É uma delícia ter animais dentro de casa, mas às vezes é preciso recorrer a truques para não deixar o cachorro subir no sofá, evitando assim problemas de convivência. 

É bem comum que as pessoas deixem os seus animais filhotes subirem na cama ou no sofá, mas quando eles crescem isso pode se tornar um grande problema. 

Sendo assim, a melhor forma de evitar conflitos é acostumando o animal a não subir desde cedo, estabelecendo algumas regras básicas de comportamento. 

Para fazer isso de maneira mais simples, te mostraremos nesse artigo alguns truques simples para não deixar o cachorro subir no sofá. Então, acompanhe. 

características do jack russell

Jack Russell no sofá – Foto: Freepik

Não deixar o cachorro subir no sofá é uma questão básica de educação 

Antes de mais nada, deve-se deixar bem claro que apesar de existirem truques para não deixar o cachorro subir no sofá, esses animais não fazem isso por mal. 

Eles simplesmente se sentem bem imitando o comportamento dos humanos e, estando em um local confortável e macio onde possam relaxar. 

Além disso, os cães têm uma memória muito boa e são muito inteligentes. Por isso, aprendem rapidamente alguns padrões comportamentais. 

De maneira geral, os cães aprendem as coisas muito rápido e, isso serve para os comportamentos ruins ou bons. 

Cane corso italiano dog lying on sofa with ball at home

Cachorro preto no sofá. Foto Freepik.

Sendo assim, se o animal se sente bem no sofá, é bem provável que ele rapidamente aprenda que nesse local ele pode ter sensações positivas. 

Ademais, geralmente o tutor dá carinho ao pet quando ele sobe no móvel e se coloca ao seu lado, o que acaba por gerar um reforço positivo sobre esse comportamento. 

Assim, instintivamente o cão vai querer repetir esse comportamento com frequência para se sentir bem e receber carinho novamente. 

Então, você já deve estar percebendo que um dos maiores truques para não deixar o cão subir no sofá é justamente evitar que ele se sinta bem quando fizer isso. Ou seja, mesmo que o animal seja filhote, não o acaricie quando ele estiver sobre o móvel. 

Características do Cavalier King Charles Spaniel

Cão deitado no sofá – Foto: Freepik

Inclusive, você deve reprimir o comportamento sempre que ele tentar subir, mas sempre se lembrando de não ser violento ou rude com o animal. 

Torne o sofá um, local incomodo para o seu cão 

Como já falamos, a melhor maneira de não deixar que o seu cachorro suba no sofá, é tornando o local desagradável para ele. 

Sobretudo se você não tiver muita paciência ou se o cão não compreender rapidamente os seus comandos, o melhor a fazer é evitar o comportamento. 

E se você conseguir fazer com que ele não se sinta bem no local, o animal não terá vontade de subir e, você não terá problemas com isso. 

Então, um dos melhores truques simples para não deixar o cachorro subir no sofá é aromatizar o móvel com um odor desagradável para o animal. 

cão descansando

Cão descansando – Foto: Freepik

Aromatizadores e colônias costumam incomodar a maioria dos cães. Por isso, cobrir o móvel com uma manta com cheiro deve afastar o seu pet. 

Como o olfato desses animais é muito bom, eles conseguem detectar os cheiros à distância e, dessa forma devem se manter bem longe. 

O barulho também pode afastar o seu pet 

Outra opção que pode funcionar muito bem com o seu cachorro, é encher os braços do sofá com latas de alumínio vazias. 

Você também pode usar outros materiais que façam barulho ao cair e, que ao mesmo tempo sejam leves e não machuquem o animalzinho. 

A ideia é que quando o cachorro for subir no sofá, os objetos caiam, fazendo barulho. Isso assusta o cão e, com o tempo ele vai acabar aprendendo a se manter longe do móvel graças a essa experiência negativa. 

Outra opção bem interessante e que tem a mesma premissa, é colocar um dispositivo próprio para essa situação, que se ativa pela pressão do peso do animal. 

cão deitado

Cachorro no sofá. Foto Freepik

Assim, toda vez que o seu cão subir no sofá, o dispositivo vai disparar um alarme sonoro que só desliga quando a pressão é interrompida, ou seja, quando o pet descer. 

Truques para não deixar o cachorro subir no sofá: crie um ambiente acolhedor 

Com certeza, um dos melhores truques para não deixar o cachorro subir no sofá é tornar esse lugar desconfortável para ele. 

No entanto, para ter resultados ainda mais efetivos em relação a isso, você precisa dar uma opção ao animal. 

Ou seja, oferecer a ele um local confortável e aconchegante onde ele realmente queira ficar e, que sirva como alternativa ao sofá. 

Preferencialmente, crie uma cama bem macia, que tenha almofadas e tecidos macios, que sejam ainda mais confortáveis que o seu sofá. 

cachorro subir no sofá

Cachorro malhado no sofá. Foto Freepik

Se o animal já for adulto e nunca tiver tido uma caminha, será necessário que ele se acostume com esse local antes de preferir ele ao sofá em si. 

Sendo assim, coloque objetos que sejam familiares ao animal na caminha e, aos poucos com certeza ele vai se acostumar e começar a passar cada vez mais tempo nela. 

Decida se o animal poderá ou não subir no sofá às vezes 

Mesmo que você resolva usar truques para não deixar o cachorro subir no sofá, pode ser que vez ou outra você decida que o animal fique ao seu lado assistindo TV. 

Nesse caso você terá que fazer o cão entender que ele só pode subir quando receber o seu comando para isso. 

Antes de mais nada, saiba que condicionar o animal dessa forma pode ser bem mais complicado do que estabelecer limites definitivos. 

O mais importante é que todas as pessoas que convivem com o animal tenham as mesmas atitudes e imponham os mesmos limites. 

Sendo assim, seja constante e consistente nas suas atitudes e, não desista mesmo que o começo não seja nada simples. 

cachorro subir no sofá

Cão no sofá – Foto: Freepik

Nesse caso, jamais permita que ele suba nem por alguns segundos. Caso ele faça isso, coloque-o novamente no chão e diga “não”. 

Nas situações em que o cachorro pode subir se for convidado, é preciso que o tutor tenha bastante paciência. 

Permita que ele suba quando alguém o chamar apenas. Nesse caso, sempre que ele desobedecer e subir sozinho, repreenda-o. 

Para treinar o cachorro, quando você se sentar no sofá, convide o animal a subir. Depois de um tempo, se levante e peça que ele também saia e vá para a sua cama. 

Esse tipo de treinamento é mais complicado, mas vai dar certo se você persistir e tiver paciência. 

Comandos para não deixar o cachorro subir no sofá 

Os cachorros são muito inteligentes e, pode ter a certeza de que o animal vai tentar subir muitas vezes, testando a sua paciência. 

Por isso, o treinamento exige paciência por parte do tutor. Mas para que de tudo certo, você não deve desistir de modo algum. 

Assim, não importa quantas vezes você precise repreender o animal, mas deve dizer “Não” ou “Para baixo”, de maneira energética e olhando para ele, ate que ele saia do sofá. 

um pinscher no sofá

Dog no sofá – Foto: Freepik

Se necessário, você pode colocar ele no chão ou dar um leve empurrão no seu corpinho para mostrar a ele o que realmente deve fazer. 

Todas as vezes que o cão tentar subir, mostre a ele que é proibido. Assim, ele vai perceber que não pode estar nesse território.

É claro que é bem mais fácil treinar filhotes, mas também é possível condicionar animais adultos. Mas isso pode exigir um pouco mais de paciência. 

Dependendo do comportamento do cão, pode ser que você precise de um adestrador profissional para te ajudar com o treinamento. 

Ademais, um dos melhores truques simples para não deixar o cachorro subir no sofá é dar a ele um objeto que tenha o seu cheiro. 

Isso mesmo. A maioria dos cães se sente muito confortável em estar em locais que tenham o cheiro do tutor. 

E é justamente por isso que eles costumam ficar sobre o sofá. Então, crie uma cama bem confortável e macia para o cãozinho e deixe-a com o seu cheiro, colocando uma camiseta usada, por exemplo. 

Além disso, posicione a caminha do animal próxima a você, para que ele possa ficar sempre pertinho, sentindo-se protegido. 

Parabenize o animal pelo bom comportamento 

Como já foi dito antes, os cachorros geralmente sobem no sofá porque possuem emoções positivas relacionadas a isso. 

Ou seja, sempre que estão no sofá recebem carinho do tutor. Sendo assim, além de repreender o comportamento ruim, procure fazer o inverso, ou seja, agradar o cão por se comportar adequadamente. 

cachorro subir no sofá

Cão no sofá em meio a mudança – Foto: Freepik

Sempre que ele descer quando você pedir, agrade-o e diga algo como “muito bem”. Além disso, procure agradar o cãozinho quando ele estiver no chão ou na caminha dele. 

Mas acima de tudo, seja consistente com os seus atos. Ou seja, aja sempre exatamente da mesma maneira ao educar o seu pet e, ele entenderá bem mais facilmente como as regras funcionam. 

Conclusão 

Por mais que existam vários truques simples para não deixar o cachorro subir no sofá, é essencial que o tutor seja paciente e consistente com o treinamento. 

Além disso, todas as pessoas que convivem com o animal devem ter as mesmas atitudes. Dessa forma será bem mais simples educar e condicionar o cão a agir da maneira mais adequada.