Deixar o cachorro no home office tem se tornado, cada vez mais, a realidade de muita gente. Afinal, essa “modalidade” de trabalho vem ganhando mais força, uma vez que gera uma série de benefícios para todos os ciclos de trabalho.

No entanto, deixar o cachorro no home office pode ser um problema, principalmente se ele não estava acostumado a isso – e nem você.

O tédio e a falta de entretenimento podem gerar demandas para o tutor. Que deveria, na verdade, estar concentrado no trabalho.

Como conviver e construir um lar adequado para que o home office seja produtivo e o cachorro fique feliz?

O Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Continue lendo.

Como entreter o cachorro no home office?

cão com a mulher trabalhando

Cachorro no home office – Foto: Freepik

Para entreter o cachorro no home office, você não precisa fazer muito. No entanto, precisa fazer constantemente. Ou seja, a nível de rotina – para que o cachorro se condicione e saiba “o que vai acontecer depois”.

Aqui no blog temos um artigo que te ajuda a entender melhor a importância da rotina para cachorros: Como criar uma boa rotina para o cachorro.

Para o home office, que deveria ser um momento de concentração, o tutor precisa criar estímulos suficientes no cão para que ele permita isso.

Como? Veja algumas dicas de como entreter o cachorro no home office:

  1. Enriquecimento ambiental para o cãozinho.
  2. Crie brinquedos interativos e diferentes para o cão.
  3. Estimule ele a encontrar petiscos.
  4. Interaja e brinque com o pet durante os intervalos.
  5. Troque os brinquedos todos os dias.
  6. Ofereça petiscos pastosos durante as reuniões.
  7. Faça receitas diferentes para o pet se entreter.
  8. Estabeleça uma rotina adequada para o cão.
  9. Cuidado para não acostumar mal o cachorro.
  10. No fim do dia, saia para passear com o animal.

A seguir, veja essas dicas na prática – e tenha boas ideias de como executá-las.

Enriquecimento ambiental para o cãozinho

Um dos fatores mais importantes – e determinantes – para entreter o cachorro no home office, é criando um ambiente enriquecido. Não tem outra maneira, se não oferecer inúmeros estímulos para o cão gastar energia sozinho.

O enriquecimento ambiental é fundamental pra isso. Afinal, é com o enriquecimento ambiental para cachorros que o animal consegue encontrar refúgio para brincar, correr, morder, se esconder, etc.

Diferente do que muita gente pensa, enriquecimento ambiental não é apenas espalhar um monte de brinquedos por aí.

Enriquecimento ambiental é, também, a criação de lugares diferentes e escondidos na casa. Brincadeiras diferentes. Brinquedos escondidos, desafios e por aí vai.

Crie brinquedos interativos e diferentes para o cão

Não há como fugir disso: brinquedos interativos salvam muito o dia a dia de quem trabalha em home office. Ou seja, brinquedos que o cachorro pode passar horas entretido sem se cansar.

Nesse caso, você pode explorar uma infinidade de ideias diferentes. Veja algumas: Brinquedos DIY para cachorro – Faça o seu!

Tome cuidado para não criar brinquedos perigosos ou que possam gerar algum tipo de problema para o cão. Evite plásticos quebradiços que o cão pode engolir ou brinquedos de couro.

Se preferir, você também poderá comprar brinquedos interativos em pet shops. Existem vários que criam desafios bem legais para o cãozinho. Ele fica estimulado até se cansar.

Cachorro no home office

Cão no colo – Foto: Freepik

Estimule ele a encontrar petiscos

O seu cãozinho gosta de desafios? Pois bem, você pode ajudá-lo ou estimulá-lo a vários desafios bem legais, como a busca por petiscos. E como isso funciona?

Basicamente, o que você pode fazer é esconder inúmeros petiscos pelo home office ou pela casa. Coloque embaixo do sofá, atrás da cortina, embaixo do tapete e outros lugares desafiadores.

Ao sentir o cheiro, o cão não vai desistir até conseguir encontrar o petisco. Isso gasta energia física e mental do cão, que poderá ficar mais tranquilo e garantir o seu foco no trabalho.

Cuidado para não colocar petiscos em lugares inseguros!

Interaja e brinque com o pet durante os intervalos

Você certamente faz intervalos durante o home office, certo? Bom, se não faz, deveria começar a fazer. Pausas são fundamentais para reestabelecer a energia do cérebro!

E durante as pausas, também, você poderá criar interações legais com o seu cachorro. Fale com ele, brinque, esconda os petiscos (como na dica anterior) e por aí vai.

Dar atenção em momentos pontuais do dia, faz o cão começar a criar uma rotina e entender que tem hora pra tudo. No longo prazo, esse tipo de rotina faz toda a diferença na vida do dog – e depois explicaremos o porquê.

C\zachorro no home office – Troque os brinquedos todos os dias

Trocar os brinquedos frequentemente é também um fator muito importante para que o seu cão fique entretido o tempo inteiro. Afinal, é só assim que ele consegue sentir algo “diferente” e, então, dedicar atenção.

Ou seja, de nada adianta você ter centenas de brinquedos diferentes e deixá-los todos ao mesmo tempo disponíveis para o seu cachorro. É fundamental que você faça trocas diárias e, então, garanta sempre uma “novidade” para o animal.

Intercalar entre um brinquedo ou outro é uma ação simples e que, muitas vezes, pode garantir o entretenimento do cãozinho por horas e horas.

Cachorro no home office

Tutor trabalhando – Foto: Freepik

Ofereça petiscos pastosos durante as reuniões

Os cães gostam de roer e também gostam de sentir a ração crocante. No entanto, eles também são apaixonados por petiscos pastosos. Eles podem passar horas ali lambendo, se fosse o caso.

Por isso, em dias de reunião/call, você poderá oferecer esse tipo de petisco ao seu melhor amigo. Assim ele ficará entretido com as lambidas e, consequentemente, não fará barulho.

No entanto, tome cuidado: oferecer petiscos demais, só para o cão “ficar quieto”, pode ser muito prejudicial para a saúde ele. A obesidade poderá chegar rapidamente.

Cachorro no home office – Faça receitas diferentes para o pet se entreter

Já que o cão gosta de comer, por que não fazer receitinhas diferentes para entretê-lo por um bom tempo, não é mesmo? Um cachorro no home office pode ficar muito feliz em receber novas receitas.

Apesar de isso ser uma boa ideia, você precisa sempre buscar orientação junto ao veterinário do pet. Afinal, fazer receitas “caseiras” é algo complexo. Você precisa escolher bem os ingredientes e deverá evitar vários outros.

O excesso também poderá ser muito prejudicial ao seu cão.

Um dica, aqui, é criar receitas para o verão, tipo picolés de fruta. Escolha frutas que os cães podem comer e deixe eles lambendo o picolé por horas.

Estabeleça uma rotina adequada para o cão

Um cachorro no home office precisa ter rotina. É muito difícil conseguir conciliar o trabalho focado, quando se tem um cachorro pedindo atenção a todo momento no pé da cadeira.

Por isso, é fundamental que você estabeleça rotinas adequadas. Ou seja, o seu cachorro precisa saber quando é hora de quê. Estipular momentos para as coisas, fará ele ficar menos ansioso e menos inquieto.

Afinal, ele sabe quando as coisas vão acontecer e isso deixa ele mais calmo.

Cachorro no home office

Cão no home office – Foto: Freepik

Cachorro no home office – Cuidado para não acostumar mal o cachorro

Acostumar mal o cachorro é algo muito ruim. Ou seja, se ele está pedindo atenção durante o trabalho, você vai lá e faz o que ele quer. Isso até ajuda a saciar a energia dele naquele momento. Mas para o longo prazo, é ruim.

Afinal, se você fizer o que o seu cachorro quer, quando ele quer, a relação pode ficar bem complicada. Nesse caso, você estará criando um cachorro mimado e sem limites.

Por isso, criar uma rotina de atenção, carinho, brincadeiras e gasto de energia é muito importante. É só assim que você conseguirá ter um cão equilibrado e calmo.

No fim do dia, saia para passear com o animal

Sair para passear com o seu cachorro é outro fator que garantirá um home office mais tranquilo pra você trabalhar. Portanto, é muito importante sair para passear com o pet.

As saídas ajudam a gastar a energia física e o cão fica cansado para descansar. No entanto, os passeios garantem, também, que o cão tenha uma energia mental equilibrada – ele fareja, encontra amigos, interage e por aí vai.

As rotinas de passeio são importantíssimas!

Cachorro no tédio enquanto eu trabalho – Como resolver?

Se o seu cachorro está nitidamente no tédio enquanto você trabalha, é muito importante consertar esse problema. Afinal, um cão entediado pode desenvolver comportamentos bem ruins – tipo morder ou roer objetos.

Assim sendo, veja como tirar o cachorro do tédio para que ele fique mais confortável enquanto que você trabalha:

  • A rotina é importante.
  • Gaste energia do cão nos momentos adequados.
  • Evite dar atenção a todo momento.
  • Brinquedos diferentes ajudam.

Lembre-se que, se o seu cachorro está entediado, é sinal de que ele precisa de mais atividades. Ou seja, você precisa criar uma rotina um pouco mais ativa e dedicada ao cão.

Cães não são ursinhos de pelúcia e, mesmo que você precise trabalhar, eles não sabem disso. Assim sendo, se você quer garantir foco no home office, considere as nossas dicas para garantir o bem-estar do seu cão.

Cuide do seu dog!