Ter um cachorro medroso em casa é, sem dúvida nenhuma, uma situação bastante delicada. Afinal, um cachorro medroso pode facilmente desenvolver vários outros problemas relacionados a saúde, visto que o estresse que uma situação de medo causa, é muito grande.

No entanto, o que podemos fazer para que o cão não seja tão medroso? Ou, ainda: há como evitar que o cão seja tão medroso? É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema. Se você tem um cachorro medroso em casa, poderá ajudá-lo com algumas dicas práticas.

Acompanhe!

Como ajudar um cachorro medroso a não ter tanto medo

cachorro medroso

Cão deitado – Foto: Freepik

Um cachorro medroso é, na verdade, um cachorro que está refletindo algum tipo de desequilíbrio em alguma outra área da vida dele. Afinal, se ele tem medo, é por algum motivo. Por isso, a nossa dica mais importante para conseguir entender o comportamento de medo, é: não duvide do medo do cachorro e não menospreze-o por isso.

Muito embora o medo faça parte do instinto canino e tem a ver com a sobrevivência, em algumas situações o medo pode ser bastante ruim. Medo de barulhos do dia-a-dia, por exemplo, podem afetar o dog de maneira tão negativa, que muitas vezes o dog fica com medo até de ficar em casa!

Se você já notou algum tipo de desconforto muito fora da curva no seu dog, é importante ficar alerta para ajudá-lo de alguma maneira. Afinal, ele precisa se sentir bem em casa. Caso contrário, vários problemas de saúde e comportamento podem aparecer.

Veja algumas dicas para ajudar um cachorro medroso a não ter tanto medo:

  • Entenda as motivações para o medo iminente;
  • Não tente forçar o cachorro a ficar com você durante a crise de medo;
  • Não crie alarde e situações que geram mais estresse para o animal;
  • Deixe o cão se esconder, se é isso que ele quer fazer;

Explicaremos em detalhes cada item da lista acima. Continue lendo!

Entenda as motivações para o medo iminente

cachorro medroso

Cão com medo – Foto: Freepik

Cachorros têm medo de situações complexas que para nós, humanos, talvez não faça tanto sentido. Por exemplo, o barulho de chuva e trovoada, pode fazer com que o cão entre em pânico e procure abrigo. A gente sabe que não vai acontecer nada demais. Mas para o cão, a perda do controle sobre a situação, faz com que ele fique ansioso e gere estresse devido ao medo.

Por isso, antes de mais nada, você precisa entender quais são as motivações para o medo iminente do seu doguinho. Não adianta buscar tratamentos ou formas de ajudar o cão, se você não entender o que está motivando este medo.

Buscar a origem do problema vai fazer com que, primeiramente, você possa se acalmar. Afinal, ver a aflição do doguinho também nos proporciona angústia. E assim que você entender porque o cão fica com tanto medo, poderá agir para ajudá-lo de alguma maneira não invasiva.

Por exemplo: se você notar que o cão tem medo de barulhos do dia-a-dia, como barulho de buzina, carros e tratores, poderá começar, aos poucos, a acostumar o dog com estes sons. Ligue o som baixinho em casa, na TV ou celular, para que o cão possa começar a conviver com isso de uma forma mais natural.

Não tente forçar o cachorro a ficar com você durante a crise de medo

Depois que você descobriu as motivações para o medo do seu cãozinho, é hora de entender que, se o cão procura abrigo para se esconder, você precisa respeitar isso. Ou seja, não tente tirar o cão do esconderijo ou puxá-lo para perto de você. Este tipo de atitude nada mais é do que uma humanização do cão – e isto é bastante prejudicial a ele.

Cães não são humanos e não devem ser tratados como tal. Então, se ele busca abrigo durante uma crise de medo, você deve deixar. Não estimule ele com falas finas ou palavras de aconchego. Se ele sentir que você está bajulando ele durante o momento de medo, ele condicionará que o medo é bom e poderá se condicionar a ficar com cada vez mais medo.

Simplesmente deixe o cão se esconder e busque tratar o problema com atitudes de prevenção. Acostumar o dog aos barulhos, por exemplo, é um bom começo. Adestrá-lo para se sentir mais confiante e seguro, é um passo subsequente igualmente importante.

Não crie alarde e situações que geram mais estresse para o animal

cachorro medroso

Cão escondido – Foto: Freepik

Um cachorro medroso tende a ficar com muito mais medo, se o tutor o estimula para isso. Ou seja, se o cão tem medo de fogos de artifício e procura esconderijo assim que os fogos começam, não fale alto, não brigue e nem estimule sensações ruins no doguinho. Apenas mantenha o ambiente neutro do ponto de vista sensitivo.

Você não pode estimular nenhum tipo de comportamento negativo no cão quando ele apresenta medo. Por exemplo, falar alto ou até mesmo brigar com o cão quando ele chora de medo ou se esconde, é algo que poderá deixá-lo ainda mais ansioso, triste e, claro, com muito mais medo. Se você quer um cão calminho e tranquilo, haja desta forma.

Deixe o cão se esconder, se é isso que ele quer fazer

Uma das coisas mais importantes que o tutor pode e deve fazer para ajudar o cão, é mantê-lo escondido, se é isto que ele quer. Ou seja, não puxe-o para fora do esconderijo e muito menos leve-o para perto daquilo que está provocando medo. O ato de “encarar” o medo não funciona como a maioria das pessoas acredita que funciona.

É preciso entender o medo, trabalhar situações para proporcionar conforto ao dog e jamais forçá-lo a alguma coisa. Se o cão quer se esconder, deixe-o se esconder. Apenas certifique-se de que a casa está bem fechada e que o local do esconderijo é seguro, confortável e tranquilo para ele.

Como se aproximar de um cachorro medroso

cão com medo

Cão com medo – Foto: Freepik

Se aproximar de um cachorro com medo pode ser bastante desafiador. Principalmente se o cão está muito agitado, é importante manter a calma e a distância. Não tente encostar no cachorro ou colocar a guia. Neste momento, o cão estará com os instintos a flor da pele e ele poderá machucar você e se machucar.

Use biscoitos caninos para mostrar ao cão que você veio em paz e que não há nada a temer. De maneira nenhuma encare o cãozinho diretamente nos olhos. Isto cria uma sensação de desafio e o animal poderá ficar ainda mais estressado.

Busque ajuda profissional para condicionar seu dog a uma vida menos estressante, mais confiante e segura.