Calculadora para cachorro: Conheça, aqui neste artigo, a calculadora para cachorros, uma fórmula correta de calcular a idade do seu pet, levando em consideração alguns marcos do desenvolvimento canino.

Muitas pessoas acreditam que a cada ano, os cães somam 7 anos humanos, sendo 11 anos (77 anos humanos) a expectativa média de vida de um cão. Mas precisamos salientar que esta não é a forma correta de calcular a idade de um cachorro, já que algumas raças, como as pequenas, vivem mais tempo do que os cães de porte grande.

Além disso, fatores como desenvolvimento canino sugerem que a soma não é tão simples. Por isso precisamos, assim, entender como funciona a calculadora para cachorros.

Calculadora para cachorros – Aprenda a calcular a vida dos cães

calculadora para cachorros

Calculando com calculadora – Foto: Freepik

A calculadora para cachorro ajuda o tutor a entender o processo de envelhecimento do seu amigo, incluindo cuidados que podem ajudar na prevenção de doenças. Com o cálculo, o tutor pode saber em qual idade o cão permite a melhor escolha das rações, cuidados especiais e entendimento acerca de doenças que são influenciadas pela idade.

A seguir, você vai entender como justificamos a crença de que a idade cronológica humana deve ser multiplicada por 7 para saber a idade do cãozinho.

Entendo o desenvolvimento canino para entender a idade do animal

Uma das justificativas para a crença da idade do cachorro, é que as raças de cães menores geralmente envelhecem mais lentamente. Visto que algumas raças podem viver a mais de 20 anos. O que equivale a idade cronológica humana de 140 anos vividos.

Outro fator é que os cães podem atingir a maturidade sexual aos 12 meses, tornando-se jovenzinhos antes de completar dois anos. Com isso, a idade biológica apresenta uma definição mais subjetiva para a idade do cachorro, levando em consideração o desenvolvimento individual canino.

O estilo de vida do cão também pode influenciar no cálculo da idade do cachorro, pois existem genes que produzem proteínas em diferentes fases da vida do doguinho. Alguns pesquisadores acreditam que os dentes dos cachorros podem ajudar na descoberta da idade, através do cálculo da metilaçao desenvolvida em uma fórmula.

Como calcular a idade do cachorro com calculadora?

calculadora para cachorros

Cãozinho feliz – Foto: Freepik

Mas afinal, como calcular a idade do cachorro com calculadora? Essa é uma pergunta que pode ser respondida através de uma fórmula para mapear a idade do animal. Sendo assim, a fórmula determinada por pesquisadores da área canina sugerem as seguintes contas abaixo para saber a idade correta. Continue lendo.

Cálculo para saber a idade do cachorro

Para realizar o cálculo de idade do cachorro de porte pequeno na calculadora, multiplique cada ano cronológico humano por 12,5. No caso de cachorros de porte médio, a conta que ajuda a calcular a idade correta do cão deve ser a multiplicação de cada ano por 10, 5.

E para os cachorros grandes, você multiplica cada ano cronológico humano por 9, assim você terá um resultado mais preciso para idade do seu doguinho. No entanto, para os cães a partir do terceiro ano de idade humana, deve ser feito o seguinte cálculo, de acordo com a raça do animal:

Raças pequenas (Multiplique cada ano)
Raças de cachorro médio (Multiplique cada ano)
Raças de cachorro Grande (Multiplique cada ano)
  • Pastor Alemão: 7,84
  • Boxer: 8,90

Outras formas de calcular é usando alguns sites ou softwares, que buscam ajudar o tutor de um jeito mais fácil a calcular a idade do seu cachorro. Contudo, saiba que outra alternativa é levar o doguinho ao veterinário, pois este profissional saberá te informar mais precisamente a idade do animal.

Como citamos acima, o cálculo da idade do cachorro depende das avaliações biológicas e ambientais que podem apresentar resultados mais precisos. Mas você, tutor, também poderá calcular a idade real com uma calculadora para cachorros, conforme equação apresentada aqui neste post.

Independente da idade do seu cãozinho, é bem importante que você ofereça a ele muita qualidade de vida, de todos os pontos de vista: comida, exercícios, afeto e saúde. Um cão já idosinho pode viver com muito mais qualidade de vida com os cuidados certos.

Ame seu doguinho e tenham, juntos, longos e felizes anos!