Ao entender como fazer brinquedos para cachorro, você garante que o seu melhor amigo tenha brinquedos criativos e divertidos. Afinal, você pode criar da sua cabeça!

No entanto, para aprender como fazer brinquedos para cachorro de maneira adequada, é fundamental considerar alguns aspectos de segurança.

Afinal, os cachorros vão interagir pra valer com os brinquedos e eles não podem correr nenhum risco. Assim sendo, neste artigo o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema.

Veja como fazer brinquedos para cachorro e algumas dicas para te ajudar no processo.

Continue lendo.

Como fazer brinquedos para cachorro?

como fazer brinquedos para cachorro

Cão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Para fazer brinquedos para cachorro é muito importante que você considere a segurança das peças e também a sua criatividade. Afinal, os brinquedos criativos podem deixar o cão horas e mais horas brincando e se divertindo

Para conseguir fazer bons brinquedos para o seu cachorro, é fundamental considerar alguns aspectos. Como por exemplo, coisas que ele gosta ou não de fazer.

Isto é, entender a rotina do animal e construir brinquedos que se adequem a essa rotina é muito importante. Caso contrário, o cão pode não dar bola para o brinquedo.

Assim sendo, veja algumas ideias de como fazer brinquedos para cachorro:

  • Utilize cordas para puxar.
  • Brinquedos com garrafas.
  • Brinquedos com bolinhas.
  • Coisas que o cão pode morder.
  • Tapetes para enriquecimento ambiental.

A seguir, entenda mais sobre essas ideias.

Utilize cordas para puxar

Os cães adoram cordas e adoram fazer cabo de guerra. Inclusive, não há nenhum problema em fazer cabo de guerra com o seu cão. Ele não vai ficar agressivo ou com raiva por conta dessa brincadeira, ok?

Assim sendo, você pode elaborar brinquedos criativos para o seu cão utilizando justamente as cordas. Pode ser uma brincadeira de cabo de guerra, pode ser uma brincadeira de puxar uma bolinha ou algo neste sentido.

O maias importante é escolher bem a corda.

Afinal, cordas podem ser um perigo para os cães, quando oferecidas da maneira errada. Prefira sempre cordas mais grossas e que não podem ser engolidas ou enroladas sem querer no pescoço do animal, ok?

Brinquedos com garrafas

Os brinquedos com garrafas são ótimas ideias para os cães. Use garrafas pet para criar algum tipo de brinquedo interativo para o seu dog, de modo que ele fique entretido por horas.

Por exemplo, você pode criar um tipo de desafio para que o seu cão alcance a ração ou algum petisco dentro da garrafa pet. Esse tipo de brinquedo é ótimo, pois o cão enxerga como um desafio.

Assim sendo, coloque ração ou petiscos dentro da garrafa pet e faça apenas alguns pequenos furos na garrafa. Mas os furos precisam ser grandes para passar os grãos de ração, ok?

Depois, dê ao cão. Ele vai girar, apertar e jogar a garrafa pra lá e pra cá até conseguir pegar a ração que está lá dentro.

cachorro correndo

Cão brincando no parque – Foto: Freepik

Brinquedos com bolinhas

Os brinquedos com bolinhas sempre são ótimas ideias. Afinal, as bolinhas estão entre os brinquedos favoritos do seu cão, uma vez que ele vai adorar jogar ela pra lá e pra cá e buscá-la quando você jogar.

Você pode pegar uma bolinha e amarrar uma corda ao redor dela. Assim você terá uma bolinha com controle pela corda, de modo a arrastar e fazer o cão correr atrás.

Cuidado para não fazer o cão de “bobo”. Se ele perceber que não está conseguindo pegar a bolinha, ele pode desistir da brincadeira, pois não enxerga nenhuma recompensa naquilo.

Como fazer brinquedos para cachorro – Coisas que o cão pode morder

O cão adora morder. Mesmo que ele não faça isso “com raiva” ou por agressividade, ele sempre vai adorar morder. Afinal, utilizar os dentes está no seu instinto e ele tem muita recompensa com isso.

Portanto, você pode aprender como fazer brinquedos para cachorro com coisas que o cão pode morder. Isto é, crie brinquedos interativos e que possam fazer o seu melhor amigo morder a vontade.

Cuidado com a escolha dos materiais para esse tipo de brinquedo. Afinal, alguns são perigosos. Como por exemplo, o osso de couro. Esse tipo de brinquedo é péssimo.

Tapetes para enriquecimento ambiental

Você já ouviu falar dos tapetes para enriquecimento ambiental? Esse tipo de tapete é ótimo para deixar o cão gastar energia durante boas horas do dia.

Você pode comprá-lo ou fazê-lo. Se optar por fazê-lo, você pode usar tecidos e criar inúmeros tipos de desafios com costura e tecido.

Faça tocas, crie obstáculos, buracos e recortes. Depois, coloque grãos de ração ou petisco dentro esses buracos e recortes do tecido. O cão vai ficar horas e mais horas ali, brincando e tentando pegar o petisco e a ração.

Os tapetes para enriquecimento ambiental são ótimos!

como fazer brinquedos para cachorro

Cão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Cuidado com os brinquedos que você vai fazer

Agora que você já sabe como fazer brinquedos para cachorro e já tem algumas ideias, é importante tomar alguns cuidados. Isto é, os brinquedos são ótimas peças de interação para o seu dog.

No entanto, já que ele vai interagir, ele precisa estar seguro. Isto é, você precisa fazer brinquedos com materiais seguros e com formatos que não comprometam a integridade do seu melhor amigo.

Veja algumas dicas de cuidados na hora de como fazer brinquedos para cachorro:

  • Evite peças pontiagudas.
  • Cuidado com o formato das cordas.
  • Evite itens emborrachados que o cão pode morder.
  • Use itens que não soltam tinta/revestimento.

Como fazer brinquedos para cachorro – Evite peças pontiagudas

Alguns tipos de brinquedos podem oferecer riscos para o seu cão. Mesmo que você os faça em casa com todo carinho do mundo, ainda assim, o cão pode estar em risco em algumas situações.

Por exemplo, você precisa evitar peças pontiagudas, de maneira que o seu dog não se fure ou se corte. As peças pontiagudas estão por toda parte. Inclusive, ao morder, o cão pode criar essas partes pontiagudas.

Nas garrafas pet, por exemplo, o cão pode se cortar a depender de como estiver o material. Com materiais em plástico duro, o mesmo acontece.

Portanto, preste atenção nisso e evite peças pontiagudas nos brinquedos caseiros.

Cuidado com o formato das cordas

As cordas podem, sim, ser ótimos brinquedos para o seu melhor amigo. Afinal, os cães adoram puxar e morder cordas. Principalmente quando se sentem desafiados.

No entanto, é muito importante tomar cuidado com o formato dessas cordas e como você as oferece para o seu cão. Afinal, as cordas também pode enforcar o doguinho em algumas circunstâncias.

Assim sendo, não deixe cordas finas demais ou penduradas em forma de laço. Prefira cordas mais grossas e que não se enrolam facilmente ao redor do cachorro.

Quando mais seguro você deixar o ambiente para o seu dog, mais ele vai se divertir – e menos você vai se preocupar.

cão com sua bolinha

Cão com sua bolinha – Foto: Freepik

Como fazer brinquedos para cachorro – Evite itens de couro que o cão pode morder

Os itens de couro até parecem ótimas soluções para o cachorro se divertir, brincar e gastar energia. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com os brinquedos nesse material.

Isto é, os itens de couro podem ser engolidos facilmente. Principalmente aqueles que se desmancham ou se partem, como os ossos de couro.

Não faça ossos de couro para o seu cachorro e nem compre esse tipo de brinquedo pra ele. Os ossos de couro podem representar um sério risco para o seu melhor amigo.

Principalmente em momentos que você não estiver por perto para verificar a situação.

Use itens que não soltam tinta/revestimento

E ainda, outro cuidado importante que você precisa tomar com o seu melhor amigo na hora de criar brinquedos pra ele, é: cuidado com os itens que soltam tinta.

Isto é, itens que podem soltar coloração através da saliva e mordidas do cão. Afinal, muitas vezes você vai fazer um brinquedo com itens recicláveis e nem sempre a tinta desses itens vai ser segura para os pets.

Use apenas materiais lisos e transparentes. De preferência, evite materiais que tenham algum tipo de cola a partir da embalagem ou rótulo. Se tiver cola, lave bem.

A importância dos brinquedos para cachorro

Os brinquedos para cachorro são fundamentais para que eles sejam felizes e gastem energia. Afinal, a partir dos brinquedos os cães podem facilmente ter um gasto de energia incrível – mesmo sem a interação do tutor.

Assim sendo, você precisa criar ou comprar brinquedos adequados. Pense no bem-estar do seu pet, mas pense também na energia que ele vai ter para brincar com aquilo.

Brinquedos de interação e que geram recompensas são as melhores opções. Como por exemplo, tapetes de enriquecimento ambiental. Esses são ótimos, pois o cão está sempre sendo recompensado com alguma coisa.

Desta forma, evite brinquedos que possam trazer qualquer tipo de risco para a saúde do pet. Uma hora de diversão não vale mais do que a vida do seu pet. Portanto, opte por itens e brinquedos que deixam o dog seguro.

Esteja sempre de vigilância quando você entregar um brinquedo novo para o seu dog. Afinal, você não sabe como ele vai interagir.

Cuide do seu dog!