Você sabe a diferença entre adestramento e socialização? Tem dúvidas de qual das duas opções é a melhor e qual delas é mais importante? Talvez você já tenha reparado que diversos moradores de rua têm um cãozinho que é apto a receber comandos. Será que isto é adestramento ou socialização?

Só quem tem um cachorro sabe que a educação canina também é influenciada pelo convívio, pelo amor, comunicação e condicionamento. Mesmo em situação de rua conforme seus tutores, os cães podem sim ser obedientes e afetivos sem receber um adestramento formalizado por um profissional.

Porém, será que este cão de rua está socializado ou adestrado? É isso que vamos entender no restante dos tópicos desse artigo. Vamos lá?

diferença entre adestramento e socialização

Cachorro aprendendo a se comportar fora de casa – Foto: Freepik

Diferença entre adestramento e socialização – Quais são as principais?

A diferença entre adestramento e socialização ainda é pouco entendida pelas pessoas em geral. Muitas pessoas ainda se confundem, entendendo-os com o mesmo significado e função. Na verdade, existem diferenças entre esses dois termos, muito usados por profissionais adestradores, veterinários e etologistas. Vamos ver agora.

Adestramento ou educação canina

O adestramento canino ou educação do cachorro, como também é chamado, são situações que envolvem comunicação e condicionamento de respostas através de estímulos. Esse método pode ser usado por profissionais adestradores, bem como, pelo próprio tutor, ensinando coisas básicas ao peludinho.

Um exemplo, é o ensinamento de “sentar”, que pode comunicado pela palavra “senta” e ser estimulado pela recompensa do petisco. Dessa maneira, o tutor terá um comportamento condicionado do cão, onde toda vez que ele ouvir a palavra “senta”, ele vai entender o que fazer para ganhar um agradinho.

Existem outros tipos de condicionamento, inclusive para adestramento de um cão estressado ou ansioso, que causa muita angustia também para o tutor. Nesses últimos casos, um adestramento ou educação canina profissional pode ajudar a corrigir esses comportamentos através de técnicas que não prejudicam o bem estar animal.

Diferença entre adestramento e socialização canina

A socialização canina é responsável pela introdução do animal ao convívio na sociedade, que dita regras da casa e dos espaços onde o cãozinho irá transitar. Esse processo pode ser iniciado pelo próprio tutor, mantendo uma comunicação clara com o pet desde filhote, acompanhando em todas as fases do desenvolvimento do cachorro.

Diante disso, são criadas regras de conduta, onde o cachorro poderá aprender as formas de se relacionar com seus tutores e demais pessoas ou animais. Assim, todos comportamentos adequados devem ser ensinados pelo tutor, determinando o espaço destinado ao lazer, a alimentação e o modo de se relacionar com visitas.

Muitos cachorros têm medo de outras pessoas que não são os tutores, tornando-se agressivos ou desconfiados até com outros cães. Sendo este resultado, reflexo da falta de incentivo a socialização do cachorro, que deve ser feita logo após o recebimento das vacinas.

diferença entre adestramento e socialização

Dois cães correndo com suas donas – Foto: Freepik

Qual é a importância da socialização do seu cão?

Já conhecemos as diferenças entre adestramento e socialização. Agora é hora de saber qual a importância de socializar o seu cãozinho. Tudo começa quando filhote, mais precisamente na fase onde terminam as vacinas periódicas de todos os meses.

Mas veja bem, tudo começa aos poucos, tudo é muito novo para o cachorrinho e qualquer atitude forçada poderá trazer traumas para o doguinho. Uma socialização canina bem planejada e aplicada com base na ética, trará muitos benefícios que serão esclarecidos nos tópicos abaixo.

Bem estar animal

Um dos grandes benefícios da socialização é o bem estar animal, envolvendo atividades de lazer e momentos afetivos com tutores, outras pessoas ou cães. O contato com pessoas e cães diferentes ajudam na prevenção de comportamentos disfuncionais, como agressividade e medo que paralisam o animal.

Portanto, após receber o filhote vindo do canil ou do convívio com sua mãe, tome as medidas cabíveis para o momento, como a vacinação e posteriormente a socialização. Você pode começar pelo quintal da casa, ou área mais aberta, deixando o doguinho cheirar todos os cantinhos disponíveis.

Sendo esta uma forma de identificar pessoas e outros animais, inclusive a personalidade, raças e gêneros de outros cachorros. Na socialização passiva, o cachorro é estimulado pelo ambiente, interagindo com outros animais e pessoas de uma forma naturalizada.

Existe também a socialização ativa, onde o tutor pode estimular o cãozinho através de associações positivas que geram recompensas com petiscos. No entanto, para levá-lo para passear, comece de uma maneira gradual, levando-o no colo e deixando aos poucos ele se acostumar com a coleira e guia.

diferença entre adestramento e socialização

Dois cães socializando com seus tutores – Foto: Freepik

Diferença entre adestramento e socialização: Prevenção de maus comportamentos dos cachorros

Outra vantagem de socializar o animal, é que você previne os maus comportamentos, que são influenciados algumas vezes pela falta de contato com o desconhecido. É comum vermos cachorros brigando na rua, por uma simples troca de olhar ou contato direto com outros animais. Essas são situações bem constrangedoras, não é mesmo?

O fato de socializar o cachorro implica nesses resultados, onde o contato amigável com outros animais será um bom começo de interação. Por isso, mantenha a tranquilidade do cachorro e, ao apresentá-lo a um outro humano, peça para o mesmo não fazer nenhum movimento brusco.

O mais indicado é deixar o animal cheirar as mãos, deixando que ele responda naturalmente com cheirinhos e lambidas. Dessa maneira, ele se sentirá mais confiante e entenderá que não está em uma posição de risco, onde latir e morder podem não ser comportamentos adequados para o momento.

cão na praia

Cachorro aprendendo a passear na praia – Foto: Freepik

Socialização canina promove diversão

Saiba que a socialização canina também promove diversão, proporcionando ao cãozinho um espaço de amizade e brincadeiras que ajudam a gastar energia. Ao levá-lo no parque ou em viagens, permita que ele conheça o espaço, usando o olfato que é bem apurado se comparado aos humanos.

No contato com as crianças, podem surgir brincadeiras bem divertidas, mas sempre verifique a idade dos pequenos, pois eles podem não entender as necessidades do animal. Sendo assim, uma socialização assistida é a melhor maneira de cuidar do pet e das pessoas ou cães ao redor, garantindo a segurança e aventura social.

Por mais que a socialização do cachorro possa ser cansativa, todo o esforço valerá a pena quando o assunto é prevenção e bem estar canino. Em casos de dificuldades para tornar o cão sociável, invista em uma educação canina profissional, aplicando técnicas com base na ética e respeito ao animal.

Agora que você sabe a diferença entre adestramento e socialização, não perca tempo e crie momentos de lazer e aprendizagem com o seu cãozinho. Porém, lembre sempre de prestar atenção nas necessidades básicas para cada fase da vida do animal. Dê tempo a ele e divirtam-se!