O seu cachorro morde quando recebe carinho? Essa é uma situação muito interessante e ambivalente, já que nem sempre as mordidas são um sinal de defesa. Mas algumas vezes pode ser.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Se o seu cachorro morde quando recebe carinho, saiba que você não está sozinho(a), já que essa é uma reação muito comum. Especialmente em filhotes.

Continue lendo para saber mais.

Seu cachorro morde quando recebe carinho

Cachorro com aspecto de agressividade – Foto: Canva

O cachorro morde quando recebe carinho: o que pode ser?

Se o seu cachorro morde quando recebe carinho, saiba que ele não é o único cão a fazer isso. Afinal, especialmente cães filhotes ou adultos com manias, podem ter esse tipo de reação, que muitas vezes fala mais do tutor do que do próprio cão.

Os cães são submetidos a situações diversas na rotina e algumas coisas podem causar estímulos extremos. As mordidas, em alguns casos, pode ser uma reação ambivalente: de defesa ou de carinho.

Abaixo, veja alguns motivos pelos quais o seu cachorro morde quando recebe carinho:

  • Falta de socialização;
  • Poucos estímulos de brincadeiras durante o dia;
  • Falta de sono ou interrupção;
  • Proteção da comida (fonte de sobrevivência);
  • Falta de adestramento;
  • Medo e desconfiança;
  • Ele pode se sentir encurralado;
  • Cócegas;
  • Excesso de excitação;
  • Demonstração de carinho.

A seguir, saiba mais sobre cada um dos tópicos e entenda como o seu cão reage em cada um deles.

Falta de socialização

A falta de socialização é um problema grave e que pode afetar todos os cães que não aprendem a socializar de maneira adequada. Isto é, eles não aprendem que precisam tomar cuidado na hora de reagir e acabam passando da conta.

Há muitas diferenças entre socialização e adestramento, já que uma coisa não tem nada a ver com a outra – mas ambas se complementam. Nesse caso, é importante saber que a socialização deve ser feita desde a fase filhote.

Ou seja, quanto antes você mostrar ao seu cão que ele não é o “centro do universo”, melhor. Mais tranquilo ele será e menos reações extremas – como as mordidas – ele terá.

Poucos estímulos de brincadeiras durante o dia

O cachorro precisa se divertir, brincar, correr e gastar energia de maneira geral. Ou seja, você precisa ser responsável por levar o seu cão para esses passeios de modo que o cão gaste a energia que o faz ficar ansioso e morder quando recebe carinho.

Um cachorro morde quando recebe carinho pois ele está indicando que, de alguma maneira, ele está descontente. Pode ser um excesso de excitação (se sentindo muito feliz), ou pode ser algo como defesa do território.

Gastando energia, isso pode ser resolvido – ou pelo menos, você estará em um caminho promissor para resolver.

Falta de sono ou interrupção

Essa é uma daquelas condições especialmente interessantes e que pode ser comparada até mesmo com o comportamento humano, que é: ninguém gosta de ser interrompido durante o sono!

Sim, os cães também não gostam de ter o seu sono interrompido, especialmente se isso acontecer com o tutor encostando no cão tentando fazer carinho enquanto ele dorme. Nesse caso, o dog pode reagir de maneira extrema – com uma mordida.

Para evitar, é só deixar o cão dormindo e tranquilo, sem atrapalhar ou incomodar a hora do descanso. Especialmente se o cão for filhote, que é a fase que eles podem dormir até 18 horas por dia!

Seu cachorro morde quando recebe carinho

Cão mostrando os dentes – Foto: Canva

Proteção da comida (fonte de sobrevivência)

A fonte de sobrevivência dos cães é a comida. E por isso, eles vão defender com unhas e dentes o seu pote de ração. Especialmente enquanto estiverem comendo. Nesse caso, as mordidas podem ser pesadas.

Por isso, não mexa no seu cão enquanto ele come. Nem mesmo para fazer carinho. Afinal, isso pode significar alguma importunação que o cão não vai perdoar. Mesmo você sendo o seu tutor.

Lembre-se que os cães têm instintos que não podemos simplesmente “ir contra”. É assim e pronto. Respeite o seu dog e ele certamente não vai reagir de maneiras abruptas, como é o caso das mordidas.

Falta de adestramento

A falta de adestramento é também um fator determinante para que o seu cão cometa as “atrocidades” das mordidas. Nesse caso, o sentimento é também ambivalente. Afinal, um cão adestrado seguirá os comandos do tutor, e isso é ótimo para o seu próprio bem-estar.

No entanto, é importante lembrar que o humano não se torna o “líder” do cão. Mas sim, o seu guia. O cão passa a entender comandos de adestramento por reforço positivo e assim passa a ter uma vida muito mais tranquila e equilibrada.

Portanto, adestre o seu melhor amigo. Comece desde cedo, ensinando comandos básicos. Isso vai ajudá-lo a ter muita clareza no médio e longo prazo!

Medo e desconfiança

O medo e a desconfiança, infelizmente, podem acompanhar o seu cão por toda a sua vida.

Especialmente se ele não receber nenhum tipo de “tratamento” prévio, como os adestramentos e a socialização. E nesse caso, o cachorro morde quando recebe carinho justamente por desconfiar de que algo vai prejudicá-lo.

Inclusive, os cães gostam de receber carinho em locais específicos. Vale a pena dar uma olhada neste artigo sobre o assunto: Onde cachorros gostam de carinho?

Cachorro morde quando recebe carinho – Ele pode se sentir encurralado

Essa é uma situação muito evidente, mas que nem sempre o tutor leva em consideração. Afinal, alguns cães são tão fofos que seus tutores simplesmente esquecem que eles são seres vivos, e não um ursinho de pelúcia.

Abraços apertados e a sensação de sufocamento vão fazer o cachorro se sentir encurralado. E o que acontece nesse caso? Exatamente: o cão pode morder de maneira defensiva. Dependendo do tamanho e da força do cachorro, o estrago pode ser grande.

Por isso, nunca encurrale o seu dog. Em momento nenhum, deixe-o se sentir “sem saída”. Mesmo que ele seja muito tranquilo e sem indícios de agressividade, saiba que ele vai querer se defender.

Novamente: é o instinto falando mais alto.

cabo de guerra

Cão fazendo cabo de guerra com o tutor – Foto: Canva

Cachorro morde quando recebe carinho – Cócegas

Antes que você pergunte, saiba que sim: os cães também sentem cócegas. É claro que eles não sabem o que é “cócega”, mas eles interpretam como uma sensação ruim, que os tira da zona de conforto e os coloca na zona de defesa.

Quando um cão precisa se defender, a boca será uma das principais “armas”. Seja grande ou pequeno, o cão vai tentar morder para tirar dali aquela mão do tutor que está causando cócegas.

A região das costas e do ombro são muito convidativas e os cães gostam de carinho ali. Pode servir até mesmo como recompensa para eles. Porém, evite quando eles estão se alimentando ou roendo um osso, por exemplo.

Excesso de excitação

O excesso de excitação pode ser um motivador muito grande para um cão sair mordendo o que vê pela frente. Ou seja, quando o cão está muito eufórico e com muita energia por qualquer situação, morder pode ser uma válvula de escape. Mesmo que seja “de levinho”.

Portanto, cuidado ao animar demais o seu cão com o que ele gosta de fazer, como caminhar, passear, correr, comer um petisco ou mesmo tomar banho de mangueira. Essas situações deixam o dog muito animado e ele pode reagir com mordidas.

Cachorro morde quando recebe carinho – Demonstração de carinho

As demonstrações de carinho podem acontecer de inúmeras maneiras diferentes. E adivinhe? Sim, morder é uma delas!

Portanto, se o cachorro morde quando recebe carinho, saiba que ele pode estar retribuindo o carinho, só que de um jeito diferente, que é mordendo a mão do tutor – ou onde a boca alcançar.

Essas mordidas podem ser fortes ou leves, tudo vai depender do tamanho e da força do cachorro. Por isso, tome cuidado e lembre-se que os cães gostam de usar a boca para se comunicar e transmitir sensações. Especialmente os filhotes, que estão “descobrindo” os dentes.

dentes do cão

Cachorro mordendo algum brinquedo – Foto: Canva

Como evitar que o cachorro morda você mesmo de brincadeira

Conforme você entendeu até aqui neste artigo, é muito importante conhecer o seu dog e entender que ele pode ser estimulado de muitas formas diferentes – para o “bem” ou para o “mal”. Nesse caso, leia o “mal” como uma forma de morder forte e defensivamente, e o “bem” como uma forma de morder brincando.

Não faça cócegas no cachorro; evite de interagir fisicamente com ele enquanto ele come; não o deixe em uma situação de encurralamento; não provoque-o de qualquer maneira; entre outras condições.

Ao entender como o cão reage, você terá um cão muito mais tranquilo.

O que significa quando o cachorro morde a mão do tutor

O cachorro morde quando recebe carinho ou quando se sente intimidado.

As situações são diferentes, com a mesma reação – e muitas vezes, é nítida a diferença da mordida, sendo que a mordida de “brincadeira” não tem aspecto de agressividade.

  • Se for filhote, pode ser que o cão quer descobrir e sentir seus dentes;
  • Se for adulto, pode ser por qualquer motivo mencionado anteriormente.

Cuide do seu dog!