Se você já viu um cachorro lambendo o pé do tutor, este artigo vai te ajudar a entender melhor os motivos pelos quais os cães insistem nesta atitude. Afinal, a gente já sabe que a língua é um excelente meio de absorção de informações por parte dos cães. Só que, será que os pés dos tutores têm tantas informações assim?

É o que vamos entender a partir de agora. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Cachorro lambendo o pé do tutor – Por que isso acontece?

cachorro lambendo o pé do tutor

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Um cachorro lambendo o pé do tutor pode ser algo muito recorrente. Só que, o que parece algo carinhoso, como os lambeijos caninos, pode ser algo bastante perigoso tanto para o cão, quanto para o tutor.

E não só porque a língua do cachorro é cheia de bactérias que podem nos fazer mal. Mas também, porque se o cão está fazendo isso, é sinal de que ele pode estar com algum problema de comportamento ou até de saúde.

Para te ajudar a entender melhor, separamos alguns motivos pelos quais um cachorro pode lamber o pé do tutor. Veja:

  • O ato pode ser apenas afeto;
  • A língua do cão colhe muitas informações do ambiente;
  • Síndromes de ansiedade podem ser os motivos;
  • O cachorro pode querer sentir o gosto da pele;

Falaremos mais sobre cada item da lista a partir de agora, de forma que você possa entender, em detalhes, as motivações. Quem sabe, você identifica os padrões de seu cão e, assim, descobre o porquê ele lambe seus pés.

Cachorro lambendo o pé do tutor – O ato pode ser apenas afeto

Isso mesmo! Em alguns casos, o cachorro lambendo o pé do tutor pode ser apenas um ato de carinho e algum cumprimento. Nada mais do que isso.

Ou seja, muitas vezes o cachorro vai dar uma lambida para receber o tutor em casa depois de um dia de trabalho ou para chamar atenção e convidá-lo para uma brincadeira.

Ao lamber, o cão sabe que o tutor irá senti-lo e percebê-lo. E isto, obviamente, é de total interesse do cão, que pode estar procurando por um momento de diversão e brincadeiras naquele momento.

Só que se este ato for repetido e não em determinados padrões do dia, pode ser que haja, sim, algum problema com o cão. Vamos entender mais algumas situações. Continue lendo.

cachorro lambendo o pé do tutor

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

A língua do cão colhe muitas informações do ambiente

A língua é um órgão importantíssimo na anatomia canina. Afinal, é a partir da língua que o cachorro consegue perceber o ambiente e, assim, recolher várias informações sobre ele.

Inclusive, é com a língua que o cachorro consegue perceber as emoções de outros cães e também dos tutores.

Por isso, ao lamber nossos pés, pode ser que o cão esteja buscando por alguma informação específica. Ele pode ter sentido o cheiro de algum elemento diferente e isto chamará a atenção dele.

Por exemplo, se você caminhar de chinelos em um parque, pode ser que seus pés fiquem com cheiro de outros cães – e o seu cãozinho vai querer entender estas informações.

Síndromes de ansiedade podem ser os motivos

Outro fator bastante recorrente que faz um cachorro lamber os pés do tutor, é o fato de ele se sentir sozinho ou ansioso. Infelizmente, a síndrome da ansiedade de separação é bastante recorrente e você precisa ficar atento para que ela não avance em seu cão.

Inclusive, já falamos mais sobre ela neste artigo aqui: Síndrome da Ansiedade da Separação.

Por exemplo, se o seu cachorro passou muito tempo longe de você e ele não está condicionado a entender que isto está tudo bem, ele poderá lamber seus pés. Ele faz isso para saber por onde você andou e para tentar demonstrar a você que ele está presente. Ele quer chamar atenção.

Portanto, se você notar seu cão lambendo seus pés, não romantize a situação. Tente entender os motivos e busque ajuda de um profissional. Pode não ser nada. Mas também, pode indicar um problema.

O cachorro pode querer sentir o gosto da pele

Outro fator recorrente e até simples que faz um cão lamber os pés do tutor, é o fato de o animal querer sentir o gosto da pele. Como você sabe, a língua dos cães é realmente muito poderosa. Ela consegue perceber informações mínimas. E na pele dos tutores, há muitas informações que geram curiosidade.

Inclusive, pode ser que o cão esteja lambendo apenas para sentir o gostinho de sal que a pele tem, devido ao suor.

cachorro lambendo o pé do tutor

Cão sentado – Foto: Freepik

Pode deixar o cachorro lamber o pé?

O ideal é que você não deixe o cão lamber seus pés.

Por mais que isto possa ser apenas um lambeijo, saiba que os lambeijos também podem trazer problemas de saúde. Há muitas bactérias na língua do cachorro e, em caso de contato com nossa corrente sanguínea, vários problemas podem ocorrer.

Inclusive, também não é recomendado que você deixe o cão lamber qualquer outra parte do seu corpo, como rosto ou mãos. Afinal, estas são regiões ainda mais sensíveis e que podem, sim, proporcionar problemas bem graves de saúde, principalmente se o cão não for vacinado e vermifugado.

Manter uma relação saudável com seu cão não é deixar ele fazer o que ele quiser. Mas sim, criar limites, adestrá-lo adequadamente e cuidar de situações comportamentais. Em caso de dúvidas, peça ajuda para um veterinário.