Você sabe quanto tempo vive um cachorro? Esta é uma das dúvidas mais comuns que todos os tutores têm. Afinal de contas, a gente quer saber por quantos anos vamos viver ao lado do nosso melhor amigo, não é mesmo? E para responder esta pergunta, não podemos simplesmente afirmar um número, porque depende de raça para raça.

No entanto, há vários critérios que podem ser levados em consideração – principalmente os fatores históricos. Ou seja, uma análise com base na longevidade das raças que viveram até aqui. Então, para entender tudo sobre o assunto, continue lendo este artigo e saiba uma média de quanto tempo vive um cachorro.

Você sabe quanto tempo vive um cachorro?

quanto tempo vive um cachorro

Cão feliz – Foto: Freepik

A gente sabe que você queria uma resposta rápida e sucinta para este assunto. No entanto, infelizmente (ou felizmente), não podemos cravar exatamente quanto tempo vive um cachorro. No entanto, podemos chegar a um valor aproximado, que pode variar entre dez a quinze anos.

Alguns cães podem viver mais e outros podem viver menos. Tudo vai depender dos fatores relacionados a saúde do cachorro, pré-disposições a doenças, potenciais doenças desenvolvidas, alimentação, cuidados essenciais, vacinação e, claro, qualidade de vida. Tudo isso forma a conta de quanto tempo vive um cachorro e, portanto, o resultado sempre será impreciso.

No entanto, podemos ter uma lição muito importante a partir desse fato: quanto mais bem cuidado um cão for, mesmo que com comorbidades, estatisticamente, mais tempo ele vai viver. E por isso, no decorrer do artigo, vamos aprender também como cuidar direitinho do nosso cão para que ele viva muito!

Inclusive, recomendamos a leitura desse artigo aqui: Idade do Cachorro – Como descobrir a idade certa de seu cachorro?

Quais são as raças de cachorro que vivem por mais tempo?

quanto tempo vive um cachorro

Cão andando – Foto: Freepik

Existem algumas raças que são “campeãs” em viver muito. E algumas delas, são estas aqui:

  1. Dachshund: O salsicha pode viver de 15 a 20 anos de idade, desde que você cuide bem dele. É um cão muito dócil, carinhoso e muito fofo. Além disso, esse cão está na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo!
  2. Poodle: Ele pode viver até 18 anos de idade e é muito inteligente. Para cuidar de um Poodle, você precisa levar em consideração várias coisas relacionadas a higiene do dog, pois os pelos são agentes de mal-estar caso não seja muito bem cuidado. E, claro, mal-estar gera baixa expectativa de vida.
  3. Beagle: O fofinho e inconfundível Beagle é um cão altamente inteligente. Late bastante quando não adestrado e pode viver por longos 16 anos ao lado do tutor. Alguns podem viver um pouco menos, principalmente os que apresentarem problemas de saúde logo cedo.
  4. Shih Tzu: O Shih Tzu é mais um cãozinho peludo que tem uma expectativa de vida muito alta. Ele pode viver tranquilamente até 16 anos, assim como o Beagle. Você precisa tomar muito cuidado com a pelagem do animal para que ela não seja hospedeira de parasitas que podem encurtar a vida do dog.
  5. Pinscher: Não podemos esquecer de listar o Pinscher nesta lista. Este é um cão com um temperamento muito forte. E este excesso de ansiedade e estresse, quando não controlado, pode fazer o cãozinho viver menos do que sua expectativa de vida, que é 15 anos de idade.

Obviamente, esta lista não é definitiva. Ou seja, há outros cães que podem fazer parte dela tranquilamente, pois também possuem uma expectativa de vida mais alta. Inclusive, os cães de pequeno porte tendem a viver mais do que os cães de grande porte.

Aprenda como calcular a idade de um cachorro

quanto tempo vive um cachorro

Cão sorrindo – Foto: Freepik

Agora que já entendemos quantos anos vive um cachorro, é hora de entender, também, como podemos calcular a idade do nosso cachorro – e tentar “prever” por mais quantos anos ele vai fazer parte da nossa vida.

Afinal, a gente sabe que, infelizmente, nossos melhores amigos vivem por muito menos tempo do que nós, humanos.

A melhor maneira de conseguir obter a idade do cachorro, é buscando informações claras do nascimento do animal. Se você adotou ele em um canil, esta informação você conseguirá facilmente na caderneta de saúde ou com o próprio canil. Além disso, você poderá levar o animal a um veterinário para que ele estime a idade do pet fazendo alguns exames laboratoriais.

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre como calcular a idade humana do cachorro. E aqui, um erro bastante comum acontece, que é a famosa multiplicação por 7. Este tipo de cálculo não é correto e você deve fazer da seguinte maneira:

  • Primeiro ano de vida do cachorro: 15 anos humanos;
  • Segundo ano de vida do cachorro: 24 anos humanos;
  • Terceiro ano de vida do cachorro: 28 anos humanos;
  • Aos 14 anos de idade: Cerca de 72 anos humanos;

Esta é uma média bem interessante para você considerar a idade humana do seu cachorro, pois neste cálculo está contido vários critérios de desenvolvimento do animal onde, no primeiro ano de vida do cachorro, ele já é praticamente “adolescente”.

Como fazer o cachorro viver por mais tempo

quanto tempo vive um cachorro

Cão e seu tutor – Foto: Freepik

Infelizmente, nossos tão amados cãezinhos não vivem por muito tempo ao nosso lado. Pelo menos, se comparado com a expectativa de vida humana. Afinal, para eles, 15 ou 18 anos é uma vida muito alongada, onde vários problemas de saúde podem acometer o animal e, eventualmente, levarem ele a óbito.

Só que há várias coisas que você, tutor, pode fazer para proporcionar uma qualidade de vida superior ao pet e, assim, alongar a vida dele ao máximo que você puder. Veja algumas ótimas (e necessárias) ideias para fazer o cachorro viver por mais tempo junto com você:

  • Vacinar o cachorro é fundamental;
  • Cuide da alimentação do cachorro;
  • Faça exercícios constantemente para saúde física e mental;

Falaremos sobre cada um destes tópicos a partir de agora de maneira mais detalhada para você saber o que considerar em cada fator. Continue lendo.

Vacinar o cachorro é fundamental

O primeiro passo para aumentar o tempo de vida de um cachorro, é vaciná-lo. As vacinas fazem o cachorro ficar protegido de várias doenças que eventualmente podem acometê-lo ao longo da vida.

Além disso, as vacinas criam uma proteção global, fazendo com que doenças não sejam proliferadas para outros animais, além de ajudar a não criar zoonoses.

Portanto, não hesite em vacinar o seu cachorro de maneira metódica e regular. Seja rígido nisso e não deixe passar nenhuma vacina que está prevista na caderneta de saúde o pet. Veja aqui: Vacinar: com quais? e quando?

Cuide da alimentação do cachorro

A gente é o que a gente come. E os cães, também.

Ou seja, para que o seu cachorro viva por muito tempo, você precisa oferecer uma alimentação qualificada e fortificada, de modo que ele possa absorver nutrientes e vitaminas de maneira equilibrada. Se o cão não tiver uma alimentação balanceada, ele pode sofrer de duas maneiras: com excessos ou com faltas.

  • Com excessos: ele pode ser um cão obeso e pode desenvolver doenças graves, como a diabetes canina.
  • Com faltas: o cão pode ter uma perda considerável de massa magra, nutrientes e vitaminas e, assim, pode adoecer.

Faça exercícios constantemente para saúde física e mental

E por fim, não podemos abrir mão dos exercícios para qualificar a saúde física e mental do cachorro. Afinal, ambas são importantes e uma contribui para a outra. Cuide do seu dog e aproveite os melhores momentos ao lado dele!