Você já ouviu falar da gravidez psicológica em cadelas? Pois bem, este é um problema que pode acontecer de forma constante em algumas cachorras. No entanto, nem sempre conseguimos associar exatamente o que está acontecendo. Afinal, os sintomas podem ser muito semelhantes a comportamentos naturais de um cachorro estressado ou impaciente.

Porém, há sim alguns elementos que são capazes de demonstrar esta condição em uma cachorra. E um deles está relacionado justamente ao comportamento. Por isso, no texto de hoje vamos entender um pouco mais sobre o assunto para que o tema fique esclarecido e você saiba o que fazer. Acompanhe!

gravidez psicológica em cadelas

Foto: Freepik

Gravidez psicológica em cadelas – O que é?

Para explicar a gravidez psicológica, podemos associar a condição como uma “disfunção” da fêmea. Ou seja, pode ser a falta de acasalamento ou mesmo o excesso. Por exemplo, quando a progesterona aumenta, que é um hormônio presente nas cadelas  grávidas (e diminui quando vão dar a luz), o corpo também se transforma.

No entanto, este hormônio também pode estar presente em cachorras que não estão grávidas. E é justamente ele que pode desencadear comportamentos que simulam a gravidez. E isto nem sempre é benéfico para o animal, pois ele sofre. E, claro, o tutor também.

Esta é a explicação um pouco mais técnica sobre a gravidez psicológica em cadelas. No entanto, você também pode observar alguns comportamentos clássicos. Que, no caso, são muito mais fáceis de serem compreendidos. Afinal, a prática é diferente da teoria. Assim sendo, se a sua cadela está estranha, busque identificar estes sintomas.

Ansiedade

A ansiedade aflorada é um dos principais sintomas da gravidez das cadelas. E, inclusive, na gravidez psicológica. Você pode identificar este comportamento em uma série de momentos do dia. Por exemplo, se o animal sentir-se muito sozinho, chorar ou não parar de andar pela casa, significa que há algo de errado.

É muito comum também que as cadelas procurem diferentes espaços para deitar, sentar, se rolar e até mesmo se esconder. Mas sempre com um comportamento aparentemente não calmo. Neste caso, o latido em excesso também pode estar presente no comportamento.

gravidez psicológica em cadelas

Foto: Freepik

Isolamento

Outro aspecto muito clássico da gravidez psicológica em cadelas, é a questão do isolamento. Os animais buscam se esconder ou mesmo buscar espaços para ficarem sozinhos. Isto ocorre pois elas sentem que há algo de “estranho” dentro delas. Seja pelo fato dos hormônios estarem alterados, seja pelo fato das alterações físicas – que vamos ver mais adiante.

Um cão sozinho muitas vezes pode significar diversos problemas internos. Desde saúde mental, até a saúde física em si. Ou seja, este é um comportamento que precisa de atenção não somente quando há desconfiança de que a cadela está grávida. Mas sim, sempre! Pois quando um cão procura um espaço para ficar sozinho, geralmente ele quer dizer alguma coisa.

A gravidez psicológica em cadelas pode gerar irritação

Se você notar a sua cadela extremamente irritada e brava, desconfie. Pode estar havendo ali uma gravidez psicológica. É claro que este sintoma também quer dizer diversas outras coisas relacionadas ao comportamento do animal. Porém, é um sinal de alerta muito claro. E quando falamos em irritação, não é somente irritação relacionada ao estado de humor. Mas também, ao estado físico.

Por exemplo, o estresse em cães pode causar muitos transtornos relacionados ao dia a dia. E, um deles, é a irritação com qualquer coisa. E o mesmo acontece com a gravidez psicológica em cadelas. Elas podem desenvolver uma série de problemas comportamentais, como braveza, vontade excessiva de lamber as partes intimas, muita coceira, etc.

gravidez psicológica em cadelas

Foto: Freepik

Alteração nas mamas

Talvez este seja o ponto mais esclarecedor de uma possível gravidez em uma cadela. Se a barriga demora a crescer mas as mamas estão se desenvolvendo, muito provavelmente ela está aguardando os filhotinhos. No entanto, acredite: em uma gravidez psicológica, até mesmo as mamas podem se desenvolver!

Uma cadela grávida geralmente apresenta comportamentos muito singulares, que uma cadela com gravidez psicológica também apresenta. Afinal, a ação dos hormônios é o que faz o animal agir de certas formas. E, por mais que a cadela não saiba que ela precisa ser fecundada para dar a luz, ela irá se comportar como quem espera pelos filhotes.

Gravidez psicológica em cadelas – Comportamentos

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os principais sintomas de uma gravidez psicológica, é importante também entender os comportamentos da cadela. Ou seja, não basta que um dos itens acima esteja acontecendo. É preciso que haja uma combinação entre todos eles. Pois um fato isolado não necessariamente representa uma condição complexa.

Por isso, verifique o que a cadela faz durante o dia. Se você notar que ela está procurando por espaços retirados, ou carregando brinquedos na boca como se fosse “escondê-los”, saiba que há uma possível gravidez ou gravidez psicológica ocorrendo. Afinal, quando a cadela começa a “tratar com carinho” os brinquedos, significa que ela está encarando-os como filhotes.

Além disso, o animal irá buscar o contato direto com as partes íntimas, lambendo o tempo inteiro. Esta é a forma da cadela “amenizar” as sensações que está sentindo. E, no caso do desenvolvimento das mamas, é muito possível que você note inclusive a presença de uma casquinha branca, semelhante a leite. E tudo isso pode acontecer sem nem mesmo a cadela ter encontrado um macho para acasalar!

gravidez psicológica em cadelas

Foto: Freepik

Procure um veterinário sempre que possível

Independente de a cadela estar ou não grávida, é muito importante que você consulte sempre um veterinário de sua confiança. Isto faz com que a saúde do animal fique em dia e, claro, ele fique muito menos estressado, inquieto e angustiado. No caso de uma gravidez psicológica, não há muito o que fazer, se não esperar passar e manter a cachorra sempre confortável.

Porém, há como prevenir. E a principal forma de fazer isso é com a castração do cachorro. Afinal, como você sabe, quando este procedimento é feito por profissionais competentes, a qualidade de vida do bicho tende a aumentar muito. Pois os hormônios da sexualidade e os comportamentos de cio podem deixá-los muito desconfortáveis e ansiosos.

Por isso, cuide do seu cão e mantenha-o feliz.