Veja dicas e ideias de como gastar energia do cachorro em dia de chuva. Saiba o que fazer, o que não fazer, como agir em dias de muita água lá fora e veja se o seu dog pode sair na chuva.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Veja como ajudar e gastar a energia do seu melhor amigo em um dia de chuva e que ele não pode fazer muitas coisas no quintal.

Afinal, um dia de chuva pode ser bastante complicado para gastar a energia do cachorro. Principalmente para quem vive em apartamento ou não tem uma área útil interessante para brincar.

Mas não se preocupe. Vamos te dar algumas boas ideias! Continue lendo.

Como gastar energia do cachorro em dia de chuva

Gastar energia do cachorro em dia de chuva

Tutora e cão em dia de chuva – Foto: Freepik

Existem muitas maneiras de gastar energia do cachorro em dia de chuva. Principalmente com boas ideias de brincadeiras que você mesmo pode implementar para a diversão do seu melhor amigo.

O mais importante é entender que mesmo em um dia de chuva, o seu dog precisa gastar energia. Ele precisa, necessariamente, sentir que o dia está produtivo e dentro da rotina.

Caso contrário, ele poderá sofrer com aquela sensação de “aleatoriedade”. O seu cão precisa sentir que há uma rotina todos os dias, pois é isso que deixa ele mais tranquilo e menos ansioso.

Portanto, veja algumas ideias de brincadeiras divertidas e criativas para os dias de chuva.

Gastar energia do cachorro em dia de chuva – Brincadeiras divertidas e criativas

  • Cabo de guerra: O cabo de guerra é uma brincadeira que tem um potencial de gasto de energia muito grande. Os cães realmente gostam de brincar de cabo de guerra e você pode estimular eles a isso. Não se preocupe: o seu dog não vai ficar mais “agressivo” por brincar de cabo de guerra.
  • Pega a bolinha: Pegar a bolinha é uma brincadeira clássica e que você precisa implementar no dia a dia do seu dog. Para os dias de chuva, pegar a bolinha pode ser uma ótima maneira de deixá-los mais a vontade e com a energia reduzida.
  • Encontre o petisco: Outra brincadeira extremamente divertida para os cães, é essa aqui. Estimular eles a encontrarem o petisco escondido (caça ao tesouro) é bem interessante para todos os instintos. Eles adoram farejar!
  • Desafio do petisco: E por fim, você ainda pode estimular os cães a brincadeiras/desafios para pegar um petisco. Coloque petiscos dentro de um brinquedo interativo e o cão ficará lá por horas tentando pegar esse petisco.

Corridas no quintal (cães que gostam de chuva)

O seu cão gosta de chuva? Então, por que não brincar com ele na chuva? Sim, você pode estimular um montão de brincadeiras no quintal, mesmo em dias de chuva.

Muitos cães adoram um dia de chuva para se sujarem e se divertirem. Esse tipo de estímulo é bem interessante para conseguir gastar a energia do pet e unir o útil ao agradável.

Não se preocupe com sujeiras ou coisa do tipo. Os cães gostam de se sujar. Depois, basta dar um banho neles e tirar toda a “craca”. Em um certo nível de controle, a sujeira “faz bem” para os pets, pois eles são cachorros e precisam se sentir como tal.

Cuidado com a humanização canina em excesso, ok?

Por que é importante gastar energia do cachorro mesmo em dia de chuva

Gastar a energia do cachorro é um dos pontos mais importantes que todo tutor precisa levar em consideração no dia a dia. Ter um cão e não gastar a energia dele é muito prejudicial para a relação – e para a saúde do pet.

No entanto, nos dias de chuva esse gasto de energia é um pouco mais difícil, não é? Afinal, sair com o cachorro na chuva pode ser desconfortável para alguns pets.

Mas mesmo em um dia de chuva, saiba que é bem importante oferecer uma rotina saudável para o seu dog. Por que? Veja a seguir.

Gastar energia do cachorro em dia de chuva

Passeando com o cão na chuva – Foto: Freepik

  • O cão não fica ansioso.
  • Gasto de energia adequado.
  • Melhora os níveis de concentração.
  • Reduz a tendência a destruição.
  • Mais conexão com o tutor.

Gastar energia do cachorro em dia de chuva – O cão não fica ansioso

A ansiedade de um cachorro pode levar ele a sensações bastante ruins. Ele pode ficar sem comer, sem tomar água, sem brincar e pode desenvolver condições difíceis de lidar.

Em um dia de chuva, o cão pode sentir tédio e ansiedade por não ter o que fazer. Principalmente se ele já tem uma rotina bem marcada e estabelecida, pode ser horrível pra ele ter que ficar em casa um, dois ou mais dias.

Cães que precisam sair para ir ao banheiro, no entanto, não podem ficar em casa. Mesmo em um dia de chuva, você precisa levar seu dog pra fora para ele fazer as necessidades.

Gastar energia do cachorro em dia de chuva – Gasto de energia adequado

O gasto de energia de um cachorro está relacionado tanto a saúde física quanto mental. Gastar energia do cachorro em dia de chuva é tão importante quanto em um dia de sol.

Ao gastar a energia do seu cachorro adequadamente, ele tende a ficar menos ansioso, mais tranquilo no dia a dia e também evita comportamentos grosseiros (tipo roer almofadas).

Melhora os níveis de concentração

Se você está trabalhando algum adestramento com o seu dog, sabe da importância de mantê-lo concentrado nesse momento. Pois bem, para que isso aconteça, o cão precisa de um gasto de energia adequado.

Ao gastar a energia do seu cachorro em dia de chuva, isso garante que ele não acumule cargas de estresse e ansiedade. Logo, a tendência é que ele fique menos agitado e mais concentrado em momentos importantes – como nos adestramentos.

Se o seu cachorro está com acúmulo de energia, pode ser que ele fique bastante desconcentrado em várias ocasiões. Até mesmo o próprio nome ele pode “não entender”, pois está desconcentrado.

Reduz a tendência a destruição

Cães que não gastam energia tendem a ter um comportamento destrutivo muito grande. Por isso, aprender como gastar energia do cachorro em dia de chuva é muito importante.

Mesmo em um dia de chuva, o cachorro poderá acumular energia e isso poderá deixá-lo bastante apto a roer almofadas, carregar chinelos e até agir com agressividade com você.

Por isso, crie um esquema para poder gastar energia do cachorro em dia de chuva. Anote as nossas dicas nos tópicos anteriores e coloque-as em prática.

passeando com o cachorro na chuva

Dia de chuva – Foto: Freepik

Mais conexão com o tutor

E por fim, ao levar o seu cão para gastar energia mesmo em um dia de chuva, isso garante mais conexão entre cão e tutor. Ou seja, há uma proximidade maior e a relação é melhorada como um todo.

Principalmente se o seu cachorro gosta de chuva e gosta de brincar nesse momento. Afinal, você estará fazendo algo que o cão gosta e ele vai se conectar ainda mais com você.

Pode passear com o cachorro na chuva?

Pode! Não precisa ter medo de passear com o cachorro na chuva. Inclusive, alguns cães adoram esse momento e levá-los para se divertir na chuva pode ser algo realmente agradável.

Principalmente aquelas chuvas passageiras de verão, em um dia muito quente. Os cães vão adorar se refrescar no quintal molhado e refrescante.

Mas para sair na chuva com o cachorro (levá-lo para passear), recomendamos que você proteja o animal um pouco para ele não se molhar tanto.

Algumas dicas:

  • Capa de chuva para cachorro.
  • Guarda-chuva para cachorro.
  • Coleira com identificação.

Capa de chuva para cachorro

A capa de chuva é um equipamento bem interessante para levar o cachorro para passear na chuva. Ela protege bastante e o cão não se molha tanto.

No entanto, alguns cães não gostam de usar capa de chuva e, se esse for o seu caso, cuidado para não estressar o pet.

Guarda-chuva para cachorro

Um bom guarda-chuva para cachorro pode resolver a situação dos passeios na chuva. Escolha um modelo que se encaixa na capa de chuva e o pet ficará protegido durante todo o passeio.

Coleira com identificação

E ainda, não esqueça da coleira com identificação. Colocar uma coleira com o nome do cachorro é muito importante. Afinal, se ele escapar ou acontecer qualquer coisa, haverá uma coleira com dados de como encontrar o tutor.

secando o cachorro da chuva

Secando o cachorro – Foto: Freepik

Cuidados ao retornar do passeio na chuva

A chuva é bastante agradável para alguns pets. No entanto, ela também pode ser um habitat rico para parasitas e doenças. Por isso, deixar o cão andar em qualquer lugar não é legal.

Ou seja, se você vai passear com ele em um dia de chuva, não deixe ele andar em poças de água ou ambientes com água próximo a lixeiros. O cão pode facilmente se contaminar e pegar algum tipo de doença nesses lugares.

Leia mais sobre a Leptospirose em Cachorro.

Limpe e seque muito bem seu dog

Ao voltar do passeio, você deve fazer uma higienização adequada do seu cachorro. Limpe bem as patinhas, elimine qualquer tipo de sujeira da rua e deixe o cão bem sequinho.

Se quiser, você poderá dar um banho quente no cachorro para garantir que ele não ficará com sujeiras da rua. Depois, faça a secagem dos pelos, principalmente em regiões mais difíceis, como orelhas.

Veja se ele não trouxe nenhum parasita junto

Observe a pelagem do cachorro para ter certeza de que ele não trouxe nenhum parasita da rua. Afinal, parasitas podem grudar facilmente nos pelos do cachorro em dias de muita chuva.

Aproveite os dias de chuva para fazer brincadeiras diferentes com o seu melhor amigo. Mas tome todos os cuidados necessários para mantê-lo em segurança.

Cuide do seu dog!