Muitas pessoas veem o temperamento do Akita como extremamente cauteloso e perigoso. Mas, será que isto é verdade? Ou melhor, o quanto disso é de fato verdade? Estas são algumas perguntas que iremos responder a partir de agora, uma vez que o Akita tem se mostrado um animal cada vez mais dócil e companheiro nos dias de hoje, por mais que sua origem e criação não tenham sido desta maneira.

Assim como outros cães de guarda, o Akita não ataca “de graça”. Mas ele é cauteloso e muito calculista. E isto pode ser um problema, caso você não entregue um ambiente favorável ao animal. Quer dizer que ele vai atacar estranhos e crianças? Não. Mas, simplesmente pelo fato de ele ter sido criado para ser um cão de caça, é preciso redobrar a atenção.

Quer entender tudo sobre o temperamento do Akita? Então, acompanhe o texto!

o temperamento do akita

Cachorro Akita caminhando pelo parque – Foto: Freepik

O temperamento do Akita – Como é?

O temperamento do Akita pode ser considerado calmo, tranquilo e sereno. Porém, com alta carga de desconfiança e alarme. Ou seja, ele é um animal que está a todo momento tentando identificar algo que possa estar fora de controle. Para, desta forma, agir. E isto explica-se por diversos motivos. E o principal deles, é aquilo que já mencionamos anteriormente: ele é um animal feito para caçar.

E os animais que ele caçava não eram ratinhos, coelhos ou lebres. Pelo contrário. Ele caçava ursos, javalis e outros seres muitas vezes maiores que o próprio cão. Por isso, podemos dizer que ele foi incrível em sua função. Porém, hoje em dia não é mais assim, felizmente. Mas da mesma forma que outros cães “guardam” o instinto, o Akita também o faz.

Para te ajudar a decifrar um pouco mais o temperamento do animal, falaremos sobre os seguintes pontos:

  • Como ele se comporta com crianças e pessoas estranhas?;
  • O Akita late muito?;
  • Como é o gasto energético do Akita?;
  • Alimentação – É um cão que come muito?;
  • Qual o ambiente ideal para o Akita?;

Acompanhe para mais detalhes.

Como ele se comporta com crianças e pessoas estranhas?

Será que o Akita é um cachorro perigoso para pessoas estranhas ou crianças? Bom, esta é uma pergunta difícil de ser respondida pelo fato de que, por mais que existam instintos, cada cão é único. Então, antes mesmo de creditar cem por cento de confiança que o animal não irá atacar estes grupos de pessoas, certifique-se de que ele não possa fazer isso.

Ele tem a tendência de estranhar quem não é do círculo de convívio dele. Por isso, é muito importante que você mantenha a segurança do animal e das pessoas em caso de visitas na sua casa. O ideal é que você consiga ser líder do seu cão para ele entender os limites impostos por você. Assim o dia a dia do animal será muito mais tranquilo e ele não ficará com aquela ansiedade de ter que atacar.

o temperamento do akita

Akita e crianças podem ser amigos – Foto: Freepik

O Akita late muito?

Não. O temperamento do Akita faz com que ele não precise latir muito. E isto está completamente relacionado com o estilo de vida do animal e também de sua criação. Afinal, sabemos que o Akita foi criado para se tornar um grande caçador. E isto faz com que ele tenha traços e características de cães de guarda. E, como você sabe, um cão de guarda não ataca “de graça” nem late “de graça”. Ele fica esperando o momento certo para a ação.

E este também é o caso do Akita. Ele não late. Mas, isto não quer dizer que ele não está notando ou percebendo movimentos estranhos nos arredores do habitat dele. Então, se ele notar um cachorro passeando na rua ou uma pessoa estranha se aproximando, ele tenderá a ficar em posição de ataque. Mas o latido não será a primeira “ameaça”.

Veja neste artigo o que pode significar um cachorro latindo.

Como é o gasto energético do Akita?

O Akita é um cão de grande porte. E isto também significa que ele possui muita energia para gastar. Logo, é preciso conviver com ele em locais que ele possa correr, brincar e pular. Mas, ao mesmo tempo, não significa que você não possa viver com o animal em um apartamento. Embora não seja a moradia ideal, você poderá condicionar o animal a gastar energia todos os dias, com caminhadas, passeios e idas ao parque.

Na verdade, o gasto de energia é um dos requisitos mínimos e básicos para qualquer animal de estimação. Eles precisam se sentir mais leves todos os dias. Caso contrário, toda esta energia poderá ser facilmente convertida em ações negativas dentro de casa, como roer objetos e móveis.

cão no quintal

Cachorro Akita no quintal – Foto: Freepik

Alimentação – É um cão que come muito?

Se você deixar, ele vai comer muito. Assim como qualquer animal. Seja uma alimentação natural para cães ou seja uma ração menos eficiente, os animais adoram comer. Por isso, é preciso ter um alto poder de controle sobre este aspecto. Caso contrário, o cachorro poderá acumular gorduras pelo corpo e até se tornar um cão gordo. Mesmo o temperamento do Akita fazendo o animal ser enérgico, a alimentação precisa estar devidamente organizada!

Qual o ambiente ideal para o Akita?

Locais abertos, grandes, com ventilação e espaços para correr. O temperamento do Akita faz com que ele precise se movimentar, correr, brincar e pular, assim como já mencionamos anteriormente. Ele é um cão de grande porte e que tem fortes traços de caçador. Logo, sua energia, se não gasta, pode ser incrivelmente acumulada e destinada para atitudes negativas.

o temperamento do akita

Cachorro Akita deitado – Foto: Freepik

Adestramento é o passo zero para uma melhor qualidade de vida

E por último, uma dica importante: faça um adestramento de cachorro com seu Akita. Esta é uma atitude nobre e extremamente necessária para proporcionar mais qualidade de vida para o cachorro. A saúde mental do cão e a saúde física agradecerão, pois ele se sentirá muito mais equilibrado e muito menos ansioso e estressado no dia a dia. Aproveite a fase de ainda filhote do seu Akita e adestre-o o quanto antes. Assim, todos serão mais felizes!