Ração a granel para cachorros é uma forma de vender o alimento, seja armazenado em potes grandes ou na própria embalagem aberta do produto. Geralmente são encontradas em supermercados, lojas de ração para pets e demais estabelecimentos, sendo vendidas soltas na quantidade que o cliente desejar.

Muitas pessoas optam por essa forma de comprar o produto por conta do preço, que pode ser bem abaixo, pois você paga pelo peso da ração a granel. Porém, por mais que seja uma ração mais barata, isto não significa que ela é de qualidade. Você precisa se atentar aos malefícios que o produto pode trazer. Portanto, continue lendo para entender melhor.

Ração a Granel para Cachorros

Ração de cachorro no chão – Foto: Freepik

Ração a granel para cachorros – Por que você não deveria comprar?

Existem muitos motivos que fazem da ração a granel para cachorros, uma péssima escolha. Muitas delas perdem a textura, ficam velhas e podem perder os benefícios dos grãos.

Além disso, algumas doenças e problemas de saúde canina podem ser transmitidas através da ração que, na prática, deveria ser um produto feito para nutrir e manter a qualidade de vida dos cachorros. Essas e outras questões que comprometem a excelência do produto, você pode conferir nos tópicos a seguir.

Veja também: Ração sem corante para cachorro.

Maior exposição de fungos e proliferação de bactérias

Um dos motivos pelos quais você não deveria comprar ração a granel, é que elas ficam expostas o tempo inteiro, tanto a fungos quanto a proliferação de bactérias. As embalagens das rações, em sua grande maioria, são abertas e colocadas em recipientes que não são vedados. E isto permite o contato com microorganismos.

Esses microorganismos, quando em contato com o organismo do animal, podem trazer muitos resultados negativos, entre eles problemas que prejudicam o sistema imunológico do cachorro. Isso acontece também em decorrência do contato das mãos do vendedor, que mesmo com um luvas ou pegador de ração, pode contaminar a mercadoria.

Como o vendedor está em contato direto com mercadorias e possivelmente outros animais, as chances de exposição a fungos e bactérias é bem grande.

Veja também: Como manter a saúde do cachorro em dia? O que considerar?

Contato direto com alguns tipos de pragas – Ratos, baratas, etc

As rações a granel são tiradas da embalagem original e colocadas em potes grandes onde, muitas vezes, não são tampadas. Assim, proporcionando livre acesso a baratas, ratos e até larvas. Como são armazenados inadequadamente, as chances do contato com as pragas são bem grandes, onde elas podem andar sobre a ração e passar doenças ao animal.

A leptospirose é uma doença contraída através da urina do rato, afetando o organismo humano e também dos cachorros. Além dos níveis de higiene da ração serem bem precários, a ração a granel é armazenada em recipientes semiabertos e misturados com outras rações, que podem não ser de cachorro.

Ração a Granel para Cachorros

Cachorro com sua tigela de ração – Foto: Freepik

Pouca ou nenhuma informação nutricional

Uma outra desvantagem da ração a granel, é que ela possui pouca ou nenhuma informação nutricional, por conta dos modos de armazenamento do produto. Outro influenciador é que muitas vezes as embalagens originais dos produtos são jogadas no lixo, que impede o cliente consultar as informações acerca dos nutrientes da ração para cães.

Apesar do vendedor saber algumas informações nutricionais dos produtos, nem sempre é possível decorar todas as explicações sobre o alimento. Mas vale lembrar que elas são conservadas em locais que, muitas vezes, não são os mais indicados. As rações podem entrar em contato com sol ou umidade, perdendo parcialmente ou totalmente seus nutrientes.

E se acaso o cachorro ficar doente ou apresentar alergia canina, será mais difícil saber se isso ocorreu por conta da ração, que pode não ser a mesma dita pelo vendedor.

Você não saberá a procedência e a origem da ração

Já pensou comprar uma ração sem corante e levar para casa uma de baixa qualidade? Isso pode acontecer por não saber a procedência e origem da ração a granel para cachorros. Isso acontece em decorrência de embalagens abertas e colocadas em outros locais, que muitas vezes não é sequer limpo. Além da mistura com outras marcas e tipos de rações, claro.

Pense o seguinte: em uma embalagem de ração é possível ter acesso a todos os valores nutricionais, desde os ingredientes e a quantidade exata de cada vitamina. Quando se compra na forma a granel, você não terá certeza de onde ela veio, a origem do fabricante e quanto tempo está ali no recipiente.

As consequências podem ser bem sérias, afetando a saúde do animal através de doenças e baixo valor nutritivo.

Ração a Granel para Cachorros

Tigela cheia de ração para cachorro – Foto: Freepik

O prazo de validade não será exato – A ração pode estar vencida

Se você ainda pensa em comprar ração a granel, saiba que uma das desvantagens é que você não saberá a validade exata do alimento. Ela pode estar vencida há algum tempo. Infelizmente, existem pessoas que não se preocupam com a qualidade e procedência do produto.

Alguns estabelecimentos até misturam rações vencidas com as recém abertas, para fazer render e não perder dinheiro na venda do produto. Salientando que essa é uma prática ilegal, sendo este um ato criminoso segundo a Lei do Direito do Consumidor. Além de estar prejudicando a saúde do animal, claro.

Para estar ciente da compra, você pode solicitar ao vendedor a embalagem do alimento de cachorro, verificando o prazo de validade e demais informações que julgar serem importantes.

Como fazer o cachorro experimentar outras marcas de ração?

Uma das justificativas de tutores que compram ração a granel para cachorros, é que elas permitem que o cachorro experimente o alimento. Essa prática é bem comum quando o cachorro filhote passa para a idade adulta. E isso pode ser até uma vantagem do ponto de vista econômico, mas para o pet pode ser totalmente prejudicial.

Na ração para filhotes os ingredientes são pensados para o desenvolvimento do animal. E, quando se tornam adultos, as quantidades e tipos são outras, inclusive as vitaminas e minerais. Assim sendo, o que você pode fazer para o cão experimentar outras marcas de ração, é oferecer uma quantidade menor, encontrada em pequenas embalagens de amostras fechadas.

Muitas marcas de ração já possuem uma quantidade de amostras grátis pra entregar aos tutores, até mesmo para os comerciantes oferecerem na sua loja. Dessa forma, você estará levando um alimento dentro da validade, com informações nutricionais e verificação visível da procedência do produto.

Portanto, antes de optar por uma ração a granel para cachorros, lembre-se de todos os motivos que fazem dela uma péssima escolha para seu melhor amigo. Afinal, você não quer que seu cão fique doente ou desnutrido, não é mesmo?