Já pensou em usar decoração pet? Se sua resposta é sim, saiba que para transformar um ambiente pet friendly será preciso cuidados com alguns elementos decorativos. Os pets são como membros da família, e todo o cuidado é pouco quando o assunto é manter um espaço seguro para seu amiguinho.

Em épocas como o Natal, é bem comum querer manter a casa toda decorada com elementos natalinos, mas será que esses artigos podem prejudicar a saúde do pet? Se você quer saber mais, esse será o assunto do artigo de hoje: como a decoração pet pode trazer elementos perigosos para a saúde do seu cãozinho. Veja quais são os 3 principais.

decoração pet

Cãozinho no meio da decoração – Foto: Freepik

Decoração pet – 3 elementos decorativos perigosos para o seu cão

Uma casa decorada vem muito do gosto dos tutores. E uma decoração pet é sinônimo de beleza, segurança, e bem estar também do animal. Por mais que os tutores gostem de uma grande árvore natalina no meio da sala, alguns elementos decorativos podem resultar em acidentes com os pets. Saiba aqui abaixo quais são os 3 principais artigos de decoração que podem prejudicar a saúde e bem estar do seu cachorrinho.

Decoração pet: elementos temáticos

As decorações de um modo geral podem renovar um ambiente, ainda mais quando existe uma data comemorativa, como o Natal, Páscoa ou Halloween. Porém, é importante saber que alguns enfeites decorativos podem ser perigosos para o seu cão, como no caso das bolinhas de árvore de Natal.

Os enfeites pendurados na árvore de Natal chamam muita atenção dos pets, incluindo os cães que podem querer arrancar a todo custo. Isso vale também para coelhinhos pendurados em janelas, maçaneta de porta ou demais enfeites de árvore de Páscoa, que vem se popularizando em várias decorações.

Apesar da maioria das árvores de Páscoa ficarem na parte externa da casa, pendurar ovinhos e coelhinhos se tornam objetos interessantes para seu doguinho brincar. A mesma atenção vale para decoração de Halloween pela casa: doces ao alcance dos cães e demais enfeites decorativos podem ser bastante perigosos.

Veja também: Cães curiosos – Como proteger o cão de acidentes domésticos?

decoração pet

Cãozinho no meio da decoração – Foto: Freepik

Plantas e folhagens decorativas

A decor com plantas e folhagens estão super em alta, principalmente para ambientes internos que necessitam de um pouco de vida. No entanto, existem algumas espécies de plantas e folhagens que são venenosas. Por mais que sejam bonitas, elas podem ser tóxicas para seu cachorro. Os Lírios e as Tulipas apesar de encantadores, podem causar uma forte intoxicação ao serem ingeridas pelo seu cachorro.

A mesma atenção o tutor precisa ter com as folhagens do tipo: Comigo-ninguém-pode, Costela de Adão, Espada de São Jorge e Jiboia (Scindapsus Aureus). Contudo, a água que fica parada nos vasos também pode prejudicar a saúde do seu bichinho, por conter bactérias que afetam o organismo canino e até ovinhos do mosquito da dengue, perigoso até para os humanos.

Leia também nosso artigo sobre plantas perigosas para cães.

decoração pet

Cachorro com decoração ao fundo – Foto: Freepik

Elementos e enfeites com fragrâncias

Todo mundo gosta de uma casa bem perfumada, pois além de deixar o ambiente com cheirinho gostoso, promove um espaço com personalidade e aconchego. Mas veja bem: nem todo aroma faz bem para os pets, pois no caso dos cachorros, o olfato é mais apurado do que nos humanos.

Portanto, cuidado com as velas perfumadas, aromatizadores e incensos, eles podem causar inflamações, alergias e até resultar em um acidente com queimadura. A ideia não é que você elimine os aromatizadores, apenas escolha um local arejado para colocá-lo, longe dos pets e de cômodos muito fechados.

É importante também conhecer os cheiros que os cachorros não gostam, assim você evita que eles sejam afetados negativamente com a casa perfumada. No caso de decorações temáticas, prefira organizá-las longe dos doguinhos, de preferência em uma altura que eles não podem puxar.

Já para as folhagens ornamentais, invista em opções de plantas não-tóxicas como as Bromélias, Orquídeas e o Girassol para não correr risco do pet comer a plantinha. Todo o cuidado é pouco com sua casa e na escolha da decoração pet. Por isso, sempre que for organizar um ambiente veja quais os perigos que seu cão pode enfrentar.