A creche para cachorro é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores alternativas de cuidados para que seu cão fique sempre bem, feliz e saudável. No entanto, você sabe exatamente como funciona a creche para cachorro? Será que é a mesma coisa que um hotel para cachorro? Tem semelhança com um day care ou dog walker?

No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te levar para conhecer o quanto uma creche para cachorro pode ser benéfica para o seu cãozinho e como ela realmente funciona. Por isso, continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

Vamos lá?

Como funciona a creche para cachorro?

cachorros brincando juntos

Cães brincando – Foto: Freepik

A creche para cachorro funciona bem no sentido da palavra “creche”. Ou seja, é um lugar para levar e deixar o seu cãozinho para passar o dia. E tudo isso, sob cuidados profissionais e especializados.

O horário de funcionamento das creches caninas funciona de acordo com a demanda da cidade. Algumas creches vão ficar abertas até mais tarde, e outras vão fechar em horário comercial – próximo das 18h. Logo, é de responsabilidade do tutor estabelecer uma rotina para que ele possa levar e buscar o cãozinho nos horários determinados.

Na creche para cachorro, o animal vai ganhar muito carinho, aconchego e uma alimentação balanceada de acordo com a necessidade dele. No entanto, o tutor não poderá esperar que a creche se responsabilize por cuidados que vão além da manutenção do carinho e bem-estar do pet.

Ou seja, por mais que a creche tenha toda a estrutura para receber os dogs, é preciso entender que o local não é um hotel e nem uma clínica veterinária. Cuidados neste sentido, precisam de profissionais adequados. Não demande tarefas para a creche, que não sejam de responsabilidade da creche, ok?

De maneira geral, tudo que o tutor precisará fazer, é manter seu pet saudável, sociável, adestrado e tranquilo para ambientes de socialização. Se o seu cão é agressivo ou tem algum comprometimento de saúde, é preciso, antes de mais nada, tratar tudo isso. Só depois a creche poderá aceitar o dog!

Mas não se preocupe. Vamos entender mais sobre estes critérios a seguir. Continue lendo!

Diferença entre creche para cachorro e hotel para cachorro

creche para cachorro

Vários cães – Foto: Freepik

Quando a gente fala em creche para cachorro, automaticamente entendemos este como um lugar para que os pets possam ficar durante a ausência de seus tutores. No entanto, não podemos confundir a creche canina com o hotel para cachorro. As duas coisas são diferentes e, claro, oferecem um serviço diferente.

A creche para cachorro, conforme entendemos anteriormente, é o local em que o cachorro poderá estar para passar o dia. É como se fosse uma creche infantil, em que os pais levam as crianças em um horário e buscam em outro.

E o hotel para cachorro, por sua vez, é um local em que os tutores poderão levar seus pets para passar a noite, dias ou semanas. Ou seja, é um ambiente de estadia longeva e serve para os tutores que precisam viajar por algum período de tempo ou tem algum outro compromisso fora de casa.

Alguns hotéis para cachorro acabam oferecendo, também, o serviço de creche. Ou seja, cobram apenas pela estadia diurna. Enquanto que o hotel, cobraria uma diária para que o pet possa frequentar o espaço enquanto seus tutores não podem tomar conta dele.

Não tem como o cachorro passar a noite na creche canina, pois este local não é feito para isso. Então, cuidado para não confundir as duas coisas na hora de contratar o serviço, ok?

Vantagens de contratar uma creche para cachorro

creche para cachorro

Cães brincando – Foto: Freepik

A principal vantagem de contratar uma creche para cachorro, é que você não precisará se preocupar em encontrar uma pessoa para cuidar do seu doguinho durante o dia. Ou seja, basta levá-lo até a creche para que você possa fazer suas atividades de forma segura e tranquila.

Além disso, há outras vantagens, como:

  • Ideal para seu amiguinho socializar;
  • Evite solidão e síndrome da ansiedade de separação;
  • Você não se preocupa com o bem-estar do dog;
  • O cão estará seguro e em boas mãos o tempo inteiro;

Entenda mais sobre cada situação acima!

Ideal para seu amiguinho socializar

A gente sabe o quanto é importante ajudar o cachorro a socializar. Seja no parque ou em passeios na calçada, o seu cachorro sempre precisará ter a percepção de que existem mais cachorros no mundo. Além de ajudá-lo a entender que ele não é centro do universo, o cão se sente mais confiante e seguro em vários outros aspectos.

Logo, a socialização canina que acontece na creche, poderá fazer com que seu cão gaste energia suficiente para não canalizá-la em situações negativas dentro de casa. Você poderá fazer suas atividades rotineiras com tranquilidade e o cão estará com seus amigos durante o dia!

Evite solidão e síndrome da ansiedade de separação

Outra situação muito importante e que faz toda a diferença para a qualidade de vida do cachorro, é o fato de que na creche, ele evita a solidão. Afinal, um cachorro sozinho em casa pode facilmente ficar doente pelo fato de se sentir muito só. Esta sensação gera estresse, ansiedade e potencializa o aparecimento de outras doenças.

Além disso, a creche evita que o cão desenvolva a síndrome da ansiedade de separação, que é uma situação muito comum em cães que dependem totalmente da presença de seus tutores. Nós já falamos sobre esta síndrome neste artigo aqui, vale a leitura: Síndrome da Ansiedade da Separação – O que é?

Você não se preocupa com o bem-estar do dog

creche para cachorro

Filhotes no colo – Foto: Freepik

Não há nada mais angustiante do que sair para trabalhar ou estudar, e ficar com a cabeça no nosso cãozinho sozinho em casa, não é mesmo? Principalmente para os tutores de primeira viagem, deixar o cão sozinho pode ser bastante desafiador – tanto para o tutor, quanto para o dog.

Por isso, a creche para cachorro acaba surgindo como uma excelente alternativa para quem quer ter a certeza de que o dog está realmente bem. Afinal, por lá, o cão será bem tratado, bem cuidado e bem servido. Ele vai brincar, descansar, se sentir confortável e, assim, você também poderá realizar seus compromissos confortavelmente.

O cão estará seguro e em boas mãos o tempo inteiro

Sim, a creche para cachorro vai garantir que o animal esteja bem seguro. Afinal, uma creche profissional certamente vai contar com profissionais competentes e que poderão lidar muito bem com o seu cãozinho. Este é mais um ponto positivo para quem está cogitando a possibilidade de deixar o cão por algumas horas em uma creche!

Não há nada mais desconfortável do que ter que sair de casa, deixar o cão sozinho e ficar o tempo inteiro pensando se ele está bem, o que ele está fazendo e se ele está feliz. Estas sensações podem ser amenizadas quando o cão está seguro em uma creche canina!

Quando não levar o cachorro para a creche canina

cães juntos

Vários cães – Foto: Freepik

Até aqui, já entendemos o quanto a creche canina pode ser benéfica para o cãozinho. No entanto, é preciso entender, também, quando não é o momento de levar o cão até este local. E, por incrível que pareça, há situações que você precisa evitar, como estas abaixo:

  • Cães agressivos ou que ainda não aprenderam a conviver socialmente;
  • Cachorros com algum problema de saúde momentâneo;
  • Quando você está em casa e pode conviver com seu dog;

Se o seu cãozinho está com algum problema de saúde ou mesmo tem um difícil convívio com outros dogs, este não é o momento de levá-lo a uma creche.

O ideal é tratar os problemas para que o cãozinho fique saudável em todos estes aspectos e, somente depois, possa ir para a creche sem colocar em risco a própria saúde e saúde dos cãezinhos que já estão lá.

Cuide do seu dog!