Você já viu um cachorro lambendo o focinho de outro cachorro? Esse comportamento pode indicar algumas coisas bem interessantes sobre seu dog.

Os cachorros são bichos bem inteligentes e seus comportamentos não são por acaso, pois todos têm uma explicação que motiva o cão agir de tal forma. Além disso, os pets são sociáveis com outros animais e pessoas, e gostam de demonstrar sentimentos na maioria das vezes. E uma dessas demonstrações é o ato de lamber.

Para se aprofundar um pouco mais sobre o tema, continue a sua leitura.

Cachorro lambendo o focinho de outro cachorro – Entenda

cachorro lambendo o focinho

Cachorro lambendo o nariz – Foto: Freepik

Em determinadas situações, o tutor pode perceber o cachorro lambendo o focinho de outro cachorro, e isso no reino animal é totalmente normal. Pode ser um ato de comunicação, de afeto e até mesmo pode indicar algum problema de saúde. Vamos explicar melhor tudo isso a partir de agora. Acompanhe os tópicos abaixo.

Comunicação entre cães

Uma das explicações para o cachorro lamber o focinho de outro cão é a comunicação canina, pois assim como nós humanos, os doguinhos também se cumprimentam. Esse gesto é semelhante ao nosso “beijo na bochecha”, que ocorre quando encontramos alguém conhecido ou apenas para cumprimentar outra pessoa.

Contudo, os cães tímidos lambem o focinho de cachorros dominadores em sinal de respeito, mostrando que são simpáticos e que não querem encrenca. É bem comum os cães que já são amigos se encontrarem e se cumprimentarem com uma lambida no focinho, pois isso é uma forma de dizer “oi”, de um modo amigável.

Sinalizar um problema de saúde

Outro motivo de o cão lamber o focinho de outro pet é sinalizar algum problema de saúde, agindo excessivamente com lambidas na região. Esses comportamentos podem estar indicando que o cachorro está doente, necessitando de uma atenção imediata do tutor. Problemas como tumores, lesões na região e sangramentos são alguns dos motivos de tantas lambidas no focinho do pet.

Portanto, quando o tutor observar esses comportamentos de forma excessiva, verifique se o cãozinho não está sinalizando um problema de saúde. Se precisar, oriente-se com um veterinário sobre esses episódios.

Filhote lambendo o focinho da mãe

Um comportamento bem comum é o filhote lamber o focinho da mãe, principalmente quando estão no processo de desmame. No entanto, o motivo pelo qual o filhote lambe o focinho da cadela, não está relacionado com uma troca de carícias ou cumprimento, mas sim, com uma questão de sobrevivência.

Quando o filhote lambe o focinho da mãe ele está realizando um ato instintivo, com intenção de a cadela regurgitar um alimento semi-digerido. No reino animal isso é bem comum. A mãe geralmente regurgita o alimento para introdução de uma alimentação semi-sólida para o filhote.

Por que o cachorro lambe o próprio focinho?

cachorro lambendo o focinho

Cachorro lambendo o nariz – Foto: Freepik

Você já deve ter percebido que o cachorro lambe o próprio focinho, não é mesmo? Esse também é considerado um comportamento normal no mundo dos cães, e vamos entender o porquê.

Um dos motivos de ele lamber o seu próprio focinho é para demonstrar alegria quando o tutor chega em casa; no recebimento de um brinquedo novo; comida ou quando vai sair para passear.

Sabemos que o olfato do cachorro é um verdadeiro rastreador natural, onde ao lamber o próprio focinho tenta coletar informações ou fazer a limpeza do local para captar novos odores.

Contudo, se o cachorro lambe excessivamente seu focinho, também pode estar indicando um problema de saúde, que pode ser tanto físico quanto psicológico. Inclusive, nós já falamos sobre a saúde mental dos cães neste artigo aqui: Saúde mental dos cães.

Alguns problemas de saúde que podem ser descobertos através das lambidas que o cão dá no próprio nariz, são os transtornos compulsivos, disfunções cognitivas, náuseas, dor de dente, desconforto gastrointestinal, convulsões e até cinomose.

Por mais que seja fofinho ver o cachorro lambendo o focinho de outro cachorro ou o seu próprio, devemos considerar que os cães são animais bem inteligentes. Por isso, todos os comportamentos deles têm um motivo, que pode ser bom ou ruim. Portanto, é nossa responsabilidade observar e fazer com que eles possam ter uma vida de qualidade e conforto em todos os momentos.

Cuide do seu dog!