de agora. Acompanhe!

cão se alimentando

Cão se alimentando – Foto: Freepik

Não troque radicalmente a dieta do animal

O primeiro aspecto a se considerar sobre a comida vegana para cachorro, é a mudança da dieta. É fundamental que você não faça esta troca de forma radical no dia a dia. Tudo que é feito desta forma, tende a deixar o cachorro estressado, ansioso e, claro, poderá fazer com que ele não coma.

Então, nossa recomendação é que você faça isso aos poucos, caso opte pela mudança na dieta. Continue oferecendo porções da alimentação anterior para o animal e intercale com a nova comida. É fundamental que você dê tempo ao tempo, pois substituir a alimentação do seu cachorro nem sempre é tarefa fácil. Não é porque a comida vegana não é aceita. É porque a substituição, de fato, não é bem aceita em alguns casos.

comida vegana para cachorro

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Atente-se para as necessidades energéticas do cão

O organismo do cão é uma máquina: se faltar energia, muitas outras funções são prejudicadas. E isto está diretamente ligado a uma alimentação saudável, equilibrada e muito inteligente. Logo, se você simplesmente fizer a substituição por uma dieta vegana sem os devidos planejamentos e estudos, o cachorro poderá ficar doente e até mesmo fraco em poucos dias.

Então, é fundamental que você atente-se para as necessidades energéticas do seu cão. E neste caso, cada animalzinho é único. Não existe “regra” nem “receita mágica” para todas as raças, tamanhos e personalidades. Os cães que adoram praticar exercícios físicos, precisam de mais energia. Enquanto cães que são obesos, precisam ter muito mais cuidado e equilíbrio.

Ou seja: é somente você quem poderá definir o que é melhor para seu cão, de acordo com análises, consultas veterinárias e exames, ok?

Entenda mais aqui sobre gasto energético.

comida vegana para cachorro

Cão se alimentando – Foto: Freepik

Simplesmente abandonar a proteína animal não é vantajoso

A comida vegana para cachorro vem com um malefício que, se não nos atentarmos, poderá passar batido: a proteína animal. Há estudos e debates sobre as necessidades humanas e caninas a respeito da ingestão de proteína animal (carne). É bem verdade que existem muitas formas de substituir este importante nutriente. Mas, isto somente poderá ser feito com ajuda de um veterinário nutricionista animal.

Ou seja, evite de fazer a troca sem auxílios ou amparos necessários, caso você não tenha conhecimento de nutrição animal. No curto prazo, a falta de alguns nutrientes pode nem fazer diferença. Mas no médio e longo prazo, este problema é muito grande e muitas vezes pode levar meses até ser corrigido. Então, todo cuidado é pouco na hora da troca da alimentação. Foque na saúde do seu pet. E muito desta saúde, passa por uma boa alimentação, com equilíbrio e saúde.

comida vegana para cachorro

Ração para cachorro – Foto: Freepik

Conte com ajuda profissional para montar uma dieta balanceada

E por fim, conte com ajuda profissional. Oferecer comida vegana para cachorro não pode ser uma atividade de fim de semana e da noite para o dia. É preciso um preparo e muito estudo a respeito do seu cãozinho. Lembre-se que ele é único, possui uma vida também única e comportamentos individuais. Considerar todos estes aspectos é importantíssimo!

Veja alguns artigos sobre alimentação canina, que pode ajudar você no dia a dia.

Cuide bem do seu pet.