Você sabe quais são as frutas que o cachorro pode comer sem riscos? Não? Então você precisa acompanhar o nosso guia de hoje! Pois nele vamos lhe apresentar as possibilidades que podem ser oferecidas para os nossos pets, sem as chances de causar efeitos colaterais desagradáveis nos mesmos.

Afinal, sabemos que muita gente ainda acredita que nenhum tipo de fruta pode ser oferecido, o que não é verdade. Mas sim, você precisa apenas saber quais são as alternativas que realmente podem e não podem. Além disso, é claro que você deve considerar a singularidade de cada cachorro, pois nem sempre um organismo é igual o outro, correto?

Por isso, te pedimos para seguir este texto e ficar por dentro de tudo sobre este assunto. Vamos lá?

Frutas que o cachorro pode comer sem riscos

Antes de qualquer coisa, precisamos lhe apontar algumas dicas imprescindíveis e que você deve levar em consideração antes de simplesmente oferecer um dos tipos de frutas abaixo para o seu cachorro. Pois apesar de existirem frutas que o cachorro pode comer sem riscos, você deve ter em mente que cada cão é único e precisa ser tratado como tal. Portanto, considere o seguinte.

frutas que o cachorro pode comer sem riscos

Foto: Freepik

Dicas importantes

  • A introdução deve ser gradativa: Sabemos que você pode estar pensando em investir em uma alimentação natural para o seu cão, com o intuito de dar uma vida mais saudável para o mesmo. Porém, lembre-se que se ele não costumava consumir frutas antes, a mudança brusca pode ser um tanto desconfortável para o sistema digestivo dele. Por isso, você deve começar essa introdução aos poucos. Com pedacinhos de vez em quando, até ir aumentando a porção.
  • Você deve fazer um teste: Além de considerar a introdução lenta, você também deve fazer um teste para garantir que o seu cachorro não passe mal com a opção disponível. Por exemplo, dê a ele uma das frutas que você verá abaixo e observe atentamente as reações. Se ele demonstrar qualquer tipo de alteração muito expressiva, pode ser que a fruta escolhida não seja a melhor para ele, ok?
  • Opte por produtos orgânicos e 100% naturais: Sim, a gente sabe que pode ser um tanto contraditório essa dica, afinal, se você está oferecendo uma fruta, significa que está oferecendo algo natural, correto? Bem, nos dias atuais, isso não pode ser visto como uma regra absoluta. Uma vez que nem todas as frutas que compramos no mercado são realmente 100% naturais. Isto é, elas podem ter componentes químicos que aceleram o amadurecimento, ou até agrotóxicos responsáveis por manter as “pragas” longe. Por isso, a dica que lhe damos é que você encontre as alternativas mais naturais possíveis, para que o seu cachorro não tenha essa carga de produto artificial ingerida.
  • Cuidado com as sementes: As frutas são ótimas opções de complementos para a alimentação do seu cachorro. Porém, é muito importante que você tenha o cuidado de sempre remover as sementes. Isso porque a maioria delas é prejudicial para a saúde do pet, e pode desencadear efeitos severos nos mesmos. Portanto, cuidado e muita atenção a este detalhe, ok?
  • Higienização: Não se esqueça de higienizar muito bem as frutas antes de simplesmente oferecer para o cachorro. Pois novamente vamos bater numa tecla muito importante: só porque você está oferecendo para o pet, não significa que isso possa ser feito de qualquer maneira, correto? É preciso que alguns cuidados se mantenham, igualmente se fosse no caso de servir alguém da sua família.
  • Cuidado com a quantidade: Você não precisa fazer com que o seu cachorro consuma muita fruta da noite para o dia. E mesmo levando em consideração a introdução lenta, você também não precisa insistir em grandes quantidades ao longo do dia, ok? Mas sim, apenas dê uma ou duas porções, em momentos propícios a isso, e você já estará investindo em uma alimentação mais saudável para o seu cachorro.
  • Frutas frescas: Por fim, é claro que você não vai oferecer opções muito velhas para o seu cão, não é mesmo? Afinal, isso poderia desencadear algum efeito negativo no organismo do mesmo, e a gente sabe muito bem que não é isso que você deseja!

Agora que você já sabe as nossas dicas, vamos à nossa lista de frutas que o cachorro pode comer sem riscos.

1- Banana

A banana é uma das frutas mais tradicionais em nosso país. Certamente, você sempre a tem na fruteira de sua casa, não é mesmo? Pois saiba que esta é uma opção saudável e segura para o seu pet. A banana é rica em carboidrato e potássio, auxiliando na força e na energia do cãozinho.

Você pode oferecê-la de diversas maneiras: pode simplesmente dar a banana descascada para o cachorro comer, ou amassar a mesma com outros alimentos. Vale ainda inovar e investir em receitinhas, como bolinhos de banana para cachorro. Fica saboroso e servirá como um mimo para o seu amigo!

2- Pera

A pera é outra opção super nutritiva e, em dias mais quentes, pode ser uma alternativa e tanto para refrescar o pequeno cão. Isso porque você pode armazenar a mesma na sua geladeira, para dar como sobremesa ou até mesmo aperitivo no meio da tarde, especialmente nos dias de calor. (Saiba como proteger o cachorro do calor intenso).

Além disso, ela contém fibras, ácido fólico, fósforo, potássio, vitaminas C, E, B1 e B2, além de ser rica em antioxidantes. Assim, mantem a saúde do seu pet sempre em dia. Vale destacarmos ainda que ela possui, em sua composição, 80% de água, promovendo mais hidratação para o cão.

Lembre-se apenas de remover as sementes antes de oferecer, ok?

frutas

Foto: Freepik

3- Maçã

Igualmente como acontece com a pera, a maçã também é uma ótima opção para ser oferecida em dias mais quentes, quando colocada na geladeira e cortada em cubinhos. Você poderá optar por oferecer com ou sem casca, dependendo da palatividade do seu cachorro.

Esta é uma das melhores opções e certamente uma das frutas que o cachorro pode comer sem riscos, uma vez que ela é muito fácil de ser digerida e ainda oferece vitaminas A, C, B, E, K e inclusive minerais. Entretanto, novamente destacamos a importância de você remover com cuidado todas as sementes, visto que elas são parte da lista de alimentos proibidos para cães, ok?

4- Melancia

Dentre as frutas que o cachorro pode comer sem riscos, essa é uma das favoritas dos pets. Isso porque o sabor adocicado costuma agradar até mesmo os paladares mais exigentes. Entretanto, você precisa ter em mente que servir a frutinha gelada, novamente, é ainda melhor.

Como estamos falando de uma opção com muita água na composição, certamente você poderá incluir na dieta do verão. Pois além de hidratar muito bem, ela ainda contém vitamina A e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, e magnésio e potássio, que manterão o seu amigo ainda mais saudável.

5- Mamão

O mamão também é uma fruta que costuma agradar – e muito – o paladar dos nossos amiguinhos. A textura auxilia muito neste quesito, pois a mesma facilita a mastigação e os cães mais apressadinhos – e gulosos – não terão problemas para engoli-lo.

Além disso, a fruta apresenta uma rica fonte de vitamina A e C, sendo estas essenciais para o mantimento da saúde física do animal. Vale salientar ainda que o trato intestinal também é beneficiado, uma vez que o mamão é riquíssimo em fibras.

6- Laranja

A deliciosa laranja também não poderia ficar de fora da nossa listinha, não é mesmo? Porém, como estamos falando de uma frutinha mais cítrica, existe a possibilidade de nem todos os cães se adaptarem ao sabor. Dessa maneira, caberá a você fazer o “experimento” de oferecer para o seu amigo e assistir a reação do mesmo. Vale lembrar que não adianta “forçar” a situação, ok? Se ele não se adaptar a laranja, existem outras possibilidades!

Quanto aos benefícios desta fruta, a mesma também promove a hidratação do cão, além de ser ótima para o trato digestivo, devido às suas fibras. Conta ainda como uma fonte de vitamina C que fortalece a imunidade e deixa o seu pet ainda mais pronto para diversas aventuras.

frutas

Foto: Freepik

7- Coco

Pode parecer um tanto diferente esta opção, mas a verdade é que esta é uma das frutas que o cachorro pode comer sem riscos que mais apresenta adaptabilidade! Sim! Pois a mesma pode, inclusive, ser introduzida de diversas formas.

Visto que você não necessariamente apenas dará o pedaço da frutinha, correto? Mas sim, pode oferecer ela ralada sobre outras opções (como a banana amassada), entre outras possibilidades.

Quanto aos seus benefícios, a mesma é rica em água e ainda oferece vitaminas e minerais. Além disso, é um ótimo antioxidante natural, que expulsa os agentes nocivos e mantém o sistema imunológico ainda mais forte.

8- Melão

Assim como acontece com a deliciosa melancia, o melão pode ser uma pedida muito refrescante no verão. Desde que, neste caso, você não exagere na dose, ok? Pois o excesso pode acabar “pesando” no estômago do seu pequeno amigo, causando desconforto e mal estar.

Por isso, dê apenas porções pequenas, naqueles momentos mais quentes do dia. E lembre-se que as sementes e a casca do melão precisam ser removidas por completo, pois qualquer ingestão destas partes pode ser arriscado demais para a saúde do cachorro, ok?

9- Kiwi

Que o kiwi é uma das frutas mais saborosas, isso nós temos que concordar, não é mesmo? Pois saiba que os cachorros também pensam o mesmo! Visto que esta frutinha diferenciada é super adaptável ao paladar dos cães, e pode ser servida em diversos momentos ao longo do dia.

Refrescante e de fácil digestão, o kiwi oferece hidratação e, acima de tudo, uma fonte riquíssima de vitamina C. Porém, é claro que precisamos destacar o fato de que a mesma pode ser servida mais como uma ideia de petisco, ok? Não precisa exagerar na dose! Até porque sabemos que esta fruta costuma ter um valor mais elevado em algumas regiões.

10- Jabuticaba

Essa é uma das frutas mais diferenciadas que você verá na nossa listinha de hoje. Acontece que a jabuticaba possui muitos benefícios para a saúde dos nossos pets. Ela é rica em antioxidantes, além de promover a sensação de saciedade. Por isso é muito utilizada em dietas de cães que estão muito acima do peso, ou com propensão para a obesidade.

Além disso, ela também é rica em vitaminas B, ferro, cálcio e fósforo, sendo que todos estes pequenos componentes podem promover resultados incríveis na saúde e no bem estar do seu melhor amigo. Aposte nesta possibilidade e ofereça-a, inclusive, com a casca! Pois na casca você oferecerá ainda mais benefícios ao cachorro.

frutas que o cachorro pode comer sem riscos

Foto: Freepik

11- Goiaba

Trata-se de uma fruta muito rica em fósforo, ferro, vitaminas A, B e C. Além disso, é uma opção rica em fibras, que auxilia no mantimento da saúde intestinal do cão.

As sementes da goiaba não fazem mal para o cachorro e, neste caso, você não precisa se preocupar com a remoção. Entretanto, a casca precisa ser tirada com bastante cuidado, para garantir que o pet não ingira a mesma.

Ofereça pequenas porções pelo menos 1 vez ao dia, não necessitando ultrapassar essa quantidade. Afinal, não precisa exagerar para que o pet sinta os efeitos positivos, ok? Tudo que é demais pode ser prejudicial.

12- Caju

Se você está procurando por uma opção que “certamente” será aceita pelo seu cachorro, então opte por essa daqui! Pois o caju é uma das frutas que o cachorro pode comer sem riscos que mais é aceita pelos mesmos. Isso se dá devido ao seu delicioso e irresistível aroma.

Além disso, é uma fruta muito rica em ferro e em vitamina C, sendo essa uma combinação perfeita para desencadear o fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios incríveis para a saúde do pet. Aposte nesta possibilidade, sem casca, e picadinha. Certamente o seu cão irá amar!

13- Abóbora

Por fim, não poderíamos deixar de fora a deliciosa abóbora como uma opção rica em fibras, zinco, ferro, potássio e vitamina A. Ou seja, trata-se de um composto alimentar muito completo e saboroso, que deixará o seu cão com a pele, pelos, unhas e músculos ainda mais saudáveis e fortalecidos. Vale muito à pena oferecer!

E, neste caso, as sementes também podem ser aproveitadas a partir do consumo das mesmas torradas. Os cães irão adorar este aperitivo diferente.

E quais são as frutas proibidas?

Agora que você já sabe quais são as frutas que o cachorro pode comer sem riscos, é hora de também pensarmos naquelas que são “proibidas”. Afinal, nem todas podem ser oferecidas de qualquer forma para o pet, não é mesmo? Por conta disso, atente-se para as considerações abaixo:

  • Uvas: As uvas de maneira geral são tóxicas para a grande maioria dos pets. Isso porque a sua ingestão é capaz de provocar efeitos nocivos nos rins, causando lesões severas.
  • Cerejas: Esta frutinha pequena, apesar de parecer inofensiva, pode conter cianeto, sendo que este pode acabar “cortando” o transporte de oxigênio celular. E assim, desencadeando outros efeitos negativos na saúde do cão.
  • Caqui e frutas muito cítricas: O excesso pode acabar irritando o estômago, por conta da acidez. Por isso, ofereça laranja com moderação, ok?
  • Abacate: Esta fruta pode, em alguns casos, desencadear vômitos e diarreia.
  • Carambola: Esta frutinha não é proibida em todos os casos. Entretanto, você não deve oferecer se o pet apresenta histórico com problemas renais, visto que a mesma pode agravar o quadro.

Apenas tome o cuidado de não oferecer as opções acima, e insira as demais com paciência e, sempre que possível, com um acompanhamento profissional. Assim não haverá erro!

frutas que o cachorro pode comer sem riscos

Foto: Freepik

Lembre-se de sempre conversar com um especialista!

Por fim, lembre-se que é muito importante sempre considerar a palavra de um especialista, antes de simplesmente se aventurar na possibilidade de investir em algo novo para o seu pet. Afinal, como mencionamos no decorrer deste artigo, nem todos os organismos irão se adaptar da mesma forma, e é por isso que o auxílio de um especialista é sempre bem vindo.

Assim você mantém a saúde do seu pet e garante que o mesmo não terá efeitos nocivos.