Você já reparou em um cachorro cheirando o chão de algum lugar novo ou desconhecido? Esta é uma atitude bastante comum e que certamente faz parte da lista de comportamentos que todos os tutores já presenciaram ou ainda vão presenciar. Só que muitas vezes estes comportamentos não são compreendidos, de forma que o momento “passe batido” e o tutor nunca venha a entender, de forma geral, porque o seu cãozinho faz determinadas coisas no dia a dia.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos entender melhor um dos comportamentos mais básicos e padrões de um cão que está conhecendo um novo amiguinho ou mesmo um novo ambiente. Continue sua leitura e saiba tudo sobre o tema.

cachorro cheirando o chão

Cachorro cheirando o chão – Foto: Freepik

Cachorro cheirando o chão na presença de outros cães – Entenda o motivo dessa atitude

Todos os cães – filhotes ou não – vão ter comportamentos bastante curiosos por diversos motivos. O tutor muitas vezes fica sem entender a grande maioria destes comportamentos, e coloca tudo dentro de uma mesma caixinha, acreditando que é algo do instinto. Em partes, isto está correto. Afinal, cães tem comportamentos baseados em seus instintos, de forma a tomar decisões por conta disso. É onde o adestramento pode entrar para ajudar, por exemplo.

E um comportamento bem popular de nossos cães, é o fato de eles quererem cheirar o chão ou o ambiente em que há outro cachorro. Isto é bem comum e faz parte de um estilo de vida que envolve a socialização do cachorro. Só que você sabe exatamente o motivo pelo qual o seu cachorro está cheirando o chão em um recinto desconhecido (ou mesmo conhecido, só que com a presença de outro cão)?

Separamos 4 motivações para te ajudar a entender melhor, veja abaixo:

  • É uma forma de convidar o outro cão para socializar de maneira amistosa;
  • Cheirar o chão é sinal de respeito e comportamento pacífico;
  • É uma maneira de evitar o contato visual com um cão desconhecido;
  • O cão que cheira o chão busca quebrar o gelo da aproximação com outro cão;

A partir de agora, vamos entender melhor cada um destes tópicos acima de maneira mais detalhada. Acompanhe.

cachorro cheirando o chão

Cachorro cheirando o chão – Foto: Freepik

É uma forma de convidar o outro cão para socializar de maneira amistosa

Uma das primeiras explicações lógicas pelo qual podemos entender um cachorro cheirando o chão, é o fato de que este é um comportamento padrão que indica um sentimento amistoso. É como se o cachorro que está cheirando o chão dissesse para as pessoas e cães que estão no ambiente: “eu sou mansinho, não faço mal a ninguém e só estou verificando se eu reconheço algum cheiro aqui”.

Este comportamento é bem comum quando há dois cães diferentes e desconhecidos em um ambiente. Um deles poderá, sim, começar a cheirar o chão em sinal de que ele é pacífico e que não quer confusão com o outro animal. Então, toda vez que você notar estes sinais quando está passeando com seu cãozinho em locais com outros cães, saiba que nada mais é do que uma forma de criar um laço de amizade.

Dica: por mais que um cão esteja farejando o chão na presença de outro cão, isto não significa dizer que a aproximação vai ser pacífica, ok? Por isso, você sempre precisa ficar alerta para impedir qualquer acidente. Veja também: Cachorro cheirando outro: Por que os cães fazem isso?

Cheirar o chão é sinal de respeito e comportamento pacífico

Outro comportamento bastante comum e que podemos considerar como um motivo pelo qual o cachorro cheira o chão, é o fato de que isto é um sinal de respeito para com o outro cão que está no recinto. Cheirar o chão é uma forma de não encarar o outro cão diretamente nos olhos, o que seria algo intimidador e poderia fazer com que qualquer aproximação não fosse bem sucedida.

É como se o cachorro que está cheirando o chão soubesse que ele precisa agir de maneira calma, tranquila e serena para não assustar o cão que já está no ambiente, como prova de que não há com o que temer. Este é um comportamento canino bastante comum e faz parte do processo de evolução dos pets, como forma de conseguir se inserir em um ambiente e ser aceito por lá sem arrumar brigas.

cachorro cheirando o chão

Cachorro cheirando o chão – Foto: Freepik

Cachorro cheirando o chão: É uma maneira de evitar o contato visual com um cão desconhecido

O contato visual é algo desafiador e que faz com que muitos cães se sintam intimidados. Isto pode acontecer de cão para cão e também de tutor para cão, visto que os olhares podem gerar diversas interpretações por parte do cachorrinho. Então, o movimento de abaixar a cabeça e cheirar o chão, nada mais é do que uma forma de evitar este contato visual em um primeiro encontro, para que a primeira impressão não seja de medo ou de algo mais agressivo.

Um cachorro cheirando o chão na presença de outro cachorro é, também, uma forma que o animal encontrou para não encarar o novo amigo diretamente nos olhos, pois os animais realmente veem isso como um atitude suspeita e geradora de conflitos futuros. Cães que não são muito fãs de brigas certamente vão optar por uma aproximação mais amistosa, cheirando o chão.

Leia mais sobre agressividade canina.

Cachorro cheirando o chão: O cão que cheira o chão busca quebrar o gelo da aproximação com outro cão

E por fim, o comportamento de um cão que cheira o chão é, também, considerado como um “quebrador de gelo”. Quem tenta aproximar ou acostumar dois cães juntos, sabe que muitas vezes o comportamento de um ou de outro é o que dificulta o processo. Então, por este motivo, alguns animais mais acostumados a presença de outros pets, costumam agir de maneira bastante passiva, de modo a receber o novo amiguinho que eventualmente é mais agressivo ou assustado.

Quebrar o gelo nestas situações é bem importante para garantir que não haja, ali, algum tipo de conflito violento, criando situações desconfortáveis para os cães e também para os tutores.

Cachorro cheirando o chão: Cães não cheiram apenas o chão para demonstrar estas atitudes amistosas

Se você acha que os cachorros cheiram apenas o chão para demonstrar situações de amistosidade, saiba que isto pode acontecer em vários outros tipos de superfícies ou objetos. Na verdade, cheirar o chão é algo mais cômodo e rápido, pois o chão está ali logo a frente dos pets. Mas poderia ser uma árvore, um objeto, um brinquedo, um móvel, um automóvel ou o que for.

O importante neste comportamento é fazer com que o outro cão se sinta mais a vontade no ambiente e vá cheirar o chão, árvore ou objeto junto com o outro animal. É como se o cãozinho mais amistoso quisesse dizer: “ei, vem aqui cheirar isso, tem um cheiro diferente aqui!”. E assim, o gelo é quebrado e uma possível reação mais agressiva é contida.

Entender comportamentos básicos e comuns do seu cãozinho, faz com que você possa oferecer a ele um conforto maior e um bem-estar acima da média, visto que você saberá exatamente como agir em cada situação diferente. Agora, quando você notar seu cãozinho cheirando o chão em um ambiente desconhecido com outro cão, já sabe o que é!