Se você quer aprender como mudar o nome do cachorro, está no lugar certo. Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, para que você possa, definitivamente, passar a chamar o seu melhor amigo com um nome novo e original.

E se você está se perguntando se isso é possível, saiba que sim: é possível! Muito embora seja um processo de paciência e clama, ainda assim, é plenamente possível mudar o nome do seu cachorro.

Tudo que você precisa fazer, é garantir que ele entenda o novo nome e possa, dessa forma, compreendê-lo como algo positivo.

Ou seja, o novo nome precisa fazer o cão sentir que “algo bom” vai acontecer após o sinal. E assim como qualquer comando básico, muito treino e reforço positivo, aqui, serão necessários.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Como mudar o nome do cachorro

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Como mudar o nome do cachorro – Afinal, é possível?

Para saber como mudar o nome do cachorro, tudo que você precisa fazer, é ensinar um nome novo a ele. Parece óbvio, não é mesmo? Pois bem, mas saiba que esse processo leva tempo, exige muita paciência e amor por parte do tutor.

Afinal, se você não considerar aspectos importantes, como reforço positivo e uso correto do nome, pode ser que o seu doguinho não só não entenda o novo nome, como poderá ficar confundir o antigo.

Por isso, é importante fazer esse processo de maneira adequada, cautelosa, com segurança e sem forçar a barra. Como? Veja abaixo dicas de como mudar o nome do cachorro.

  • Escolha um nome fácil e prático.
  • Pare de chamar o seu cãozinho pelo nome antigo.
  • Passe a chamar o cão pelo novo nome e dê petiscos.
  • Nos primeiros dias, tenha paciência (o cão não vai atender o nome).
  • Use o novo nome somente para situações boas para o cão.
  • Não use o nome novo para brigar/corrigir o dog.

Para compreender melhor, continue lendo. Abaixo, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema para que você possa, definitivamente, aprender como mudar o nome do cachorro.

Acompanhe.

Escolha um nome fácil e prático

O processo de mudar o nome do cachorro começa muito antes de você simplesmente sair chamando o cãozinho pelo nome novo.

Afinal, você precisa considerar que, se o cão já tem um nome, ele precisará se condicionar a outro. Preferencialmente, esse nome novo precisa ser fácil de aprender.

Portanto, opte por um nome novo que seja tranquilo para o cão entender e perceber como o mais novo comando dele. Preferencialmente, esse nome novo precisa ter letras vogais, não pode ser longo e também não deve ser de gente.

Com essas dicas práticas, certamente você adotará um nome fácil para que o cão possa “chamar de seu”.

Leia este artigo para entender mais sobre o tema: Nomes para cachorro, veja algumas dicas de como dar nome ao seu cãozinho.

Como mudar o nome do cachorro

Cachorro de gravata – Foto: Freepik

Pare de chamar o seu cãozinho pelo nome antigo

O segundo passo para acostumar o cachorro com o nome novo, é parar de chamá-lo pelo antigo nome.

Ou seja, você não pode estimular somente um momento do dia para treinar o dog com o nome novo. É preciso simplesmente deixar o nome antigo de lado, e passar a adestrá-lo somente com o novo nome.

Se você falar o nome antigo do cachorro em qualquer momento do dia, isso vai ser muito ruim para o processo. Afinal, o dog vai se confundir e não vai conseguir condicionar o nome certo. Mesmo que, nos primeiros dias, o seu dog não atenda pelo novo nome, é fundamental não usar mais o nome “antigo”, ok?

Isso se explica da seguinte forma: cães não entendem o seu nome. Ou seja, eles não sabem que aquele conjunto de letras é o “nome” deles. Mas sim, eles se condicionam ao conjunto de som que significa algo positivo.

No caso do nome, o conjunto sonoro que as palavras formam, faz o cão sentir que “algo bom está por vir”. Por isso que é possível ensinar outro nome a ele, pois ele vai se condicionar a um novo conjunto de sons.

Passe a chamar o cão pelo novo nome e dê petiscos

Depois que você escolheu o novo nome, comece imediatamente a chamar o dog por ele. Todas as situações positivas do dia a dia, insira o nome do cãozinho no meio para que ele comece a perceber os padrões sonoros da sua fala.

E aqui, vem algo importantíssimo que fará o cão se condicionar: petiscos de adestramento! Sim, você terá que usar reforço positivo com petiscos de adestramento para fazer o seu cãozinho entender que aquele é o nome novo dele.

Faça o seguinte: todas as vezes que o cão atender pelo nome novo, você interage com ele de maneira carinhosa, sorridente e dê um biscoito. Todas as vezes que ele não interagir, você não faz nada.

Com o tempo, o animal passará a entender que aquele comando (som), é sinal de que um petisco vai vir. E no longo prazo, ele se condicionará positivamente a isso.

Faça isso por um, dois, três ou quatro meses até que seu pet passe a estar 100% condicionado. Preferencialmente, continue fazendo reforço positivo, mesmo depois que o cão já entender seu nome. Isso é importante para que ele continue condicionado.

cão na praia

Cão na praia – Foto: Freepik

Nos primeiros dias, tenha paciência (o cão não vai atender o nome)

Outro fator importantíssimo para mudar o nome do cachorro, é ter paciência.

Sim, dependerá muito do trabalho do tutor fazer o dog entender ou não o nome novo, pois o cãozinho sempre estará aberto a novos aprendizados e entendimentos. Cabe ao tutor ter a calma e a paciência o suficiente para ajudá-lo no processo.

Ou seja, se o cão não entender o nome novo logo nas primeiras semanas, tudo bem. Não há motivos para desespero. Embora possa cansar, ainda assim, você não pode desistir.

É preciso ter muita paciência com o cãozinho para que ele possa compreender o seu nome novo, assim como qualquer outro tipo de adestramento/treino.

Não brigue, xingue ou aja com violência física ou verbal com o dog. Jamais faça isso, ok? As coisas só vão piorar e o dog vai sofrer muito.

Use o novo nome somente para situações boas para o cão

Ao ensinar um nome novo para o seu cachorro, mesmo que ele já tenha um, é preciso trabalhar o condicionamento do animal.

Cães gostam de coisas alegres e felizes. Essas situações deixam o animal confortável e aptos a aprenderem um novo comando ou truque. E com o nome, o mesmo acontece.

Por isso, sempre que algo bom para o cão for acontecer, use o nome para reforçá-lo no dog. Por exemplo, você pode usar o nome novo para:

  • Chamá-lo para passear;
  • Chamá-lo para comer;
  • Oferecer petiscos;
  • Na hora de brincar;
  • Etc.

Tudo que for positivo e alegre para o cão, associe com o nome novo dele. Em pouco tempo, ele se condicionará e aprenderá.

tutora com seu cão

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

Não use o nome novo para brigar/corrigir o dog

E por fim, jamais use o nome novo para situações ruins para o animal.

Ou seja, nunca use o nome novo para brigar ou corrigir o dog. Afinal, isso poderá deixá-lo confuso e triste. Logo, o nome será associado com algo negativo, o que é péssimo para fazer o cão aprender que esse comando é importante.

Além de que, vamos combinar? Brigar e corrigir o dog não é algo positivo. Cães não aprendem por “brigas”. Eles aprendem por reforço positivo. Ou seja, é muito melhor reforçar algo positivo para o cão, do que puni-lo por coisas negativas.

Leia mais sobre o assunto: Como educar um cachorro – Punir ou recompensar?

Como escolher um nome adequado para o seu melhor amigo

Agora que já entendemos como mudar o nome do cachorro, é importante entender, também, como escolher um nome adequado para que ele aprenda, certo? Afinal, essa é a dica número um para qualquer sucesso no processo.

Veja algumas dicas práticas abaixo:

Como mudar o nome do cachorro – Evite nomes longos e compostos

Os nomes longos e compostos até são charmosos e alguns tutores acham legais. Porém, para o cão, isso será um pesadelo. Além de ele não entender o nome, o processo de ensinamento será muito complexo e demorado.

Afinal, como você sabe, os cães não “entendem” que o nome deles é de fato o nome deles. Pra eles, é apenas um ruído vocal que representa alguma coisa.

Por isso, escolher um nome difícil não é recomendável. Nomes rápidos, curtos e com poucas sílabas, são as melhores opções.

cãozinho observando

Cão fofinho – Foto: Freepik

Como mudar o nome do cachorro – Procure por nomes com bastante vogais

As vogais são as letras mais fáceis para um cão aprender. Afinal, são letras muito vocais.

E isso é fundamental para o cão diferenciar um som do outro. Por isso, ao criar um nome para o seu melhor amigo, procure por nomes com muitas vogais. Preferencialmente, vogais no início e fim da palavra.

Como mudar o nome do cachorro – Nome de gente pode gerar confusão

E por fim, aqui vai uma dica interessante: não dê nome de gente para seu dog. Não há problema nenhum em dar um nome de pessoa para o seu melhor amigo. Fica charmoso e engraçadinho. Porém, nome de gente pode gerar confusão e o cão poderá não entender no longo prazo.

Afinal, em qualquer conversa com amigos ou família, você poderá falar o nome do dog citando uma pessoa qualquer. E assim, o cão vai achar que você está chamando ele, quando na verdade, não está. No longo prazo, ele vai perder o condicionamento por isso.

Anote as nossas dicas de como mudar o nome do cachorro e coloque-as em prática. Cuide do seu dog!