Meu cachorro está muito gordo, o que posso fazer para resolver?

Você tem percebido que o pet não está mais tão empolgado para as suas atividades diárias e acaba por passar mais tempo em repouso e descansando? Então está mais do que na hora de implementar uma rotina mais saudável e equilibrada para o seu amiguinho de quatro patas.

Afinal, a obesidade canina pode ser muito prejudicial para a saúde do cão, tendo em vista que ela é capaz de diminuir até mesmo a expectativa de vida do animal. Ou seja, a obesidade tem sido responsável por encurtar a vida do melhor amigo do homem, tornando a sua passagem por aqui muito mais rápida.

menina ao ar livre com o seu pet

Vetor de menina brincando com o seu pet. Foto: Freepik

Sendo assim, estabelecer uma rotina com exercícios, alimentação saudável e equilíbrio é fundamental para garantir que o cachorro tenha mais qualidade de vida e bem-estar durante toda a sua vida. E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos um guia completo com tudo o que você precisa saber para agir coerentemente se o cachorro está muito gordo. Acompanhe.

Veja depois: Cachorro vomitando após a castração é normal?

Quais os malefícios de o cachorro estar muito gordo?

Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas associando o sobrepeso dos animais a algo “fofo” e “esperado”. Embora o pet seja realmente muito bonitinho, a gordura exagerada pode acarretar efeitos intensos em sua saúde, diminuindo até mesmo os seus anos de vida, como vimos acima.

Um cachorro com sobrepeso pode desenvolver dificuldades para respirar, além de ter problemas nas articulações que o impedem de fazer exercícios. Assim, tudo se transforma em uma bola de neve: quanto mais gordinho o cachorro fica, mais difícil é para ele conseguir fazer os exercícios físicos; e quanto mais em repouso ele permanece, mais difícil será o seu emagrecimento.

Por isso, se atentar para os primeiros sinais de sobrepeso é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde do cão. Veja, na lista abaixo, quais são os sinais de sobrepeso:

  • Cansaço excessivo em qualquer tipo de atividade;
  • Muita gordura em diversas partes do corpinho;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dificuldade para se locomover;
  • Apatia diante de algumas atividades, devido ao desconforto respiratório ou à dor;
  • Costelas pouco visíveis, que podem ser sentidas, ou não, quando apalpadas.
Meu cachorro está muito gordo

Cachorrinho gordo em cima da balança. Foto: Freepik

Todos esses sinais podem denunciar uma limitação na vida do pet. O cachorro que está muito gordo pode ter uma qualidade de vida reduzida por não ter mais disposição para brincar; empolgação para passear e até mesmo por possuir dificuldade para concluir tarefas simples e que, antes, ele adorava fazer (como saltar por um obstáculo, por exemplo).

Considerando todas essas informações, a seguir detalharemos como você deve agir se o seu cachorro está muito gordo. Vamos lá!

Meu cachorro está muito gordo, e agora?

Diante das considerações que vimos acima, você deve estar se perguntando: mas o que fazer com o meu cachorro que está muito gordo? A resposta é: primeiro, tenha paciência. Segundo, procure criar hábitos saudáveis para que o seu pet comece a ter uma vida mais ativa e equilibrada. Terceiro, lembre-se que a alimentação também é fundamental.

Mas, calma! Vamos dar detalhes, sobre cada um desses cuidados, nos tópicos a seguir. Veja:

Meu cachorro está muito gordo

Cachorrinho obeso brincando na água. Foto: Freepik

Tenha paciência e considere que o processo é gradativo

Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente que se o cachorro está muito gordo, você precisará de paciência. Ou seja, não desista se no primeiro mês não notar um resultado muito expressivo. Pense que os cuidados com a saúde do cão devem ser constantes e tratam-se de algo de longo prazo. Assim você conseguirá estabelecer uma rotina estruturada e que permita o desenvolvimento saudável do cachorro.

Além disso, acompanhar de perto as pequenas vitórias pode diminuir a frustração de querer que ele emagreça “para ontem”. Considere que, assim como acontece com os humanos, o processo de emagrecimento pode ser lento e demorado, mas com disciplina e dedicação é possível chegar lá. Não desista na hora de cuidar da saúde do cachorro!

Visite o veterinário para avaliar se o sobrepeso tem relação com hormônios

Você deverá procurar o auxílio do veterinário para que seja possível investigar a causa do sobrepeso no cachorro. Se o cachorro está muito gordo por conta de questões hormonais, apenas os exercícios físicos e a redução de calorias não serão o bastante para lidar com o problema. Portanto, evite de simplesmente fazer uma mudança brusca na alimentação e na rotina, sem se atentar para outras causas associadas ao sobrepeso do cãozinho.

Meu cachorro está muito gordo

Meu cachorro está muito gordo: Vetor com cachorro gordo se exercitando. Foto: Freepik

Sendo assim, podemos dizer que a regra número um é fazer um check-up no seu cachorro, a fim de reconhecer se há algo que precisa ser tratado com urgência, ou se o sobrepeso está apenas associado ao estilo de vida do pet.

Veja também: Própolis para Pets: Saiba os benefícios do uso para o seu cão

Meu cachorro está muito gordo: Inclua, aos poucos, atividades que gastem calorias

Comece a incluir diversas atividades que possam fazer com que o cachorro queime mais calorias. Para isso, comece a brincar mais; crie circuitos com obstáculos para o pet; estabeleça um ambiente desafiador; não deixe tudo sempre no alcance do cachorro (faça ele ter que “se virar” para conseguir algumas coisas); e assim por diante.

Lembre-se apenas de ir aumentando a quantidade de exercícios e atividades de uma forma gradativa e que não sobrecarregue o seu pequeno amigo. Assim, as atividades passam a se tornar rotina e hábito, fazendo com que o cão se adapte e comece a ter uma vida mais saudável.

Veja também: Hábitos saudáveis para cães: Como aumentar a qualidade de vida do pet

Meu cachorro está muito gordo e comendo ração. Foto: Freepik

Meu cachorro está muito gordo: Cuidado com a quantidade de alimentos e petiscos

Obviamente, você deverá controlar a quantidade de alimento oferecido para o pet no decorrer do dia. Se o cachorro está muito gordo, comece a controlar as porções de ração que ele consome durante o dia, sempre se atentando para as duas refeições diárias. Porém, não olhe apenas para isso, e sim, lembre-se também dos petiscos que são oferecidos.

Muitas vezes nem nos damos conta da quantidade de petiscos que o cachorro acaba consumindo no decorrer do dia, criando assim, um hábito muito ruim. Especialmente as opções artificiais e industrializadas, tendem a fazer com que o pet sofra com o sobrepeso e ainda consuma o que chamamos de calorias vazias.

Entende-se por calorias vazias aquelas que não têm nenhum valor nutricional positivo, e que só servem para agradar única e exclusivamente o paladar do cachorro. Por isso, cuidado com esses excessos e só dê os petiscos em momentos bem específicos, como forma de mimo e de maneira consciente.

Cachorro comendo. Foto: Freepik

Não dê comidas inapropriadas para o cachorro que está muito gordo

Muitas vezes, as pessoas podem acabar dando alimentos ruins para o cachorro, mesmo sem perceber, com a intenção de mimá-lo e fazê-lo bem.

Porém, alimentos que não foram feitos para cães ou não pensados de maneira estratégica para eles (como o caso da alimentação natural) podem levar o pet ao sobrepeso. Mas, além do sobrepeso, problemas de saúde, intoxicação e até envenenamento podem acontecer.

Por isso, jamais ofereça uma alimentação que não seja apropriada para cães e procure sempre conversar com o veterinário quando for incluir algum tipo de alimento diferente na rotina do seu cachorro. Esse pequeno cuidado é capaz de fazer muita diferença no longo prazo.

Meu cachorro está muito gordo: Leve-o para brincar com outros cães

Algumas cidades com parques e espaços abertos podem oferecer uma estrutura completa que chamamos de Cachorródromo e pode ser um ambiente muito interessante para gastar energias do pet. Assim, você precisará estar atento apenas às ações do cachorro enquanto ele se diverte com os outros cães.

Cachorro fofo posando para a foto em frente ao fundo branco. Foto: Freepik

Esse tipo de atividade pode facilitar o dia a dia de quem não pode se exercitar na rua ou ficar muito tempo brincando com o cachorro, até porque você pode ler um livro ou usar o seu notebook enquanto ele se diverte e gasta muita energia e caloria.

Veja também: 5 dicas para manter o seu pet no peso ideal: Veja o que fazer

Leve o seu cachorro para caminhar e correr com você

Para finalizar a nossa lista de dicas para ajudar você e seu cachorro que está muito gordo, não podemos deixar de lado a possibilidade de praticar exercícios físicos com o pet. Assim, além de ele queimar calorias, gastar energia e ter uma vida mais feliz, você mesmo também usufruirá de todas essas vantagens.

Sendo assim, comece com caminhadas leves, levando o cachorro para passear em diferentes regiões da sua cidade. Depois, quando perceber que ele já perdeu um pouquinho de peso, comece a incluir o cooper na rotina, que nada mais é do que uma corrida mais tranquila.

Entretanto, antes de sair “se aventurando” com diversas atividades intensas, converse com o veterinário e veja um plano que seja adequado ao porte físico do cão. Não force-o em atividades intensas, especialmente se ele estiver muito tempo “parado”. Afinal, essa atitude pode cansar, desgastar, irritar e até mesmo machucar o cachorro.

A nível de exemplo, considere que nós humanos também levamos um tempo para irmos desenvolvendo uma rotina de exercícios na academia, e jamais começamos com o maior peso, não é mesmo? Pense sobre isso e se o seu cachorro está muito gordo, comece uma rotina saudável hoje mesmo. Boa sorte!

Veja também: Melhores exercícios para cachorro: Conheça a lista completa!