O cachorro nos primeiros meses de vida exige alguns cuidados específicos. E para te ajudar a entender quais são eles, preparamos importantes dicas neste post. Um dos principais cuidados com os filhotes tem a ver com uma boa alimentação e prevenção da saúde do animal.

Além disso, ensinar o doguinho a fazer xixi e cocô no local certo, ensinar a obedecer e socializar são atitudes bem importantes, ainda mais com o cachorro nos primeiros meses de vida. Vamos entender tudo sobre o tema a partir de agora. Então, pegue caneta e papel e anote nossas dicas.

cachorro nos primeiros meses de vida

Tutora com seu cãozinho no colo – Foto: Freepik

Cachorro nos primeiros meses de vida: O que fazer e quais cuidados tomar?

Se você tem em casa um filhotinho, saiba que o organismo dele ainda não está preparado para algumas atividades. Portanto, se deseja educá-lo para melhor convivência com sua família, não deixe de conferir os tópicos com dicas de cuidados que separamos abaixo. Veja:

Invista em uma boa alimentação

A alimentação é de extrema importância para saúde do animal, visto que boa parte desses produtos têm ingredientes que ajudam no desenvolvimento do cachorro. No caso dos filhotes, a alimentação balanceada com nutrientes e vitaminas ajudam o cãozinho a crescer saudável.

Por isso, invista em uma ração para filhotes nos primeiros meses de vida do seu cachorro, depois vá trocando conforme o crescimento do seu peludinho. Veja também: Como trocar o alimento do cachorro?

Não se esqueça das vacinas do cachorro

Uma das formas de prevenir zoonoses e doenças nos cães, são as vacinas e vermífugos, que devem acompanhar o desenvolvimento do animal. As primeiras vacinas oferecidas aos cães filhotes são conhecidas como múltiplas e polivalentes, que ajudam a prevenir doenças virais e contaminação por bactérias.

Entre as doenças virais está a cinomose, que afeta o sistema nervoso do cão, causando até o óbito do animal. A idade mínima para a primeira dose das vacinas polivalentes V8 e V10, é a partir das 6 primeiras semanas ou nos primeiros 45 dias de vida do cachorro.

Determine um espaço para o cachorro dormir e fazer necessidades

Os filhotes ainda não entendem onde fazer o xixi, além de não saberem qual é o seu espaço para dormir e comer, por isso a necessidade de educá-lo. Escolha um local para o cãozinho fazer suas necessidades e utilize acessórios que ajudam o bichinho a identificar o seu banheiro.

No começo, o tutor precisa supervisionar para que o filhote aprenda, mas não se preocupe, os cães são ótimos animais a atender comandos. Veja aqui como ensinar o banheiro para seu cão.

Siga uma rotina desde os primeiros meses de vida do cachorro

O organismo do cachorro se adequa facilmente a rotina, criando um horário para comer, fazer necessidades, dormir e brincar. No caso dos filhotes, eles costumam dormir mais que os humanos, e muitas vezes podem trocar o dia pela noite, resultando em períodos de choro. Portanto, busque fazer uma rotina determinando o momento de comer, brincar e também a hora certa para dormir.

Tome cuidado ao passear com cachorro filhote

Todo cachorro necessita de passeios, mas no caso dos filhotes, o cuidado deve ser até mesmo antes de sair para passear. Não leve o doguinho para os passeios se ele não estiver vacinado e vermifugado, isso evita que ele contraia bactérias e zoonoses. É importante, também, investir em uma coleira para cão filhote, ensinando pequenos comandos para ele aprender a passear com segurança.

cachorro nos primeiros meses de vida

Cão filhote – Foto: Freepik

O que o cachorro nos primeiros meses de vida já pode aprender?

O cachorro nos primeiros meses já pode aprender alguns modos, como não morder as pessoas, já que os filhotes costumam ter esse comportamento. Pode até ser inevitável que ele venha praticar mordidinhas, mas você pode contornar a situação oferecendo acessórios como os mordedores para cachorro.

O uso da palavra “não” tem muito potencial, assim o cachorrinho vai aprender o que é certo e errado, atendendo com obediência. Além disso, o tutor pode ensinar comandos básicos como sentar, dar a patinha e deitar. Não esqueça de sempre usar o reforço positivo.

Outra coisa que o cachorro pode aprender nos primeiros dias de vida é a socializar, tanto com pessoas, inclusive os idosos e crianças, e até outros animais.

Viu quanta coisa o cachorro nos primeiros meses de vida pode aprender e entender? Invista nessa relação de aprendizagem e carinho, temos certeza que terá ótimos resultados!