A posse responsável é, sem dúvida nenhuma, um dos critérios mais importantes para quem deseja adotar um cachorro. Afinal, cuidar de um cãozinho é muito mais do que manter ele aquecido e com comida na tigela, não é mesmo? E por isso, no texto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor o que considerar na hora de resgatar seu pet em um canil público ou privado.

É claro que a preferência sempre será pela adoção. Hoje, no Brasil, há um grande número de cachorros em situação difícil e que precisam de um lar com amor e carinho. Porém, é importante também entender o que deve ser levado em consideração para que esta adoção possa ocorrer de maneira racional e positiva.

Então, para entender tudo sobre o tema, acompanhe o artigo a partir de agora.

posse responsável

Cachorro correndo na praia – Foto: Freepik

Posse responsável – O que é?

As responsabilidades ao adotar um cachorro, são inúmeras. É claro que entre um cão abandonado na rua ou dentro da sua casa, é muito melhor que ele esteja protegido em um lar. Mas, é importante também entender que a posse responsável é vital para dar qualidade de vida e dignidade ao animal.

Desta forma, a posse responsável se resume em oferecer condições de vida ao cão, de modo que ele tenha saúde, conforto, segurança e, claro, possa praticar exercícios de maneira regular para ter um gasto de energia equilibrado. E para te ajudar a entender tudo isso de maneira mais ampla e prática, nada melhor do que fazer uma lista daquilo que não podemos esquecer, não é mesmo?

Sempre que você for adotar um cachorro, mesmo que ele seja o seu primeiro animal de estimação, você não pode se deixar levar somente pelas questões emocionais. É preciso, também, considerar as questões racionais com um peso maior. E estes quesitos, claro, falaremos a partir de agora.

Continue lendo para entender.

O que não pode faltar na posse responsável?

A posse responsável é repleta de vários itens, que vão desde a saúde física, até a saúde mental do cão. Diversas situações vão fazer com que o cachorro se sinta bem ou mal, perante algum fato ou evento. E é você o responsável por oferecer as melhores condições possíveis, para que seu pet possa ter uma vida digna.

Para facilitar o entendimento, fizemos uma lista de alguns itens que julgamos fundamentais para uma posse repleta de amor, carinho e, claro, muita responsabilidade. Veja:

  • Controle de vacinas e exames veterinários;
  • Alimentação adequada e equilibrada;
  • Dedicação e tempo com o animal;
  • Segurança nos arredores do seu habitat natural;
  • Educação e comportamento – Um adestramento é importante;
  • Cuide da saúde mental do pet;

Para que você tenha um melhor entendimento de cada um dos tópicos, falaremos individualmente sobre eles a partir de agora. Vamos lá?

posse responsável

Cachorro descansando na perna do tutor – Foto: Freepik

Controle de vacinas e exames veterinários

O primeiro critério que precisamos considerar para uma posse responsável é, sem dúvida nenhuma, o controle de vacinas e exames veterinários. Um cachorro somente estará devidamente saudável, a partir do momento que tivermos o controle de tudo aquilo que, na prática, ajudará no processo.

Então, se você está pensando em adotar um pet, saiba que será importantíssimo levar ele para vacinar logo nos primeiros dias. Principalmente se for filhote. Além disso, você terá de levar o animal para fazer alguns exames de rotina e se certificar do que está acontecendo com a saúde dele naquele momento.

É claro que em alguns casos, a própria casa de abrigo ou ONG responsável poderão ter feito algum tipo de exame e vacinação. Então, não deixe de entender tudo sobre este histórico do pet. Quando você adota um animal, adota também algumas responsabilidades. Afinal, ele não pode cuidar da própria saúde, não é mesmo?

Para complementar sua leitura, veja também tudo sobre a carteira de vacinação canina.

Alimentação adequada e equilibrada

Outro aspecto totalmente ligado a uma posse responsável, é a alimentação do cachorro. Cada animal vai demandar um tipo de alimentação diferente. E é da sua responsabilidade entender o quanto o animal pode ou não comer e, acima de tudo, o que ele deve comer.

Para isso, você precisará ter um auxílio profissional para que haja a preparação de uma alimentação adequada e balanceada para seu pet. Simplesmente oferecer qualquer tipo de ração ou alimentação natural, não é o melhor caminho – mesmo que você faça pensando no bem-estar do cachorro.

Cada organismo é único e cada metabolismo também. Por isso, as quantidades precisam ser pensadas de acordo com a rotina e a vida do animal. Seja responsável, inclusive, com a alimentação do seu cão. Afinal, é isto que dará a energia que ele tanto precisa para viver tranquilo. Sem excessos e sem faltas.

posse responsável

Cachorro descansando – Foto: Freepik

Dedicação e tempo com o animal

Ter um cachorro é, também, assumir algumas responsabilidades que antes você não tinha. E uma delas, é dedicar um tempo do seu dia para dar total atenção ao animal. Portanto, se você deseja adotar um pet, saiba que o mínimo que ele espera de você, é dedicação durante algumas boas horas.

Se antes você era acostumado ou acostumada a chegar em casa depois do trabalho, tomar um banho e relaxar no sofá, saiba que agora, você terá um algo a mais para fazer. Além da atenção que você precisará oferecer ao cachorro, ele também precisará de outros tipos de atividades, como passeios, por exemplo.

Tudo isto fará com que você possa, enfim, oferecer uma vida digna e repleta de alegrias para o seu cãozinho – que não vê a hora de você chegar em casa para poder brincar.

Segurança nos arredores do seu habitat natural

A posse responsável é feita de processos racionais voltados ao bem-estar, segurança e saúde do animal que você está adotando. E, claro, a segurança do espaço em que ele está inserido é fundamental. Ou seja, se você mora em um prédio alto, coloque telas nas janelas. Ou, se você mora em uma rua movimentada, mantenha sempre o portão fechado.

Estas pequenas atitudes, agora, precisarão ser muito mais colocadas em prática. Afinal, algumas coisas você sequer pensava antes de ter o animal. E agora, precisará pensar. Portanto, anotar ou fazer uma lista de novos hábitos poderá ajudar no processo de maturação das responsabilidades ao adotar um cão.

cão descansando

Cachorro olhando para a câmera – Foto: Freepik

Educação e comportamento – Um adestramento é importante

E por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da educação comportamental do seu novo cãozinho. Isto está diretamente ligado a qualidade de vida do cachorro no médio e longo prazo. Além de que a saúde mental do animal também terá muitos benefícios.

Um bom treinamento fará com que o cachorro saiba quem é o líder dele, onde é o banheiro dele, o que ele pode e não pode, etc. Tudo para que ele possa condicionar o quanto antes os hábitos que o farão ser menos estressado e mais tranquilo. Um cachorro, a partir do momento que não se sente ansioso por questões de comportamento, passa a ter uma vida muito mais feliz e tranquila.

Portanto, não hesite em oferecer um bom adestramento logo que o cachorro chegar na sua casa. Asim, você estará gabaritando todos os itens para uma posse responsável.