Depois de muita repercussão sobre a entrada ilegal dos dois cães de Johnny Depp e Amber Heard na Austrália, a atriz agora foi formalmente acusada pelas autoridades australianas.

Amber enfrentará duas acusações, uma de importação ilegal e outra referente a apresentação de documentos falsos. Caso as autoridades decidam infligir a penalidade máxima, na acusação de importação ilegal, ela poderá encarar até 10 anos de prisão, além de pagar uma multa de AU$102 mil; no caso da acusação de documentos falsificados, que se refere à informação dada em um cartão de passageiro no momento da entrada, ela pode ficar presa até um ano, assim como pagar uma multa de AU$10 mil.

Convocada a aparecer em uma corte do estado australiano de Queensland no dia 7 de setembro, ainda não está definido se ela estará fisicamente presente na ocasião.

Ela chegou a declarar ao canal australiano Channel 7 que eles iriam evitar ir a Australia o máximo possível, graças a alguns políticos, deixando claro que acredita que alguns membros do governo estejam querendo seus 15 minutos de fama.

Depp não foi acusado, apesar dos cães terem entrado no país no avião do ator.

 

Amber Heard. Foto: Reprodução

Amber Heard. Foto: Reprodução

 

Como falamos nas outas vezes que esse caso foi discutido (AQUI e AQUI), cada país precisa proteger sua população interna e essas leis existem por esse motivo, explicando de uma maneira simples e direta. Por mais que não concordemos com determinados passos do processo de imigração de pets, não cumprí-los significa desobedecer a soberania do estado que se deseja entrar.

A Austrália é um dos países que possuem uma das leis mais rígidas de imigração de animais, e muito se dá devido a um passado não muito distante, quando várias espécies de outras regiões do mundo foram importadas para o país. Com a população dessas espécies saindo do controle, a fauna local foi colocada em risco.

Outro fator que o público nem sempre leva em consideração são as zoonoses e as doenças que podem se alastrar sem que haja um controle rígido.

Por ser um caso de repercussão internacional, é muito provável que as autoridaes o façam como exemplo, e as declarações de Amber Heard, deixando a entender que as autoridades australianas estariam querendo seus 15 minutos de fama, como se precisassem, não ajudam em nada, e o pior, só mostram que ela não entendeu a gravidade do ocorrido.