Um cachorro muito quieto pode ser sinal de que ele está com algum tipo de desconforto. Principalmente se o cachorro, até ontem, estava brincalhão e agitado.

No entanto, ainda assim, um cachorro muito quieto também pode ser apenas um sinal de descanso. Afinal, se ele gastou muita energia no dia anterior, provavelmente vai querer se recuperar no outro dia.

Existem inúmeras variáveis que podem deixar o cachorro muito quieto no dia a dia. Algumas delas são graves e outras não. Por isso, continue lendo.

O Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre esse tipo de comportamento.

Cachorro muito quieto – O que pode ser?

cachorro muito quieto

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Um cachorro muito quieto é sinal de que o doguinho precisa de uma atenção especial. Afinal, se ele ficou quietinho “do nada”, é sinal de que ele está com algum problema, tipo alguma dor localizada.

No entanto, é importante considerar, também, a rotina do seu melhor amigo. Se é uma rotina muito cansativa, ele pode estar apenas descansando.

Mas se for uma rotina muito tediosa, pode ser que o dog esteja passando por algum tipo de depressão canina. Ou seja: as variáveis são inúmeras. E para te ajudar a entender isso, veja alguns motivos que podem deixar o cachorro muito quieto:

  • Mudança brusca de rotina.
  • Depressão canina.
  • Alterações no ambiente do cachorro.
  • Alteração na quantidade de membros da família.
  • Um novo cachorro no ambiente.
  • Brigas ou agressões.
  • Dores localizadas ou desconfortos.
  • Medo de barulhos (tipo trovoada).

A seguir, veja detalhes da lista acima.

Mudança brusca de rotina

Os cachorros gostam de rotina. A mudança brusca de rotina é um fator crucial para que os cães possam, de alguma maneira, se sentirem perdidos. Afinal, eles estão acostumados a algo, e esse “algo” simplesmente desaparece.

Aqui no blog, já temos um artigo que fala da importância da rotina para os cães. Veja depois: Como criar uma boa rotina para o cachorro e qual a importância dela.

De maneira geral, sempre que a rotina do seu melhor amigo é alterada, ele vai sentir. Cães gostam de rotina. Precisam de rotina. E se a rotina desaparecer, eles podem ficar um pouco perdidos – e tristes.

Depressão canina

Você sabia que os cães também têm depressão? Sim, trata-se da depressão canina. Esse tipo de problema é muito comum em cães que passam por algum processo doloroso mentalmente.

O exemplo da mudança de rotina, que mencionamos anteriormente, se encaixa nisso. Afinal, um cão que muda a rotina de maneira brusca, é um cão que pode desenvolver depressão.

Além disso, ele também pode ficar depressivo por outros motivos, como a falta de companhia do tutor. Falta de estímulos e de gasto de energia podem deixar o cachorro muito quieto. Que pode ser um sinal de depressão.

cachorro muito quieto

Cachorro quieto – Foto: Freepik

Alterações no ambiente do cachorro

As mais simples alterações no ambiente em que vive o seu cachorro pode fazê-lo ficar quietinho no canto dele. Afinal, isso se encaixa com a rotina. E a rotina, como você sabe, é um fator determinante para que um cão se sinta completo no ambiente.

Se você mudar uma parede de lugar, um móvel ou mesmo uma janela, o cão vai sentir. Além disso, se as alterações forem bruscas, como uma mudança de casa, o cão pode ficar bastante apreensivo – e pode ficar quietinho no canto dele.

Qualquer tipo de alteração na rotina do cachorro pode levá-lo a quadros de tristeza. Ou, no mínimo, ansiedade e estresse. Que depois podem levar a tristeza. Por isso, tome cuidado com os ajustes que você faz em casa.

Alteração na quantidade de membros da família

Outra alteração que pode deixar o cachorro muito quieto é a quantidade de membros na família. Se você vai aumentar ou diminuir a quantidade de membros dentro da sua casa, o cão vai sentir isso.

Pode ser com a chegada de um bebê, com o falecimento de algum membro da família ou mesmo visitas que vão “passar alguns dias”. Todos esses fatores podem gerar estresse no doguinho. Em casos graves, ele pode ficar realmente desanimado e quietinho.

Portanto, cuide do seu dog nesse sentido. Ele não gosta desse tipo de movimentação brusca. E se ela tiver que acontecer, é preciso saber o que fazer com o dog tristinho.

Falaremos disso ainda neste artigo.

Um novo cachorro no ambiente

Um motivo muito comum que faz um cão ficar quieto demais, é a presença de outro cão no ambiente. Ou seja, quando o tutor resolve adotar mais um cachorro para fazer amizade ao já residente.

Dois cães para fazerem companhia um ao outro é algo muito bom. Só que você precisa fazer essa introdução de maneira saudável e aos poucos. Afinal, o cão que já mora na casa pode estranhar.

Faça a apresentação dos dois cães aos poucos. De preferência, estude as raças e veja como elas se comportam com outros pets. Se a raça que você já tem não gosta de outros cães, não adote outro.

Brigas ou agressões

Outro fator que pode deixar o cachorro muito quieto são as brigas ou agressões físicas ou verbais. Ou seja, se o cão é agredido de qualquer maneira pelo tutor, ele pode ficar absolutamente assustado e triste.

Muitos cães acabam se tornando cães agressivos e destruidores justamente por esse fator. Afinal, eles se sentem estressados e ansiosos com as brigas do tutor.

Portanto, nunca brigue com seu dog e muito menos tenha atitudes violentas. Isso não ajuda em absolutamente nada na condução dos cuidados e bem-estar.

cão dormindo

Cachorro descansando – Foto: Freepik

Dores localizadas ou desconfortos

Sim, dores localizadas e desconfortos podem fazer parte da rotina e dia a dia de um cão que está muito quietinho. E aqui, entramos em uma seara muito complexa e ampla.

Afinal, quando se trata de alguma dor ou problema físico, é fundamental que você leve o seu dog ao veterinário o quanto antes. Só que para saber se é isso mesmo, é difícil.

Aqui vai uma dica: observe a rotina do dog. Se a rotina de ânimo mudar da noite para o dia, pode ser que ele esteja com alguma dor localizada ou algum outro problema.

Cachorro muito quieto – Medo de barulhos (tipo trovoada)

Outro fator que pode fazer o seu dog ficar deitado e quietinho em um canto da casa, são os barulhos. Sim, os dogs podem se assustar com vários tipos de barulhos. Incluindo os de chuva e trovoada.

Além disso, barulhos de fogos de artifício, mesmo que de longe, podem assustar o dog. Então, se ele estiver muito quieto no canto dele, pode ser que ele esteja ouvindo trovões ou fogos bem longe.

Nesse caso, o cão vai repetir essa atitude todas as vezes que ouvir barulhos. Então você já vai saber do que se trata.

Doenças que deixam o cachorro muito quieto

Se o seu cachorro está muito quieto e você não sabe exatamente o que está acontecendo, é importante considerar o fator “doença”. Pode não ser. Mas é melhor prevenir do que remediar.

Alguns problemas ou doenças que podem deixar o cachorro quietinho no canto dele:

  • Febre;
  • Alergias;
  • Gripe/resfriados;
  • Problemas respiratórios;
  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Falta de apetite.

Alguns desses problemas vão dar sinais claros, como a diarréia ou o vômito. Nesse caso, procurar um veterinário é mais fácil. No entanto, para outros problemas mais “escondidos”, fica mais difícil para decifrar.

Portanto, observe a rotina do dog atentamente todos os dias. Assim você vai saber exatamente em que momento ele começou a ficar cabisbaixo e poderá entender se é ou não algum problema de saúde.

Nunca deixe de levar o seu dog ao veterinário aos primeiros sinais de algum possível problema. Não faça medicações caseiras.

cão deitado

Cachorro deitado na cama – Foto: Freepik

O que fazer com um cachorro muito quieto

Se você notar o seu cachorro muito quieto em casa, é importante considerar alguns fatores para ajudá-lo, como:

  • Alimentação balanceada.
  • Rotina de brincadeiras e interação.
  • Enriquecimento ambiental.
  • Evite aleatoriedade na rotina.

A seguir, entenda mais sobre esses aspectos.

Cachorro muito quieto – Alimentação balanceada

A alimentação balanceada é fundamental para gerar bem-estar e saúde para o seu melhor amigo. Se ele está quietinho, pode ser que ele esteja doentinho pela falta de vitaminas ou nutrientes.

Portanto, alimente-o corretamente para que as cargas nutricionais sejam adequadas.

Rotina de brincadeiras e interação

O cão precisa de uma rotina adequada de brincadeiras e interação. Nunca deixe de brincar e interagir com o seu dog. Caso contrário, ele poderá ficar quietinho e triste no canto dele.

Cachorro muito quieto – Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é um fator importantíssimo para deixar o cachorro confortável e feliz dentro de casa. Eles precisam de enriquecimento ambiental para gastarem energia física e mental.

Caso contrário, eles poderão desenvolver depressão canina e então podem ficar tristes e quietinhos no canto deles.

Evite aleatoriedade na rotina

E por fim, evite a aleatoriedade da rotina do seu cãozinho. Quanto mais aleatória for a rotina dele, mais ele poderá ficar “perdido” no ambiente. Isso é péssimo para os cães.

Agora que você já sabe que um cachorro muito quieto tem inúmeros motivos para isso, compartilhe este artigo.

Cuide do seu dog!