Um cão lambendo a pata pode significar uma série de problemas relacionados ao comportamento do animal. Da mesma forma que pode significar problemas relacionados a doenças físicas. Por isso, se você notar esta condição comportamental no seu cão, é preciso dedicar atenção a ele!

Sim, um cachorro ama lamber seu dono. E o “lamber” também está relacionado ao comportamento dele e as emoções. No caso de lamber os donos, pode ser uma forma de demonstrar carinho.

Ou seja, ele pode estar querendo dizer alguma coisa para você quando está lambendo incansavelmente alguma região do corpo. E, no caso das patas, pode ser algum tipo de alergia ou até mesmo dor.

Vamos entender um pouco mais sobre isso? Acompanhe o texto!

cão lambendo a pata

Foto: Freepik

Cão lambendo a pata – O que pode ser?

O cão lambendo a pata por uma, duas ou três vezes de forma esporádica e aleatória, pode ser apenas um incômodo ou uma sujeira. Agora, se você notar esta condição de forma muito aparente e constante, é preciso dar a devida atenção ao animal.

É claro que, da mesma forma que pode ser apenas um costume, pode ser também um comportamento gerado por outros pontos mais delicados.

As manias do cão podem ser administráveis de algumas formas. E no caso de lamber as patas, é preciso ensiná-lo que isso não é positivo. Agora, se o cão estiver lambendo por um motivo que não seja apenas costume, as ações precisam ser mais pontuais e específicas.

Quando um cão está lambendo, ele pode estar ansioso, estressado, com dor, com algum tipo de coceira ou alergia. E tudo isso, se não tratado, pode levar a quadros muito ruins. Mas, vamos falar sobre cada um deles abaixo. Continue lendo.

cão lambendo a pata

Foto: Freepik

O cachorro pode estar estressado ou ansioso por algum motivo

O cão lambendo a pata constantemente é sinônimo de algo errado. E quando o comportamento não estiver relacionado a uma condição física, está relacionado a uma condição mental. E isto pode ser estresse ou ansiedade em excesso. Um cachorro estressado ou ansioso pode dar sinais claros do problema.

E, como você sabe, é preciso tratar para que ele não sinta-se assim. Os tratamentos para o estresse podem ser variados, uma vez que é preciso, antes de mais nada, descobrir os motivos para poder agir. O cachorro poderá estar incomodado com o ambiente, com barulhos, com outros cães na rua, com a alimentação, com o calor ou com o excesso de energia.

As possibilidades são inúmeras e você precisa se atentar a elas. Por isso, esteja em dia com todos os requisitos básicos que possam deixar seu cachorro tranquilo e em paz. Veja alguns:

  • Gasto de energia: leve o cão para passear e praticar exercícios;
  • A alimentação precisa ser fresca e rica em nutrientes;
  • Não deixe o cachorro sozinho por muito tempo;
  • Cuidado com as temperaturas altas e baixas;
  • Consultas frequentes a veterinários são importantes;

Pode ser algum tipo de alergia nas patas

Além do aspecto comportamental, é preciso também se atentar para os aspectos físicos. Um cão lambendo a pata pode estar querendo dizer alguma coisa para seu tutor. E uma destas coisas, pode ser justamente um incômodo com algum tipo de problema mais sério, como uma alergia.

A alergia em cães pode ter origem a partir de uma série de problemas relacionados com o ambiente, alimentação, presença de outros cães e saúde mental. Vale lembrar ainda que é importante não classificar as alergias como um único problema. Você precisa entender que cada uma vai ter uma classificação, uma motivação e uma gravidade.

Por isso, caso note seu cão lambendo a pata de forma ininterrupta e por vários dias, procure um veterinário. Caso a situação se agrave, as patas podem chegar a ficar em carne viva e, em alguns casos, é irreversível, tendo que inclusive amputar o membro infectado.

Por isso, todo cuidado é pouco e toda observação é necessária!

cão lambendo a pata

Foto: Freepik

Como fazer o cão parar de lamber as patas?

Um cão lambendo a pata é ruim. Principalmente se este hábito não for controlado. Mas, a pergunta é: tem como controlar e fazer o cão parar de lamber?

Tem. Mas, é preciso entender também que não é possível fazer isso acontecer da noite para o dia. Por isso, você precisará colocar em prática algumas questões relacionadas ao adestramento, consultas a veterinários e atividades diferenciadas. Entenda mais abaixo.

Adestramento canino é fundamental

O adestramento de cachorro é uma das melhores alternativas para que você possa ajudar seu cão a parar de lamber as patas. Mas, ele só será de fato útil se o problema estiver relacionado ao comportamento. Ou seja, é preciso identificar estresse ou ansiedade que estejam fazendo o cão lamber sem parar.

A partir disso, você poderá treiná-lo para que ele entenda que lamber não é positivo. E isto está relacionado ao condicionamento do animal. Com o tempo, ele entenderá que deve evitar o comportamento.

língua

Foto: Freepik

Consultas regulares a veterinários

Não custa lembrar, não é mesmo? As consultas regulares ao veterinário são fundamentais não só para tratar doenças, mas também, para prevenir. Um bom profissional conseguirá identificar alergias e outras condições que levem o cão a comportamentos maléficos para a saúde.

Além disso, mantenha todas as vacinas do seu cachorro em dia para que ele não desenvolva condições ainda mais graves. Afinal, combater algo que ainda não existe é muito mais fácil do que intervir em condições já estabelecidas. O famoso “é melhor prevenir do que remediar”.

Atividades para fazê-lo gastar energia com outras coisas

E, por último, faça o cão gastar energia com atividades que ele goste. Se ele estiver lambendo as patas por conta de ansiedade ou estresse, o gasto de energia poderá ajudá-lo a sentir-se mais confiante e relaxado. E, consequentemente, fará com que ele “esqueça” de lamber.

Por isso, caminhe com o animal, saia para ele tomar um ar fresco, invista na socialização do cão para que ele possa fazer amizades e, claro, tenha muitos brinquedos em casa para que ele possa se divertir enquanto estiver sozinho.

Cuide bem do seu pet e boa sorte!