Um cachorro seguindo o dono por todas as partes dentro de casa é algo totalmente comum. Se você tem um cão em casa e já percebeu que ele faz isso, é importante entender o motivo destas ações e, depois disso, tirar as conclusões para saber se é ou não saudável.

Por isso, neste artigo, vamos entender melhor este comportamento para podermos proporcionar uma boa qualidade de vida para nosso doguinho. Continue lendo!

Um cachorro seguindo o dono por toda a parte é normal?

cachorro perseguindo o dono

Cão no sofá – Foto: Freepik

Ter um cachorro seguindo o dono é algo totalmente comum dentro de casa. Ou seja, não é raro que o cachorro desenvolva comportamentos assim, principalmente pelo fato de que ele simplesmente ama seu tutor e quer passar boa parte do dia com ele. Então, além de comum, um cachorro seguindo o dono por toda a parte pode ser normal.

Não é algo que precisamos nos preocupar de maneira exacerbada, pois isto faz parte do instinto do cão. Só que, ao mesmo tempo, é muito importante que possamos entender mais sobre este comportamento para que possamos diferenciar algo normal, de algum problema de comportamento.

Mas antes, vamos entender os motivos que fazem um cão ficar seguindo o dono onde quer que ele vá. Acompanhe.

Por que um cachorro fica perseguindo o tutor dentro de casa

Existem vários motivos que podem fazer um cachorro perseguir o tutor onde quer que ele vá. E os motivos mais comuns são justamente aqueles que estão relacionados ao companheirismo. Afinal, a gente sabe: o cão é o nosso melhor amigo. E ele não abre mão de fazer a gente perceber isso todos os dias.

A perseguição até pode ser engraçada em alguns casos. Mas em outros, é muito importante que você busque compreender de forma racional o que está acontecendo. Afinal, a mania de perseguição pode, sim, estar relacionada com situações de ansiedade ou estresse canino. Além de outros potenciais problemas de saúde física.

Então, acompanhe algumas explicações sobre por que um cachorro persegue seu tutor.

cachorro perseguindo o dono

Cão no sofá – Foto: Freepik

Pode ser que o pote de ração dele esteja vazio

Por mais que o cão tenha uma rotina bem estabelecida de alimentação, pode ser que, ao perseguir você, o pote de ração dele esteja vazio. Esta pode ser uma das razões pelas quais os seu cachorro pode ficar no seu pé o tempo inteiro – ainda que ele não chame sua atenção.

Afinal, a ração no pote é, também, uma referência para o animal, que o faz perceber que tudo está em ordem no habitat dele.

Ou seja: não quer dizer que o animal esteja passando fome. Mas sim, pode ser que ele apenas sentiu falta da referência “comida” dentro de casa e, portanto, prefere ficar perto de seu tutor – aquele que provém a comida e aquele em que o cão confia.

Faça um teste para ver se este é o motivo de o cão ficar perseguindo você!

Ele quer apenas ficar por perto de quem ama

Outro motivo pelo qual o cachorro fica seguindo o dono, é pelo fato de que o cão simplesmente ama seu tutor. Sim: a perseguição pode ser um simples ato de carinho, onde o cão quer dizer: “tutor, eu gosto muito de você, posso ficar aqui perto?”.

Desta forma, pode ser que todas as suas analises não resultem em algum diagnóstico preciso sobre algum outro problema. E se isto ocorrer, saiba que o seu cão não está ansioso, estressado ou com medo: ele apenas quer ficar pertinho de você. Algumas raças, inclusive, são muito “grudentas” neste sentido, e sempre vão procurar um lugar pra sentar ou deitar perto do tutor.

A diferença de um cão que faz isso por carinho e um cão que faz isso por dependência é muito grande. Você certamente notará as diferenças no comportamento dele. Vamos entender mais sobre isso logo mais.

Leia mais: Por que cachorros correm atrás de carros? Entenda aqui.

cão com seu tutor

Cão no sofá com o tutor – Foto: Freepik

Cachorro seguindo o dono – O cão quer proteger quem ele ama e o alimenta

Um cachorro seguindo o dono é, também, uma forma de o cão sentir que está protegendo o seu tutor. Afinal, é o tutor quem o alimenta e, por isso, é de total necessidade e interesse do cão que esta proteção seja feita de maneira constante.

E o simples fato de deitar ou sentar por perto do tutor, já é o suficiente para o cão se sentir mais confortável com relação ao ambiente e os “perigos da natureza”, que estão totalmente condicionados ao seu instinto.

Por isso, se você notar o seu cachorro por perto o tempo inteiro, saiba que ele está ali, também, para te proteger. Muito embora você esteja seguro sentado no sofá de casa assistindo a um filme na TV e isto não apresente nenhum risco, saiba que seu cão estará ali, deitado por perto, só para garantir.

Cachorro seguindo o dono – Pode ser síndrome de ansiedade de separação

E por fim, não podemos deixar de mencionar, também, os critérios negativos que podem fazer com que seu cão fique te perseguindo dentro de casa. Neste caso, a síndrome da ansiedade de separação precisa ser levada em consideração. Entenda mais sobre ela a seguir.

A síndrome de ansiedade de separação é um tipo de condição que faz o cão sentir a absoluta necessidade de estar perto de você. Muito embora ela seja percebida somente quando você não está em casa, é importante tentar entender se a perseguição rotineira não está apontando para isto.

Se você notar seu cão muito agitado quando você sair de casa ou mesmo perceber que o cão dormiu perto da perto esperando você voltar, é preciso procurar ajuda.

A síndrome da ansiedade de separação faz o cão ficar muito ansioso. Ele deixa de comer, de brincar e fica o tempo inteiro esperando pelo seu retorno em casa. E isto pode ser muito maléfico para o cão.

Portanto, todo cuidado é pouco. Se notar qualquer tipo de comportamento em que o cão fique muito incomodado com sua ausência, busque ajude de um profissional de adestramento. Afinal, adestrar o cachorro é importantíssimo.

Leia mais sobre o assunto: Síndrome da Ansiedade da Separação – O que é?

cão com seu tutor

Cão dormindo com tutor – Foto: Freepik

Como ter um cachorro independente e por que isso é tão importante?

Entendemos que o cachorro seguindo o dono é algo totalmente normal. Muito embora haja problemas relacionados a isso, é mais comum que o cão persiga você apenas por querer ficar por perto. E está tudo bem com isso.

Porém, é importante estimular no cão comportamentos de independência. Isto será muito saudável para ele, visto que ele não sentirá a necessidade da sua presença o tempo inteiro.

Fazer com que o cão seja independente é algo mais importante do que a gente imagina. Afinal, um cão pode desenvolver vários problemas a partir de seus comportamentos e saúde mental. E quando ele entende que o ambiente é seguro e confortável, as chances de isso acontecer são menores.

E ajudando o cão a ser independente, faz com que ele seja mais seguro e calmo. Ou seja, ele não sente a necessidade da presença constante do tutor para as atividades básicas do dia-a-dia.

Nós já escrevemos sobre o assunto, veja: Cachorro Independente – Como Criar Um?

Cuide do seu dog!