Conhecida mundialmente por ter sido o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço, a cadelinha Laika é personagem de uma HQ (história em quadrinhos) premiada e que acabou de chegar ao Brasil, pelo selo Barricada.

A famosa cadelinha Laika, que foi mandada para o espaço em um satélite artificial no ano de 1957 pela União Soviética durante a Guerra Fria, teve sua história transformada em HQ por Nick Abadzis, que escreveu e desenhou os quadrinhos.

(Foto: Reprodução / Folha de S.Paulo / Divulgação)

Com o título “Laika”, a história em quadrinhos recebeu ótimas críticas da imprensa especializada e foi a vencedora do Prêmio Eisner de 2008, o que pode ser comparado ao Oscar dos quadrinhos.

A historinha, que agrada tanto quem tem interesse por fatos históricos quanto quem gosta de animais, mistura um pouco de realidade com ficção em suas 208 páginas de narrativa intensa e delicada.

Na realidade, a cadelinha não teve uma vida das mais felizes. Ela vivia nas ruas e foi capturada quando tinha aproximadamente três anos de idade para passar por testes e treinamentos até, enfim, ser lançada ao espaço. Laika acabou falecendo entre 5 e sete horas após o lançamento da nave, devido ao estresse e superaquecimento.

Apesar da triste história real, Laika é tratada até hoje como uma heroína que sacrificou sua vida por uma causa maior, que era o progresso.

(Foto: Reprodução / Folha de S.Paulo / Divulgação)

Confira a seguir uma apresentação da editora:

“Em plena Guerra Fria, a União Soviética tomou a dianteira na corrida espacial ao colocar em órbita, em 1957, um satélite artificial que transportava o primeiro ser vivo a ir para o espaço: a cadelinha Laika.
Nesta HQ roteirizada e ilustrada por Nick Abadzis, traduzida para 12 idiomas, a história dessa pequena heroína soviética é contada em detalhes, em uma mescla magistral de realidade e ficção.”

Fonte: Formiga Elétrica / Folha de S.Paulo