Afinal, qual a melhor raça de cachorro para presentear seu filho no dia das crianças? Essa é uma dúvida na hora de escolher um melhor amigo peludinho. Chega um momento na vida das crianças em que elas desejam ter um animal de estimação. E isso é totalmente natural e aconselhável.

Ter um cachorro é investir no desenvolvimento do seu filho, já que o cuidado com o doguinho pode trazer responsabilidade e outros benefícios. E quando as crianças são menores, é comum terem medo de animais. E um cão filhote pode ajudar no crescimento e socialização, além de serem boas companhias.

Quer saber quais as melhores raças de cachorros para presentear seu filho neste dia das crianças? Continue a leitura e veja quais as vantagens de ter um cão em casa.

melhor raça de cachorro para presentear seu filho

Criança e seu cão – Foto: Freepik

Melhor raça de cachorro para presentear seu filho no dia das crianças

Quando falamos de raças de cães, devemos lembrar que algumas possuem temperamento forte e personalidade que não combina com a presença de crianças no ambiente. Mas isso não quer dizer que uma raça é superior à outra. Pelo contrário! Todos devem ser respeitados em sua igualdade.

Assim sendo, algumas raças de cachorro podem se acostumar melhor com os pequenos. E fizemos uma lista das melhores, juntamente com suas características. Acompanhe e veja qual a melhor raça de cachorro para presentear seu filho neste dia das crianças.

Golden Retriever

O Golden Retriever é um dos cães mais dóceis e brincalhões do “mundo canino”. Além disso, eles tem uma inteligência para aprender comandos rapidamente. A disciplina e lealdade são pontos fortes da raça. Bem como o gosto por atividades físicas, principalmente as que envolvem água.

Labrador

Os cães da raça Labrador são os mais escolhidos para fazer companhia para as crianças. Afinal, sua personalidade é brincalhona, obediente e confiável. Por ser um cachorro que gosta de brincadeiras, ajudá-lo a queimar energia é fundamental. É uma ótima opção para crianças com bastante energia e com idade entre 7 a 10 anos.

Bull Terrier

Os Bull Terrier são considerados crianças na pele de cachorros. Afinal, são amigáveis, toleram brincadeiras infantis e adoram queimar energia. Por esse motivo, essa raça é indicada para crianças maiores e que vivem em casa, que estejam dispostas a educar o cachorro com reforços positivos.

Collie

Conhecida pelo famoso filme da Lassie, a raça Collie é uma das mais amorosas, obedientes e brincalhonas para presentear as crianças. Por ser um cão pastoreiro, a Collie responde prontamente aos comandos. Seu instinto familiar, permite um espírito protetor.

Buldogue Inglês

O Buldogue Inglês costuma ser um cão mais calmo, dócil e amoroso com as crianças. Mas isso não quer dizer que eles não gostam de bagunça. Capazes de viver tranquilamente em apartamentos, os buldogues podem ser uma ótima opção para crianças pequenas, pois também tem instinto de proteção.

melhor raça de cachorro para presentear seu filho

Criança e seu cão – Foto: Freepik

Beagle

Uma outra raça de porte médio é o Beagle. Um cãozinho de temperamento brincalhão e ideal para crianças com mais energia. Os estímulos aos exercícios são essenciais. E deixá-los sozinhos pode ser bem desafiador, pois essa raça não gosta muito de solidão.

Pug

Se você mora em apartamento, o Pug é ideal para presentear seu filho. Principalmente por sua personalidade calma e por possuir um porte pequeno. Essa raça de cachorro pode se acostumar muito bem com bebês, não necessitam de muita energia para brincar e nem latem com frequência.

Poodle

Os Poodles, em exceção do toy ou micro toy, são ideais para você presentear seu filho, isso porque eles são gentis e fiéis. Além disso, se o seu filho tem alguma alergia, saiba que os poodles não soltam pelos, apesar da pelagem mais comprida.

Shih Tzu

O Shih Tzu é um cachorrinho bem amável e se adapta muito bem a novos espaços. Gostam de brincar, correr e, claro, dão muito bem com crianças. Mas, cuidado! Eles não gostam de brincadeiras brutas. Por esse motivo é um cão para crianças mais calmas e que gostam de dar atenção.

Cão SRD (Vira Lata)

Não podemos anular de nossa lista das melhores raças de cachorro para presentear seu filho, o famoso vira lata. Ou, SRD – Sem Raça Definida. O vira lata é companheiro, dócil e considerado um cachorro mais saudável. Mas procurar a origem do filhote pode ajudar nessa tomada de decisão.

Quais os benefícios de um cachorro para as crianças

Ter um cachorro ajuda na socialização da criança. Além de evitar o sedentarismo e promover uma noção de responsabilidade. Um outro benefício é para o sistema imunológico. Ter um cachorro pode contribuir para prevenção de doenças e no tratamento de alergias.

No entanto, se a sua criança é ansiosa e estressada, ter um companheiro peludo pode ajudar a controlar crises e favorecer a autoestima. Mas não pense que isso depende apenas do cachorro. A criança precisa ser ensinada a cuidar do animal e zelar pela sua saúde dele.

melhor raça de cachorro para presentear seu filho

Criança brincando com seu cachorro – Foto: Freepik

Como ensinar uma criança a cuidar do seu cão?

A responsabilidade do cão é para toda a família. Mas, como é a criança quem passará boa parte do tempo com o animal, é importante ensinar algumas coisas. Veja abaixo.

Comece fornecendo instruções e regras à criança

Um ponto importante do cuidado com seu cão, é que ele vai dividir o espaço com toda a família. Isso não depende somente de escolher a raça ideal. As regras e instruções precisam ser estabelecidas. Alguns exemplos, são:

  • Determinar a quantidade de alimento e água;
  • Ensinar as formas corretas de colocar a coleira e guia de passeio no cão;
  • Orientar os espaços que serão destinados ao cachorro;
  • Determine se a criança poderá passear sozinho com o cão;
  • Apresente as regras de higiene do animal.

É importante sempre lembrar o pequeno que o cãozinho se trata de um ser vivo. E, por isso, necessita de cuidados essenciais todos os dias.

Crie uma rotina para a criança e seu cãozinho

Criar uma rotina é essencial para um bom relacionamento da família e o cãozinho. Por isso, forneça algumas regras para rotina. Comece determinando o espaço para o cão dormir, os horários de alimentação e brincadeiras do seu filho com o cachorro.

Os banhos e passeios precisam ser supervisionados para não ocorrer nenhum acidente. Assim, a criança ganha tempo para entender como fazer estas tarefas corretamente. A limpeza das fezes do cachorro é de extrema importância. Sendo assim, inclua na rotina da criança e seu cãozinho.

criança e seu cão

Criança e seu cão – Foto: Freepik

Incentive os pequenos a passar um tempo com o cachorro

Se as crianças já têm uma certa idade, incentive-as a trabalhar o reforço positivo com o cachorro. Caso seja necessário, acompanhe a criança nos treinamentos do animal, mostrando formas afetivas de ensinar e brincar com o dog.

O relacionamento da criança e seu cão deve ser o mais amigável possível. E isso só é possível, se um adulto ajudar na educação. Portanto, presentear seu filho no dia das crianças com um cachorro é um gesto de amor, que pode contribuir para desenvolvimento infantil do seu pequeno.

Agora, escolha a melhor raça de cachorro para presentear seu filho e aproveitem o novo companheiro. Sempre com muita responsabilidade, amor e carinho. Afinal, é isto que que o cãozinho vai proporcionar a vocês.