Como passear com cachorro que só quer correr? Como fazer com que ele se acalme para apenas uma caminhada tranquila e sem grandes estresses? Bem, estas perguntas podem parecer um tanto difíceis de serem respondidas, não é? Mas, saiba que as respostas existem! E é exatamente isso que vamos te ensinar neste artigo de hoje. Para isso, acompanhe este texto e saiba mais.

Como passear com cachorro que só quer correr?

Abaixo trouxemos diversas dicas de como passear com cachorro que só quer correr. Para que assim, pouco a pouco você consiga ensinar o seu amigo que a melhor opção, muitas vezes, pode ser uma caminhada tranquila. E não necessariamente uma correria em excesso.

Como passear com cachorro que só quer correr

Foto: Freepik

1- Um exercício inicial é uma boa pedida

Você precisa, antes de qualquer coisa, entender qual o real motivo do cachorro querer correr o tempo todo. Como costuma ser a rotina do mesmo? Ele fica costumeiramente preso? Se sim, talvez este seja o motivo primordial de ele querer correr tanto.

Dessa forma, uma pedida muito interessante é um exercício inicial. Isto é, você precisa permitir que ele se canse bastante, logo no começo, para que toda aquela energia em excesso, que está muito acumulada, possa começar a ser gasta de um modo efetivo. Aqui, portanto, você pode levá-lo para um espaço grande onde ele poderá correr mais à vontade.

Entretanto, não existe uma quantidade de tempo ou espaço que ele poderá correr no início. Na realidade, tudo dependerá do pet. E você deverá observar os comportamentos dele para estipular um tempo adequado.

2- Ensine comandos com o adestramento

O adestramento de cães é sempre um ótimo aliado para situações que se assemelham a estas. Isso porque você poderá trazer o foco do animal para algo mais importante, como sentar e se acalmar, no momento em que ele quer apenas pensar em correr.

É claro que este processo pode ser um tanto lento, e você deverá ter paciência quanto a isso. Por conta desse fator, não tente adestrar o seu cachorro com o objetivo de que amanhã os comandos sejam suficientes para que ele pare de correr enquanto você quer caminhar.

Mas sim, faça isso aos poucos. E quando o mesmo já estiver adestrado, ordene os comandos ao notar que ele quer correr. E assim que ele obedecer, dê o famoso petisco como forma de recompensa.

Como passear com cachorro que só quer correr

Foto: Freepik

3- Não grite ou puna o cachorro

Quando o cachorro se demonstrar muito agitado, querendo correr demais, não demonstre raiva gritando ou punindo o mesmo. Pois isso pode acarretar um estresse ainda maior, fazendo com que ele apenas se sinta mais agitado. E, consequentemente, com mais vontade de correr. Portanto, novamente batemos na tecla da paciência! Ela precisa aparecer para dar espaço ao desenvolvimento do cão.

4- Passeie mais de uma vez ao dia

Às vezes, passear uma única vez não tem sido o suficiente para garantir que o cachorro gaste toda a sua energia acumulada. Por conta desse fator, talvez você possa optar por mais de um passeio ao dia.

A gente sabe que com a rotina corrida isso pode ser um pouco difícil. Porém, você pode contratar um dog walker, por exemplo, para que o seu cão usufrua deste momento mais vezes. Assim, ele notará que o único momento de passeio não será no horário X, mas que sim, ele terá outras possibilidades e momentos ao longo do dia para se divertir.

5- Não ceda mas não prenda demais

Quando o cachorro demonstrar muita ansiedade para correr, talvez seja uma boa opção você permitir que ele gaste um pouco de energia aquele momento. Porém, cuidado para não ceder demais, ok? Pois ele pode entender que ao emitir determinados sinais você sempre estará pronto para deixar que a vontade dele venha à tona, o que não é bom!

Por isso, mantenha um equilíbrio entre permitir e não permitir as corridinhas no meio dos passeios.

corrida

Foto: Freepik

6- Tenha paciência

Novamente vamos destacar a importância de ter paciência durante todo o processo. Pois é exatamente esse o segredo de como passear com cachorro que só quer correr. Ele precisa de um tempo para que todos os passos anteriores surtam algum efeito em seu comportamento. Sem esse tempo para que o mesmo compreenda o que acontece, infelizmente as chances de sucesso são quase nulas.

7- Procure, inicialmente, por locais menos agitados

Quando você for iniciar este processo, o ideal é que você procure por lugares menos agitados para passear com o cachorro. Afinal, quanto mais estímulos e estresses ele vivenciar, maiores serão as chances de ele simplesmente querer sair correndo.

Por essa razão, ambientes que não possuem tanta circulação de pessoas e, especialmente, de animais, pode ser interessante. Vá inserindo o seu amiguinho aos poucos, até ele aprender a lidar com a situação. Pois com o tempo, a socialização do cão acontecerá naturalmente.

8- Use uma coleira com a guia mais longa

A guia mais longa também pode ser uma boa pedida. Pois o cachorro poderá se sentir um pouco mais livre do que se você usar uma opção que seja muito curta. Afinal, pare e pense… Se ele notar que tem um espaço a mais longe de você, para caminhar, brincar, pular e até dar pequenas corridinhas, ele pode se sentir mais à vontade e menos afobado.

Experimente esta possibilidade e note o quanto ele mudará os comportamentos, pouco a pouco.

corrida

Foto: Freepik

9- Brinque com o cachorro

Como passear com um cachorro que só quer correr? Bem, você pode brincar com ele durante o trajeto. Voltamos aqui para a ideia de gastar energia com outras opções.

E, além disso, aqui você também poderá distraí-lo quando ele simplesmente quiser sair correndo como se nada fosse. E assim, pouco a pouco ele perceberá que pode se divertir, pode correr e também pode caminhar ao longo de um passeio.

Sem toda aquela ansiedade de querer tudo para ontem, correto?

Lembre-se que se trata de um processo

Agora que você já pôde conhecer todas as nossas dicas de como passear com um cachorro que só quer correr, vamos aqui fortalecer um ponto novamente: nunca se esqueça que estamos tratando de um PROCESSO.

Ou seja, não será da noite para o dia que você conseguirá desfrutar de ótimos resultados. Mas sim, você precisa de paciência, amor e muito carinho para com o pet. Até que ele se sinta confortável para apenas caminhar com você, sem a necessidade de “disparar” a todo momento.

Esperamos que este conteúdo possa ter te ajudado a entender melhor a situação do seu pet. E assim, esperamos que você desfrute de momentos incríveis com passeios mais tranquilos e fáceis. Qualquer dúvida, conte com a gente comentando aqui embaixo. Até a próxima oportunidade! Nos vemos por aí.