Você sabe o que ensinar para o cachorro nos primeiros meses de vida? Confira aqui uma lista com dicas que envolvem obediência, rotina e socialização canina. Afinal, os filhotes de cachorro são uma verdadeira fofura, merecendo uma atenção especial no que diz respeito a carinho e cuidados especiais.

Assim como os humanos, os cachorrinhos nos primeiros meses de vida já podem ser ensinados, visto que, na maioria das vezes, a resposta será uma aprendizagem rápida e eficaz. Não é à toa que os cães são os melhores amigos dos homens, podendo viver longos anos na companhia de seus tutores.

Portanto, se você quer saber o que ensinar para o cachorro nos primeiros meses de vida, essa é a hora de aprender e aproveitar um tempo de qualidade com seu amigo. Acompanhe!

o que ensinar para o cachorro nos primeiros meses de vida

Filhote bocejando – Foto: Freepik

O que ensinar para o cachorro nos primeiros meses de vida – Veja uma lista básica

Os primeiros 6 meses de um doguinho são muito importantes para ele aprender a fazer suas necessidades no lugar certo. Além disso, é neste período que ele também será imunizado com várias vacinas importantes e também aprendem a conviver com cães ou pessoas. Ainda neste período, você vai conseguir aplicar várias técnicas de aprendizado. Vamos ver algumas abaixo.

Eduque o seu cãozinho desde cedo

Os filhotes ainda não sabem o que devem comer, onde dormir e fazer suas necessidades. Por isso, saber como educá-lo é bem importante. Então, como ele ainda não consegue segurar suas necessidades, será necessário reservar um local apropriado com tapete higiênico para ensiná-lo a usar da maneira correta.

Essa rotina pode levar um tempo, mas não é impossível. Você deve, também, proporcionar um espaço para ele dormir e saber o local da comida. Desse modo, separe na caminha do cachorro um cobertor, seus brinquedos e demais acessórios que possam indicar que aquele é o espaço dele.

Crie uma rotina para o cachorro nos primeiros meses de vida

Os cachorros costumam seguir rotinas, inclusive, eles se adaptam facilmente ao dia a dia do seu tutor, basta ter persistência e carinho para ensinar. Será essencial criar uma rotina para seu cãozinho fazer xixi e cocô no devido lugar, passear e se alimentar em um horário determinado.

Assim como os bebês, os cachorros filhotes dormem mais que os adultos, podem querer comer a todo momento e não nascem com o entendimento do que é uma rotina. Portanto, é papel do tutor ensinar ao doguinho uma rotina para dormir, comer, fazer necessidades e brincar para que haja um convívio tranquilo entre ambos.

o que ensinar para o cachorro nos primeiros meses de vida

Filhote de cachorro no gramado – Foto: Freepik

É preciso ensinar o cachorro a socializar

Outra aprendizagem bem importante que se deve ensinar ao filhote, é socializar. Saber andar com a guia e ter contato com outros cães e pessoas é fundamental. Muitos cãezinhos ainda não sabem se comportar quando é hora de ir para a rua, com muitas novidades, novos cheiros, sons e cachorros diferentes.

Portanto, comece usando a coleira e guia em casa, depois vá aumentando gradualmente os passeios até ficar sociável com animais e pessoas. Uma dica importante é não deixar os filhotes sozinhos com crianças pequenas, elas não tem entendimento dos cuidados que ele necessita.

Leia aqui sobre tipos de coleiras.

O poder do “não” para a educação do filhote

Com um mês de vida (mais ou menos), já começam a nascer os dentinhos nos cachorros. Por esse motivo, é comum eles quererem morder. Diante disso, ensine o filhote a não morder as pessoas, outros animais e objetos, de forma que o poder do “não” possa entrar em ação.

Ao invés de brigar, diga a palavra “não” e ofereça os brinquedos que são destinados ao pet, como os mordedores, produzidos para essa finalidade. A mesma dica vale para outras travessuras, como carregar pertences dos tutores, que pode ser substituído com brincadeiras de cachorro. O adestramento canino é uma técnica que ajuda não só a educar o animal, como permite uma relação mais prazerosa em companhia do tutor.

Ajudar um cãozinho a aprender truques desde os primeiros meses de vida é algo bastante importante e que deve ser colocado em prática. Portanto, aproveite estas ideias e, se você ainda tiver alguma dificuldade, não hesite a procura de um profissional para ajudá-lo.

Cuide do seu dog!