Você já ouviu falar no banho seco em cachorro? Esta é uma alternativa bastante prática e muito importante para suprir a demanda de higiene em momentos que o cachorro não pode se molhar. No entanto, você sabe como dar um banho seco no seu cãozinho?

No artigo de hoje, vamos entender como você poderá fazer isso de uma maneira bem simples e com os produtos corretos. Além disso, vamos entender também quais são os cuidados básicos que você precisa ter para que tudo dê certo e o cãozinho não tenha nenhum tipo de efeito colateral.

Para entender tudo, continue sua leitura.

banho a seco em cachorro

Tutora com seu cão limpinho – Foto: Freepik

O que é e como fazer?

O banho seco em cachorro nada mais é do que um tipo de banho que não se usa água. Isso pode até parecer estranho, afinal, o banho geralmente está associado a água. Só que neste caso, não é bem assim. E justamente por isso, muitas pessoas acabam não conhecendo o tipo de banho seco, que muitas vezes pode ser uma saída bem interessante para um cão que está com algum tipo de alergia, curativo ou não pode se molhar por N motivos.

Os tipos de banho seco acabam sendo uma ótima alternativa para aqueles cães que vivem em regiões mais frias, ou em momentos de inverno rigoroso. O frio extremo, além de não ser confortável, é também uma excelente forma de negligenciar a higiene de um cachorro. Só que isto pode representar um problema grave no longo prazo, visto que o cão pode desenvolver problemas na pele (dermatites), alergias e vários outros problemas.

Para dar banho seco no cachorro, você precisa, antes de mais nada, dos produtos certos. Neste caso, é recomendado que o tutor use alguns tipos de talcos bem específicos para banhos secos, que ajudam a promover a limpeza e não grudam no pelo do cachorro. Além disso, estes talcos precisam ser exclusivos de pets, visto que o corpo todo do cão vai receber o produto e, por isso, ele não pode oferecer riscos a saúde (como alergias caninas).

Você poderá encontrar este tipo de talco nas melhores lojas pets da sua cidade. É só você pedir pelo melhor produto para dar banho a seco no seu cachorro. Inclusive, se você quer descobrir como dar esse banho, continue sua leitura que, ao fim do artigo, vamos ensinar passo a passo.

Por que é importante dar banho seco em cachorros?

O banho seco em cachorros é importante para garantir a saúde do seu cãozinho, mesmo quando o clima não está favorável para isso. Por exemplo, em dias frios, o cãozinho vai continuar precisando de banhos. Mas mesmo que a água seja quente, isto pode gerar um desconforto bem grande ao animal. E por isso, o banho seco acaba sendo uma ótima alternativa de higiene.

O banho a seco é também importante em situações que o cachorro não pode se molhar. Por exemplo, se ele acabou de passar por uma cirurgia ou algum procedimento clínico onde o corpo não pode ser molhado, o banho a seco pode ser uma alternativa para manter a higiene em dia.

Por mais que dar banho no cachorro seja algo importante, muitas vezes o excesso de água pode mais atrapalhar do que ajudar. Por exemplo, se o cachorro ficar com o pelo molhado ou mesmo com algum excesso de água nos olhos, boca ou nariz, alguns problemas podem surgir. E por isso, o banho a seco pode ser uma alternativa para intercalar entre banhos molhados ou não.

É uma forma de previr alguns problemas que o excesso de água pode trazer para a pele e para os peles e, ao mesmo tempo, não deixa o cãozinho sujo. Vale a pena testar.

banho a seco em cachorro

Cachorro depois do banho – Foto: Freepik

Como dar banho seco em cachorros – Passo a passo

Agora que você já entendeu o que é o banho a seco e o quanto ele é importante e benéfico para o cão, é hora de entender como fazer isso. Então, o passo zero seria justamente encontrar um bom produto para o procedimento. Recomendamos talcos específicos para banhos, que você pode encontrar em diversas lojas de pet shop. Depois, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. O pelo do cachorro não pode estar molhado;
  2. Aplique o talco da cabeça até a cauda;
  3. Faça massagens no sentido contrário aos pelos do animal;
  4. Use uma flanela para retirar todo o excesso de talco;
  5. Por fim, escove o animal de modo que o talco seja todo removido;
  6. Não há necessidade de enxaguar o talco;

Pronto, seu cãozinho estará limpo depois desse procedimento. Vale lembrar que o banho seco não substitui banhos regulares com água, ok? Mas, ele é uma excelente alternativa para momentos de necessidades específicas. Deixe o seu cão sempre bem limpinho!