Doar ração é uma das coisas mais importantes, se não a mais importante, para alguém que não tem um cãozinho em casa fazer. No entanto, mesmo que você já tenha o seu melhor amigo para cuidar, ainda assim, você deveria considerar essa alternativa.

Afinal, ao doar ração para outros cães, você está cuidando também do seu cachorro. Isso gera ações e reações muito positivas para evitar cachorros na rua que, eventualmente, podem potencializar a aparição de doenças que podem sair do controle.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Veja ideias de onde doar ração para cachorro, por que você deveria fazer e muito mais.

Acompanhe!

Onde doar ração?

doar ração

Ração para cachorro – Foto: Freepik

Para doar ração, você não precisa ir muito longe. E muitas vezes, poderá fazer isso até mesmo sem sair de casa! Sim, alguns lugares se disponibilizam até mesmo para buscar a ração na sua casa, caso você esteja disposto a doar.

A doação de ração para cachorros pode ser feita, principalmente, em:

  • Pet shops.
  • ONGs especializadas.
  • Canis em geral.
  • Lugares de resgate de animais.
  • Para alguém que esteja precisando.

Entenda melhor como doar em cada um desses lugares da lista.

Pet shops

Os pet shops, como o próprio nome já diz, são ambientes para comprar itens para o seu cachorro. Inclusive, alguns pet shops também integram uma loja especializada em rações e outros suprimentos necessários para a alimentação do seu melhor amigo.

Alguns pet shops, portanto, oferecem a possibilidade de fazer doações para outros cães que estejam precisando. Funciona assim: você contribui com algum valor, ou até mesmo compra a ração lá, e eles fazem a distribuição para os lugares necessitados.

Essa é uma maneira indireta de participar e fazer uma boa ação para os cachorros que mais precisam da sua ajuda. Mesmo que você não os conheça ou não saiba onde tem cachorros precisando de ração, contribuir através de um pet shop pode ser uma boa alternativa.

ONGs especializadas

Aqui no Portal do Dog, já falamos sobre a importância de uma ONG para o bem-estar e qualidade de vida dos cachorros de rua ou que sofrem. Vale a pena dar uma olhada: Você sabe como funciona uma ONG de adoção de animais?

E as ONGs, claro, também podem te ajudar a encontrar uma boa alternativa para doação de ração para cães que precisam. Afinal, elas são ótimas fontes de conexão e muitas vezes estão pedindo doações.

Para encontrar alguma ONG, basta procurar na sua rede social ou até mesmo no Google. Encontre lugares perto da sua casa e faça uma contribuição para garantir que o trabalho deles continue funcionando. Assim, os cães necessitados continuam a ser ajudados.

Canis em geral

Assim como as ONGs, os canis também precisam de doação de ração. Muitas vezes esses canis são responsáveis por trabalhar em conjunto/parceria com as ONGs. Afinal, são lugares confortáveis e adequados para deixar os cães resgatados.

Para fazer doações a um canil, tenha cuidado para não esbarrar em canis clandestinos. Esses, por sua vez, são lugares inadequados para os cães e muitas vezes visam apenas o lucro das reproduções. Evite esses lugares e, preferencialmente, denuncie-os!

Os canis de suporte para os cães abandonados geralmente se posicionam exatamente dessa maneira. Ou seja, não vai ser difícil encontrá-los. Uma busca no Google ou na sua rede social pode ajudar.

doar ração

Ração para cachorro – Foto: Freepik

Lugares de resgate de animais

Alguns lugares para doação de ração não são necessariamente canis. Mas sim, um lar temporário. Muitas pessoas compartilham a própria casa para criar um espaço temporário para cães de rua ou que foram abandonados.

No entanto, esses lugares não têm condições de manter os cães lá por muito tempo. Serve apenas de uma “ponte” até que um tutor encontre o seu melhor amigo por lá.

Portanto, ração e outros suprimentos sempre serão necessários. Ao encontrar um desses lares temporários, entre em contato e veja como você pode contribuir. Não precisa esperar para que o lugar peça doações. Você pode doar mesmo assim!

Você não sabe o quanto poderá contribuir para a saúde e bem-estar dos doguinhos!

Para alguém que esteja precisando

Por que não doar diretamente para alguém que está precisando, não é mesmo? Se você tem condições, não abra mão de fazer uma doação para alguém que esteja pedindo ajuda para cuidar de algum doguinho que foi resgatado ou encontrado na rua.

Onde encontrar um lugar para doar ração

Agora que você já sabe para quem doar ração de cachorro, é hora de começar a buscar pelas possibilidades. Afinal, sempre há lugares e pessoas precisando de ajuda para cuidar de um ou mais cães resgatados ou de rua.

Para encontrar essas pessoas, aqui vão algumas dicas:

Doar ração – Grupos do Facebook

A internet veio para ajudar, não é mesmo? Por isso, aproveite os grupos do Facebook para conseguir encontrar possibilidades para doações. Não será difícil encontrar alguém que esteja precisando ou algum canil necessitado.

Há grupos exclusivos para doação de ração no Facebook. Inclusive, muitas vezes, você poderá doar para lugares longe da sua cidade. Para isso, certifique-se de que a doação chegará, de fato, no destino que ela deveria chegar. Saiba diferenciar os aproveitadores de uma causa nobre e real.

Mídias sociais em geral

Se você não tem Facebook ou mesmo não sabe procurar por lá, não tem problema. Você pode encontrar um lugar para doar em qualquer outra rede social. Basta navegar pela rede e, assim, se deparar com várias possibilidades.

Para receber essas oportunidades para ajudar alguém, siga páginas e perfis que ajudam a espalhar esse tipo de utilidade pública. Há páginas que trabalham apenas com esse tipo de ajuda e, por isso, você poderá começar a contribuir ainda hoje.

cachorros que precisam de ração

Cãozinho com bastante ração – Foto: Freepik

No seu pet shop de confiança

Se você já tem um pet shop de confiança e que sempre leva o seu melhor amigo para cuidados, poderá contribuir com ele.

Veja se eles trabalham com doações e se eles tem algum programa para ajudar os cãezinhos necessitados. Se houver, não hesite: você pode contribuir agora mesmo! E se não houver, dê a ideia para criar!

Para saber mais sobre como doar ração em pet shop, volte ao início deste artigo, no tópico “pet shop” e veja como essas doações podem ser feitas.

Doar ração – Pergunte ao veterinário do seu dog

O veterinário que já cuida do seu melhor amigo com certeza também poderá ajudar nesse processo. Muitas vezes, inclusive, a própria clínica consegue intermediar essa questão e você poderá encontrar alguém para doar.

Alguns veterinários trabalham, inclusive, de maneira a contribuir para o bem-estar de cães necessitados. Ou seja, trabalham em ONGs e casas de adoção. Você pode pedir alguma indicação e fazer a sua contribuição também com esses lugares.

Ou seja, não precisa esperar para alguém publicar que precisa de ração. Você mesmo pode ir atrás e encontrar uma oportunidade de doação.

Por que doar ração deveria ser um hábito

As doações são fundamentais não só para melhorar a qualidade de vida de um cão necessitado. Mas também, para garantir saúde e segurança para todos os cães do bairro.

Como? Entenda a seguir.

Doar ração – Qualidade de vida para cães que não tem culpa

Os cães não têm culpa por serem abandonados. Infelizmente, no Brasil, esse tipo de prática ainda é muito grande e não é raro encontrarmos notícias sobre o assunto.

Por isso, sempre que você puder ajudar os cães abandonados a terem mais dignidade e qualidade de vida, faça isso. Não hesite. Doe ração e deixa a vida deles um pouquinho melhor.

tigela

Pote cheio de ração – Foto: Freepik

Estimula mais ONGs/pessoas a fazerem o bem

Quando você doa ração de maneira contínua ou mesmo uma única vez, isso faz girar uma cadeia de ações positivas muito grande.

Afinal, as ONGs se sentem ainda mais estimuladas a continuarem a fazer o bem. E as pessoas que tiram cachorros da rua para um lar temporário, também.

Ou seja, você não ajuda só aquele cãozinho em si. Você cria um ecossistema incrível de contribuição para melhorar a qualidade de vida de vários outros cães que eventualmente sofrerão maus tratos.

Evita a proliferação de doenças caninas na cidade

Ao doar ração, os cães retirados da rua têm qualidade de vida e dignidade. No entanto, ao saírem das ruas, há também uma diminuição na possibilidade de novas doenças circularem pela região.

Ou seja, você ajuda o ecossistema inteiro a ser mais saudável.

Doar ração realmente estimula o abandono?

Essa é uma dúvida que ainda circula entre as pessoas que não tem muito apreço pela doação. A resposta é não: doar ração não estimula o abandono. Afinal, o abandono já acontece naturalmente e, hoje, já há cães que precisam de ajuda.

Portanto, não tenha medo de ser essa ponta de ajuda. Sempre haverão cães que precisam de um lar digno, com carinho e amor. E se você não tiver um cãozinho ainda, ao invés de apenas doar a ração, poderá até mesmo adotar um novo melhor amigo!

Cuide dos doguinhos!