Já pensou em passear de bicicleta com o cachorro? Saiba aqui quais são os cuidados básicos para levar o doguinho com segurança, tornando o passeio ainda mais divertido.

Muitos tutores se perguntam se cachorro pode fazer companhia nos passeios de bicicleta, e a resposta é sim, esse tipo de exercício, além de divertido, apresenta grandes benefícios para a saúde do animal. Portanto, se você gosta de ciclismo e quer passear de bicicleta com o cachorro, veja algumas dicas bem importantes para que tudo dê certo.

Passear de bicicleta com o cachorro – Dicas de como levá-lo com segurança

passear de bicicleta com o cachorro

Tutora com seu cãozinho – Foto: Freepik

Algumas raças de cachorros precisam queimar as energias diariamente, e isso pode ser feito de uma forma bem divertida em parceria com o tutor. Os passeios de bicicleta, além de serem muito bons para a saúde humana, são ótimas opções para compartilhar momentos ao lado do melhor amigo peludinho.

Contudo, alguns cuidados são essenciais para proteger o doguinho de acidentes e complicações de saúde, de forma a garantir bem-estar canino. Então, acompanhe algumas dicas de como passear de bike em segurança junto de seu melhor amigo.

Faça o teste com o período de adaptação do cãozinho

O primeiro passo para passear de bicicleta com o cachorro é fazer um período de adaptação, tanto com a bike em si, quanto com as viagens pela cidade.

No primeiro contato com a bicicleta o cachorro pode estranhá-la, sendo preciso fazer uma socialização com o objeto. Por isso, uma dica importante é deixar o cachorro cheirar a bike e ficar olhando para ela, sem obrigar o animal a simpatizar logo de primeira. Deixe que ele se familiarize com a bicicleta antes de sair para passear.

O período de socialização do cachorro deve ser orientado com muita paciência, deixando que ele, em seu ritmo, se acostume a andar com você e sua bike. Em um primeiro momento, não suba na bicicleta, caminhe com o cachorro na guia e você ao lado da bicicleta, priorizando os caminhos mais curtos e menos movimentados.

Você pode ir aumentando o percurso conforme o cachorro vai se acostumando, mas sempre respeite o ritmo do pet, sem puxar a coleira. Dica: ensine ao cachorro palavras que indicam a direção, como, por exemplo, “vire” para quando vocês forem entrar em uma rua.

Contudo, assim que perceber que o cãozinho já está mais acostumado, monte na bicicleta e comece a praticar ciclismo com o cachorro.

Passear de bicicleta com o cachorro – Proteja a saúde do cachorro

Durante o passeio de bicicleta com o cachorro, priorize também a saúde do pet, tomando alguns cuidados essenciais e que tornam a viagem mais segura. Veja algumas dicas importantes:

  • Antes de sair de casa, verifique se o chão não está quente demais;
  • Sempre leve água fresca para o cachorro;
  • Realize descansos entre os trajetos;
  • Leve o cachorro para fazer suas necessidades antes do passeio;
  • Espere pelo menos duas horas depois da refeição para levá-lo para passear;
  • Mantenha o cachorro do lado direito da calçada para evitar acidentes.

Outros cuidados, como ao atravessar a rua e fazer visitas periódicas ao veterinário, podem ajudar a prevenir acidentes e doenças nas articulações e músculos do animal.

Aposte em acessórios para ciclismo com cachorro

passear de bicicleta com o cachorro

Tutora com seu cãozinho – Foto: Freepik

Existem alguns acessórios para ciclismo com cachorro, que podem ajudar a manter a segurança e trazer facilidade para os passeios. Um desses artigos são os adaptadores, uma forma mais segura e prática de manter o dog a uma distância dos pedais e rodas. Algumas até evitam puxões.

Já os cestos para transporte de cachorro na bicicleta são ótimos acessórios para cães que não se acostumam com este tipo de esporte. Contudo, se você quer algo mais inovador, que tal aproveitar as bicicletas adaptadas para passear com cachorro? Elas são bem seguras e divertidas.

Esperamos que essas ideias ajudem a aproveitar momentos incríveis e seguro com seu amiguinho, de forma que vocês possam sair para praticar uma atividade diferente ao ar livre. Lembre-se sempre de respeitar o tempo e a saúde do seu dog, de modo a nunca força-lo a nada.

Se você tem um cão obeso ou mesmo um cão não treinado, todos estes cuidados devem ser ainda maiores. Seja responsável e cuide bem do seu doguinho.