Muitas pessoas se perguntam se é possível dar ração de cachorro adulto para filhote. E esta é uma questão bastante importante para que você possa oferecer uma qualidade de vida superior ao seu pet. Afinal, precisamos levar em consideração aquela velha máxima, que diz: “a gente é o que a gente come”. Isto vale, inclusive, para nossos cães. Afinal, eles também são o que consomem.

Seja você um tutor de primeira viagem ou mesmo um tutor que já tenha alguma experiência com cachorros, é fundamental entender que eles têm necessidades muito específicas. Seja na alimentação, seja na higiene, seja no adestramento canino ou seja na convivência com outros cães. E por isso, é mais do que importante considerar estas questões individuais, como forma de oferecer uma vida de qualidade para eles.

Assim sendo, acompanhe este artigo e saiba tudo sobre o quanto uma ração pode ou não impactar na vida do pet. Vamos lá?

ração de cachorro adulto para filhote

Cão comendo em sua tigela – Foto: Freepik

Ração de cachorro adulto para filhote – Por que você não deveria deixar seu cãozinho comer?

Seria muito mais fácil se pudéssemos chegar na lojinha de pet shop e comprar qualquer ração para nosso cão, sabendo que ele comeria sem problemas e que não faria mal nenhum a ele, certo? Afinal, imaginamos que todas as rações de uma loja de confiança sejam definitivamente boas para nossos cães. A verdade é que no curtíssimo prazo, as rações podem ser boas e os cães certamente vão gostar de algo diferente.

No entanto, quando colocamos isto em um plano de longo prazo, há mais problemas do que benefícios quando um cachorro adulto come ração de cachorro filhote e vice-versa. Afinal, as rações são pensadas justamente para cada fase da vida do cachorro, de modo que respeite o organismo, as necessidades e também as questões físicas da própria ração, como a espessura.

E por isso, há duas questões importantíssimas que você precisa levar em consideração, de modo a não dar ração de cachorro adulto para filhote. Veja:

  • Filhotes têm uma necessidade energética diferente de adultos – Eles precisam de mais nutrientes;
  • Os grãos de ração podem não ser adequados para a boca e os dentes do seu cão filhote;

Para que seu entendimento fique mais claro, vamos explicar em detalhes estas duas situações a partir de agora. Então, continue a leitura para entender tudo e, assim, oferecer as melhores rações para o seu cãozinho.

cães filhotes comendo

Grupo de cães filhotes comendo ração em uma tigela – Foto: Freepik

Filhotes têm uma necessidade energética diferente de adultos – Eles precisam de mais nutrientes

Quando pensamos na alimentação de nossos cães, precisamos levar em consideração alguns aspectos bastante importantes sobre a vida deles. Ou seja, para cuidar de um cachorro da forma certa, não podemos simplesmente pensar que dar comida e uma caminha quentinha, será o suficiente para que eles tenham uma qualidade de vida digna.

É preciso, também, levar em consideração todos os aspectos individuais da raça em si, além dos aspectos relacionados ao dia a dia. Cada fase da vida do cachorro corresponde, também, a uma fase do seu organismo. Um cão idoso, por exemplo, vai ter necessidades bem específicas. E o mesmo acontece com um cão filhote que, por sua vez, também terá necessidades específicas.

Um cachorro filhote não pode comer a ração de um cachorro adulto, pois um cachorro filhote tem um gasto energético dezenas de vezes maior do que um cão adulto. Por isso, este gasto energético precisa, também, ter algum tipo de reabastecimento, de forma que o animal não perca nutrientes durante as brincadeiras e jogos. E a ração para um filhote pode oferecer todos estes nutrientes de maneira equilibrada.

Por outro lado, a ração de um cachorro adulto não vai ter uma concentração tão grande de energia e gorduras, fazendo com que não haja, ali, uma quantidade significativa para um cão que está em fase de crescimento. E isto poderá levar seu cão filhote a ter uma deficiência nutricional, aumentando as chances de doenças.

Lembre-se que é a partir de uma dieta balanceada e feita especificamente para seu cão, que ele poderá ter uma vida repleta de saúde e equilíbrio. Os excessos podem trazer muitos problemas.

ração de cachorro adulto para filhote

Cão comendo em sua tigela – Foto: Freepik

Os grãos de ração podem não ser adequados para a boca e os dentes do seu cão filhote

Além das questões relacionadas a nutrientes e energia, as rações também precisam ser pensadas do ponto de vista físico. Ou seja, os grãos precisam ter o tamanho ideal para cada raça e para cada fase da vida do cachorro. Caso contrário, ele poderá rejeitar a ração ou, ainda, se machucar durante a alimentação.

Quando um cachorro não está 100% confiante e seguro para se alimentar, alguns problemas bem graves podem começar a surgir. Afinal, se o cachorro não come, ele pode desenvolver vários problemas de saúde. E acredite: um cão pode deixar de comer pelo simples fato de não conseguir mastigar algum tipo de ração.

Portanto, este é mais um motivo pelo qual você não deveria dar ração de cachorro adulto para filhote. Afinal, as questões energéticas somente terão um impacto negativo no médio prazo e o seu cão não vai pensar sobre isso. No entanto, as questões físicas da alimentação importam muito para o curtíssimo prazo. E um cão que está com seus dentes ainda em fase de crescimento, pode facilmente se engasgar ou recusar uma ração dura e difícil de mastigar.

Conforme o seu cachorro vai crescendo, ele pode, sim, receber rações mais duras e maiores. Pois em determinada fase da vida, eles começam a ter muita coceira nos dentes, devido a troca dos dentes de leite pelos dentes vitalícios. E uma ração mais durinha pode, sim, ajudar a conter esta coceira. Procure a ajuda de um veterinário ou profissional de nutrição canina para saber qual ração poderia ajudar neste processo.

ração de cachorro adulto para filhote

Cachorro deitado ao lado de sua tigela de ração – Foto: Freepik

Cachorro adulto também não deveria comer ração de cachorro filhote – Entenda porquê

Até aqui, entendemos a importância de não dar ração de cachorro adulto para filhote. No entanto, será que o contrário é também válido? Ou seja, cães adultos não deveriam comer a ração de cães filhotes? A verdade é que sim, você não deveria dar ração de cachorros filhotes para um cão adulto. E vamos entender o porquê disso. Acompanhe.

Uma ração projetada para um filhote, conforme entendemos anteriormente, é uma ração muito potente do ponto de vista energético. Só que para um cachorro adulto, este excesso todo de energia pode ser muito prejudicial para o organismo, uma vez que ele não gasta mais tanta energia quanto um cão filhote que vive correndo o dia inteiro.

Em outras palavras, uma ração de cão filhote pode alterar negativamente a saúde de um cão adulto, pois há ali um excesso de nutrientes que podem causar diabetes canina, obesidade, desequilíbrio nutricional, problemas cardíacos e vários outros problemas graves.

Portanto, nunca alimente seu cão de maneira equivocada. Busque sempre ajuda de um profissional de nutrição canina para que você possa oferecer uma vida digna e muito saudável para todas as fases de vida do seu cãozinho. Não peque pelos excessos e nem pelas faltas e cuide bem do seu pet, hoje e sempre!