Mesmo havendo determinados motivos que fazem um cachorro roncar, seja o excesso de peso ou problemas respiratórios, algumas raças caninas têm uma tendência maior para soltar a voz durante o sono.

Esse grupo inclui principalmente os braquicefálicos, cães que possuem o focinho achatado e sistema respiratório superior comprimido.

Se o seu cão ronca, no lugar de tentar descrever para o veterinário o som, grave-o enquanto dorme para que o médico possa então analisar até que ponto é um ronco normal ou algo que pode ser cirurgicamente corrigido.

O que faz um cão roncar?

cão roncar

Assim como com os humanos, o ronco nos cães geralmente ocorre quando o movimento do ar é restrito nas vias nasais ou na garganta.

Parte do que pode fazer com que os cães ronquem pode ser simplesmente que eles gostam de dormir de costas, de modo que a língua deles acaba bloqueando parcialmente o movimento do ar em suas passagens. Ou o seu cão pode ser alérgico a poeira ou fumo, cada um dos quais pode levar ao ronco.

Aqui estão algumas explicações um pouco mais sérias para os sons do sono malucos do seu filhote.

1. Anatomia da Raça pode fazer o cão roncar

Raças de faces planas são compreensivelmente propensas a roncar, já que suas vias aéreas são mais curtas e podem ter mais dificuldade em movimentar o ar para dentro e para fora. Estou falando de Bulldogs, Pugs e Boxers. Neste caso, o ronco pode ser normal, mas é sempre uma boa ideia verificar com o seu veterinário se você estiver preocupado.

2. Alergias

O mesmo que pessoas, alergias a poeira, pólen e pelos podem dificultar a respiração. Muitos cães podem usar medicamentos para ajudar a aliviar esses problemas, ou pode ser tão simples quanto trocar o filtro de ar da sua casa.

3. Obesidade canina faz um cão roncar

obesidade canina

Mais tecido ao redor da garganta significa uma chance maior de contrair as vias aéreas. Isso pode ser extremamente perigoso, especialmente se a traquéia acabar em colapso. A obesidade causa muito mais do que o ronco, o que é motivo suficiente para qualquer cão perder alguns quilos.

4. Problemas dentários

Se um dente perigoso se tornar um abscesso, ele pode bloquear as vias aéreas e causar ronco. Esses tipos de anormalidades podem facilmente se tornar infectados e exigir uma intervenção mais séria.

5. Doença fúngica: aspergilose

Isso é algo que afeta tanto humanos quanto animais, e ocorre como resultado da inalação de esporos de fungos em feno e grama. Eles entram no corpo através do revestimento da cavidade nasal, causando irritação.

6. Resfriado comum

Assim como nós, os cães também podem ficar com fungos. Inflamação e irritação são os culpados por trás do nariz escorrendo, espirros, chiado e ronco.

7 Raças conhecidas por roncar muito

Separamos 7 raças caninas que já são conhecidas pelo seu ronco. Se prepare para a orquestra abaixo.

1 – Pug

pug dormindo

Esta raça é conhecida por sua fofura “cara que só uma mãe poderia amar” e está propensa a alguns problemas de saúde. Se você estiver pensando em obter um pug para sua família é bom saber que eles são conhecidos por serem roncadores e também respiradores ruidosos em geral, mas são doces para amar.

2 – Buldogue Inglês

Bulldog

O bulldog é uma raça que é musculosa e orgulhosa, eles são ótimos com crianças e são fáceis de se encaixar em qualquer estilo de vida. Com todos estes aspectos positivos vêm alguns negativos, no entanto, o Bulldog é conhecido por roncar alto e frequentemente.

Esta raça gosta de tirar uma soneca em um local confortável e quando você sabe, às vezes pode soar como um trem.

3 – Buldogue Francês

buldogue dormindo

Primo menor do Buldogue, o Buldogue Francês é uma versão mais compacta, com melhores qualidades. O Buldogue é conhecido por ser um grande cão de apartamento devido à facilidade de treinamento. Mesmo que esses cães não latam tanto, eles ainda são conhecidos por serem barulhentos. Os Buldogues Franceses são uma das raças de cães que roncam alto.

4 – Boston Terrier

Boston Terrier

Uma raça que é conhecida por sua coragem e charme o Boston Terrier é semelhante ao Bulldog Francês com suas orelhas pontudas, mas se destaca com a sua coloração reconhecível. Esta raça é outro excelente cão para apartamento, no entanto, assim como o Buldogue Francês eles são propensos a ronco alto. Mesmo que esta raça ronque, eles são um ótimo complemento para qualquer família e trará muita alegria para o quarto.

5 – Chow Chow

roncar

Estes filhotes de “urso” são notoriamente altos dormentes. Se você tem bebês em sua casa ou qualquer criança pequena tentando tirar uma soneca, lembre-se de manter esse cachorro super fofinho em outra sala, pois eles provavelmente os acordarão em cinco minutos depois de adormecerem! Seus roncos variam de soar como uma framboesa interminável a um caça voando.

6 – Mastife Inglês

roncar

Os mastifes são fáceis de treinar e não latem muito, a menos que tenham um motivo. Eles também são conhecidos por roncar por causa do palato longo e mole, mas isso varia de acordo com cada cão.

7 – Boxer

roncar

Quando um cão respira normalmente e não está roncando, ele puxa o ar para dentro do nariz e passa suavemente pelo palato mole (parte posterior do céu da boca) e é inalado pelos pulmões.

A razão pela qual o boxer ronca é por causa da estrutura facial desta raça. Sendo uma raça braquicefálica (face plana e comprimida, em oposição a cães com focinhos mais longos), é comum que um Boxer tenha:

  • Narinas estenóticas (narinas estreitas)
  • Palato mole alongado
  • Hipoplasia – A traqueia é cercada por anéis de cartilagem, com isso, há um crescimento anormal desses anéis, o que faz com que a traqueia seja muito estreita. Outros sinais além do ronco são tosse e dificuldade para respirar enquanto acordados.

O ronco no cachorro é algo que pode ser engraçado ou irritante. Sendo assim, muitas vezes, é perfeitamente normal, mesmo em cães saudáveis. No entanto o ronco pode ser um sintoma de uma série de problemas de saúde e vale a pena manter um olho, especialmente se um cão faz sons quando acordado.