Um cachorro encarando pode ser desconfortável em determinadas situações. Só que em outras, pelo contrário: pode ser até bem divertido.

Afinal, o olho no olho ajuda a gerar uma conexão maior e, por isso, é muito fácil que tutor e cão estejam mais próximos quando as encaradas acontecem.

No entendo, se você quer saber em detalhes os motivos para que essas encaradas aconteçam, está no lugar certo. Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a compreender por que os cachorros encaram e se isso é bom ou ruim para a relação.

Se você quer aprender como fazer o cachorro parar e de encarar, ao fim do artigo, te ensinamos como. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

cachorro encarando

Cão encarando tutor – Foto: Freepik

Cachorro encarando – Por que eles fazem isso?

Um cachorro encarando faz isso por inúmeros motivos diferentes. Na verdade, ele não sabe que está encarado e quem interpreta isso é o tutor. Para o cão, ele apenas está observando atentamente o que você, tutor, está fazendo ou vai fazer.

De maneira geral, um cachorro fica encarando o tutor pois ele está esperando por alguma coisa.

Ou seja, ele está ansioso por algum acontecimento que vai acontecer após as encaradas. E portanto, fixar os olhos no tutor é uma maneira de “não perder absolutamente nada” dali em diante.

Muito embora as encaradas, muitas vezes, pareçam intimidar, nem sempre é assim. Só que em algumas situações, é preciso ter cuidado, pois o cão pode estar em situação de alerta.

Abaixo, entenda alguns motivos que fazem os cães ficarem encarando o tutor.

Cachorro encarando – Eles estão esperando por interação

Um cachorro encara o tutor por inúmeros motivos diferentes. Não é raro que as encaradas venham antes de alguma atitude mais “brusca” do animal, como pular para brincar ou algo do tipo.

Nesse caso, as interações podem ser feitas justamente porque os cães estão esperando por alguma atitude do seu tutor. Uma atitude de brincadeira ou interação, geralmente, é o que eles estão esperando.

Por isso, se você notar o seu cãozinho encarando sem parar, é sinal de que ele está atento para algo que vai acontecer. Principalmente se ele já estiver condicionado a alguma coisa/ruído.

Por exemplo, se ele reconhece o barulho da guia para ir passear e você mexer nela sem querer, ele poderá ficar encarando. Afinal, ele cria expectativa de que algo bom vai acontecer – que é ir passear.

Cachorro encarando – Possivelmente esperam ganhar um petisco

Outro motivo pelo qual os cachorros encaram, é quando eles sabem que vão ganhar um petisco ou um biscoito canino. Ou, ainda, quando eles demonstram querer ganhar. Nesse caso, eles podem até fazer a famosa carinha de “pidão”.

Se você notar o seu cachorro encarando sem parar dentro de casa em situações comuns do dia a dia, saiba que ele pode estar querendo um petisco. Principalmente se ele para “do nada” para ficar olhando pra você.

Nesse caso, as chances de ele querer um petisco são ainda maiores.

Geralmente, essas encaradas vão acontecer depois que você fizer algum movimento ou ruído específico. E aqui, o mesmo vale para o ruído da guia. Se o cão ouve o barulho do pacote de petisco, ele sabe que vai ganhar um presente e vai ficar encarando.

Portanto, cuidado ao mexer nas coisas do seu cãozinho. Você pode atiçar nele uma vontade que você não poderá suprir na hora.

cão e tutora

Tutora e cãozinho – Foto: Freepik

Cachorro encarando – Você já elogiou seu doguinho hoje?

Os cães amam seus tutores. Eles são devotos ao seu dono e, por isso, é muito comum que eles esperem algo “em troca” disso.

Esse “algo em troca” geralmente vai ser comida, carinho ou elogio. Por isso, um cachorro encarando sem parar pode ser, na verdade, um pedido de carinho/elogio.

Você já elogiou o seu cão hoje? Pois bem, saiba que eles amam ouvir palavras fofas da boca do tutor e, por isso, eles podem sentir carência nesse sentido.

É muito comum um cão se condicionar a situações do dia a dia somente por conta de elogios e interações carinhosas. Um cão pode saber quando é hora de comer ou de passear somente através do timbre da sua voz.

E se você usar essa voz durante o dia, ele poderá ficar encarando, pois acha que vai ganhar algo bom.

Adestramento pode gerar atenção extrema do cão

Outro motivo que pode deixar um cachorro encarando o tempo todo, é o fato de ele ser adestrado. Ou seja, um cão adestrado, que é acostumado com determinados sons e ruídos, pode ficar em estado de alerta quando ouve esses timbres.

Além disso, um cão adestrado geralmente vai esperar o comando do tutor para que ele faça algo. Essa espera, então, gera também as famosas encaradas. Eles ficam olhando para o tutor a espera de um sinal positivo para determinada atividades do dia a dia.

Por isso, se você não sabe por que seu cachorro está encarando você, saiba que pode ser justamente o fato de ele ser adestrado. Ele olha para o seu líder a espera dos próximos movimentos.

O cão quer entender quais são os próximos passos

Um cachorro gosta de saber quais são os “próximos passos” no dia a dia. Eles odeiam quebras de rotina e mudanças de ambientes/imóveis. Quanto mais adequada e ajustada for a rotina do cachorro, melhor ele vai se sentir no dia a dia.

As encaradas podem surgir justamente quando o cão não sabe o que vai acontecer depois. Ele fica esperando o tutor dar algum comando/petisco/elogio e, por isso, fixam o olhar.

Essas encaradas, em alguns casos, pode ser um desconforto ou ansiedade do animal. Afinal, ele está esperando que algo aconteça, quando na verdade, você está fazendo outra coisa.

Crie uma rotina adequada e bem demarcada no dia a dia do cachorro. Assim ele vai saber quais são os “horários” das coisas.

cachorro encarando

Cachorro olhando pra cima – Foto: Freepik

É perigoso um cachorro encarando o tutor o tempo todo?

Alguns tutores acham fofo e outros ficam constrangidos com as encaradas dos cachorros. Mas, afinal, é perigoso que um cachorro fique encarando seus tutores o tempo todo?

A verdade é que depende de muitos fatores. As encaradas podem ser boas ou ruins, dependendo da situação. Veja algumas circunstâncias que você deve considerar:

  • Observe as reações do animal.
  • Em que situação as encaradas ocorrem?
  • O cão está com medo/desconfortável?

A seguir, entenda mais sobre cada uma das situações acima.

Observe as reações do animal

Observar as reações do animal é importantíssimo. É a partir disso que você poderá interpretar que as encaradas são positivas ou não. Por exemplo, se o cachorro estiver rosnando, a encarada não é positiva. Nesse caso, o cão está bravo e poderá ter uma reação agressiva.

Além disso, é importante observar o ambiente e os contextos. Não é difícil saber quando um cão está encarando por estado de atenção e defesa. O rabo e as orelhas de em pé ajudam nessa leitura corporal.

Em que situação as encaradas ocorrem?

Outro fator que você precisa observar para entender as encaradas dos cachorros, é a situação e o contexto. Ou seja, em que situação o cão está encarando o tutor e por que ele está fazendo isso?

Ao interpretar isso, vai ficar mais fácil para “decifrar” os olhares enigmáticos dos nossos melhores amigos. Tente observar e entender por que o cão ficou daquele jeito e isso vai te indicar se o cão está fazendo aquilo por querer algo ou por estado de alerta de defesa.

O cão está com medo/desconfortável?

Outro fator que você deve se atentar ao observar o seu cãozinho encarando, é o estado dele.

Se ele estiver com medo ou em estado de desconforto, ele poderá encarar também. E nesse caso, você deve tomar cuidado para não assustá-lo ainda mais. Ele também pode reagir com agressividade em situações de medo.

Inclusive, aqui no site já temos um artigo sobre isso. Leia depois: Cachorro com medo: Como agir?

cão atento

Cão atento – Foto: Freepik

Como fazer o cachorro parar de encarar

Se você se sente desconfortável com o cachorro encarando o tempo todo, é possível criar determinados “comandos” para que ele pare com isso. Na verdade, você terá que evitar algumas coisas para condicioná-lo a não ficar mais encarando. Veja como:

Não interaja com o animal

Sempre que você interage com o cachorro, ele percebe a situação como positiva. Ou seja, ele vai continuar fazendo o que fez antes de receber a interação. Afinal, tudo que o cãozinho quer é que seu tutor interaja com ele, se possível, o dia inteiro.

Por isso, se você quer que o cão não encare mais, sempre que ele fizer isso, não faça nada. Deixe ele encarar. Não dirija a palavra a ele, faça carinho, dê petisco ou qualquer coisa do tipo.

Se você fizer qualquer coisa que ele goste, ele vai condicionar as encaradas como receita para conseguir mais.

Evite a troca de olhares

Outro fator que pode fazer o cão desistir de encarar, é quando você não troca olhares com ele. A troca de olhares gera uma conexão muito grande e, por isso, se você encarar de volta ele vai se condicionar cada vez mais ao ato.

Deixe ele encarando. Desvie o olhar e não interaja. Tudo isso vai fazer o cão entender que as encaradas não levam a nada – E, com o tempo, ele vai parar.

Não dê comida/petiscos nesse momento

E por fim, nunca dê petiscos/comida no momento das encaradas.

Se você quer que o cão pare com isso, os petiscos vão reforçar positivamente a situação e sempre que ele quiser um biscoito canino, vai encarar.

Anote nossas dicas e cuide do seu melhor amigo!