Apostar em um perfume para cachorro não é tarefa fácil. Mas hoje vamos trazer as melhores dicas de como escolher, tirando dúvidas e ensinando como perfumar o seu cão. Os cachorros podem se sentir incomodados com alguns cheiros, incluindo as fragrâncias de perfumes dos tutores e outros produtos, como os de limpeza para a casa.

Isso acontece porque os cães possuem um olfato mais apurado, e sentir fortes cheiros pode prejudicá-los, causando até alergias caninas. Mas os tutores amam sentir um aroma agradável em seus bichinhos. E por isso, existem muitas opções de perfume para cachorro. Só é preciso saber escolher. Então, continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

perfume para cahorro

Cachorros perfumados – Foto: Freepik

Perfume para cachorro: como escolher?

Um banho com shampoo e condicionador já resolve o cheiro ruim do cachorro. Mas mesmo assim, tem tutor que gosta de colocar um aroma a mais no doguinho. Sendo assim, muitas marcas lançam perfumes para usar nos cães. Mas nem todas são viáveis para usar no seu amigo, por isso, confira as dicas de como escolher.

Consulte a procedência e a qualidade do produto

A primeira dica é pesquisar sobre a procedência e a qualidade do produto. Isso inclui verificar se o perfume é destinado para cães, testado e aprovado. Na consulta com um veterinário, pergunte quais marcas de perfume para cães ele pode indicar, que sempre serão aquelas aprovadas por dermatologistas. O ideal é que na lista de ingredientes não tenha álcool, pois essa substância pode ressecar a pele do animal, além de resultar em irritações.

Leia também: Cheiros que cachorro não gosta – Veja alguns dos principais

Escolha um aroma que não faz mal para o cão

O tipo de fragrância é muito importante para que o cheiro não cause irritação. Por isso, escolha os aromas mais suaves e destinados ao público canino. Aliás, você precisa saber que os perfumes de humanos agridem o olfato do cão, podendo também prejudicar a pele do cachorro.

Os ingredientes mais naturais são ótimas composições para se levar em consideração, bem como também amenizam as irritações da pele. Não se esqueça de observar os comportamentos após o uso, eles podem indicar se a fragrância está fazendo mal ou não ao animal, ok?

perfume para cachorro

Perfume em cima do sofá – Foto: Freepik

Como passar perfume no cachorro?

Agora que você já aprendeu como escolher um perfume para seu cão, saiba como usar o produto com segurança. Continue sua leitura.

Use o perfume para cachorro com moderação

A quantidade de produto também precisa ser avaliada, sendo que não adianta escolher o melhor perfume para cachorro e borrifar por todo o pelo do cãozinho. É importante maneirar na aplicação do produto, evitando passar todos os dias a fragrância no seu amiguinho.

Não aplique o produto em áreas sensíveis do cachorro

Por mais que o cheirinho seja maravilhoso, não aplique o produto em áreas sensíveis do cachorro, pois existem locais que podem prejudicar a saúde do animal. Sendo assim, evite borrifar o produto nos olhos, focinho, boca e áreas íntimas do cachorro, elas podem ficar irritadas pelo contato direto com o produto.

Além disso, as áreas das genitálias dos animais são bem sensíveis, possuem ph natural que protege de infecções e contato com substâncias que causam alergias caninas.

Atente-se para as irritações causadas pelo produto

Mesmo escolhendo o melhor perfume para seu cachorro, pode acontecer de causar irritações. Por isso, se atente aos sintomas após o uso. A queda dos pelos, espirro, coceira anormal e pele vermelha no cão, podem indicar alergias ou danos causados pelo produto. Por isso, se perceber os sintomas suspenda o uso do produto. Se precisar, consulte um veterinário, a fim de diagnosticar o problema e receber o tratamento.

Pode passar perfume de bebê no cachorro?

Muitos tutores se questionam se pode passar perfume de bebê no cachorro, já que nos produtos são usados ingredientes benéficos para a pele do neném. No entanto, como se trata de um produto para seres humanos, a sua fórmula é composta por óleos e um ph destinado a fisiologia humana. E por ser destinado para o uso exclusivo de pessoas, não se deve aplicar o perfume no seu amiguinho, mesmo no filhote.

Saber como escolher um perfume para cachorro traz muitas vantagens, permitindo que seu amiguinho venha ficar cheirosinho, mas com a segurança que ele merece e precisa. Cuide do seu dog!