O que fazer para minha cadela aumentar o leite? Como ajudar a cadela na lactação de maneira saudável? Essas dúvidas podem surgir na mente de qualquer pessoa que, em um momento de alegria, está vivendo a magia de ter filhotinhos em casa.

Afinal, quem é que não se apaixona por um filhotinho de cachorro, não é mesmo? Porém, para garantir a saúde dos pequenos e da cadela, é preciso se atentar para a alimentação da nova mamãe, a fim de garantir todos os nutrientes necessários para o crescimento dos filhotes e o bem-estar da cachorra.

Pensando nessas dúvidas e nesses fatores, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a dar uma alimentação mais equilibrada a sua cachorra. Acompanhe e entenda:

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Cachorra segurando plaquinha escrito “mom”. Foto: Freepik

O que fazer para minha cadela aumentar o leite?

Saber o que fazer para a cadela aumentar o leite é fundamental para manter uma lactação saudável e equilibrada. Abaixo apresentamos algumas sugestões que podem lhe ajudar nesse sentido. Continue lendo.

Veja também: Por que a cadela lambe os filhotes?

O que fazer para minha cadela aumentar o leite: Atente-se para a quantidade de refeições

O primeiro passo é se atentar para a quantidade de refeições da sua cachorra. Afinal, a partir de agora ela deverá produzir leite e nutrientes para os seus filhotes e, portanto, é necessário que ela mesma comece a ingerir mais alimentos. Para isso, a quantidade de refeições precisa ser adequada, considerando que o gasto calórico da sua cachorra será muito maior.

Para se ter uma ideia, estima-se que grande parte das cachorras que amamentam necessitam de 5 refeições diárias, no mínimo, para suprir o gasto calórico da amamentação. Sendo assim, se você costumava encher o pote de ração da sua cadela apenas duas vezes ao dia, considere aumentar a quantidade para que ela possa produzir o leite de maneira consistente e saudável.

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Menina segurando a sua cadela no colo. Foto: Freepik

O que fazer para minha cadela aumentar o leite: Invista em ração para cães em crescimento

A qualidade da ração também precisa ser analisada nesse momento. Afinal, não é qualquer tipo de ração que poderá suplementar a alimentação dos filhotes em crescimento. Por isso, uma sugestão que pode ajudar a aumentar a quantidade de leite da cadela é justamente apostar em ração para cães em crescimento. Assim, além de ela produzir mais leite, os pequenos filhotes terão um aporte nutricional muito interessante para o seu desenvolvimento.

No entanto, vale destacarmos que antes de fazer a troca da ração é fundamental que você converse com o veterinário, a fim de encontrar a opção mais adequada à sua cachorra. Considere sempre que um especialista poderá apontar marca e tipo de alimento que realmente sustente a cachorra e melhore a sua lactação.

Leia mais: Quantas vezes a cadela tem que cruzar para ficar prenha?

Diversos filhotinhos na caixa. Foto: Freepik

Converse com o veterinário para calcular a quantidade diária de calorias

Como vimos acima, mudar o tipo de ração e a quantidade de alimento são duas formas de solucionar o famoso questionamento de “o que fazer para minha cadela aumentar o leite”. Entretanto, a quantidade de calorias pode variar de cachorra para cachorra.

Com isso em mente, lembre-se de que cada organismo é único e, como tal, queima calorias e gasta energia de maneira diferente, além de que o porte da cachorra pode impactar na sua necessidade nutricional. Por isso destacamos a importância de conversar com o veterinário para encontrar a quantidade ideal de ração para cada uma das refeições que acontecem ao longo do dia.

A cadela precisa de mais gordura e proteína

No momento em que você optar por trocar a ração, porém, ainda não conseguiu conversar com o veterinário, considere ler a embalagem do produto. Observe se há uma quantidade razoável de gordura e proteína presente na composição do alimento, pois esses nutrientes são fundamentais para fortalecer o organismo da cachorra e dos filhotes.

Filhotinhos de cachorro brincando ao ar livre. Foto: Freepik

São eles que darão muito mais energia para que os cães pequenos consigam se desenvolver de maneira saudável e dentro do tempo adequado, além de que isso fortalecerá músculos e tecidos importantes do organismo. Portanto, atente-se para os ingredientes e toda a informação nutricional da ração que você tem em casa ou deseja adquirir.

Atente-se para a rotina da cadela – ela precisa descansar

Além de observar a alimentação na hora de se questionar sobre o que fazer para minha cadela aumentar o leite, considere também a rotina da cachorra. Muitas vezes, as brincadeiras, os passeios e o gasto energético pode estar muito maior do que o recomendado, tendo em vista que a produção de leite demanda muita energia.

Por isso, procure sempre estabelecer um ambiente equilibrado e saudável, onde a cachorra possa descansar com tranquilidade, repondo a sua energia e, consequentemente, melhorando a sua produção de leite.

Se mesmo com um descanso recorrente você perceber a sua cadela muito cansada e fraca, é importante ficar atento! Esse pode ser o sinal de algum desequilíbrio na saúde e é fundamental que você converse com o veterinário.

Mulher dando um beijo no cachorro. Foto: Freepik

De quanto em quanto tempo visitar o veterinário?

Quando uma cadela dá à luz a uma ninhada, ela passa por grandes mudanças na sua rotina, na sua alimentação, disposição, sono, etc. A saúde mental da cachorra e dos filhotes também sofre com relação ao vínculo que é criado durante os cuidados entre a “mãe e os filhos”. Sendo assim, manter um acompanhamento de perto é fundamental para garantir o bem-estar de todos.

Por isso sugerimos que você visite o veterinário a cada duas semanas, logo após o parto, pois isso pode ajudar a detectar precocemente qualquer tipo de problema que possa aparecer neste período, além de permitir que os cães recebam a melhor nutrição possível.

Não deixe os cuidados para depois! Visite o veterinário regularmente e garanta a saúde e a felicidade da sua cachorra e de seus respectivos filhotinhos. 😉

Leia mais: Filhotes de primeira cria: Quantos um cachorro pode ter?