Se você é um tutor atento, sabe que sempre deve recolher fezes do cachorro em parques ou gramados por aí. No entanto, é sempre bom esclarecer o porquê das coisas. E por isso, no artigo de hoje, o Portal do Dog vai te levar para conhecer os principais motivos pelos quais esta é uma atitude importantíssima.

Portanto, continue lendo e saiba mais.

Entenda por que você sempre deve recolher fezes do cachorro

recolher fezes do cachorro

Cão fazendo necessidades – Foto: Freepik

Não é incomum a gente sair por aí para caminhar e se deparar com um monte de cocô de cachorro no chão. O que deveria ser algo totalmente novo é, na verdade, clichê.

Por mais que muitas vezes estas fezes tenham sido deixadas ali por um cão de rua, por outras vezes, não.

Se você é um tutor de primeira viagem, saiba que no primeiro passeio que seu cão fizer na rua, ele poderá fazer suas necessidades.

Isto é muito normal por inúmeros motivos. Mas principalmente pelo fato de que os cães gostam de marcar território de alguma forma. E ao ar livre, a natureza acaba chamando.

O problema não está em fazer as fezes no meio da rua. O problema está quando o tutor sai de casa despreparado e não as recolhe.

Neste caso, as consequências podem ser graves. Seja do ponto de vista de saúde, ou do ponto de vista legislativo. Veja alguns motivos pelos quais você deveria recolher fezes do cachorro na rua, parque, calçada, etc:

  • Recolher fezes do cachorro é um ato de higiene;
  • Recolher fezes do cachorro evita a propagação de bactérias;
  • Em algumas cidades é Lei;

Entenda detalhes a partir de agora.

Recolher fezes do cachorro é um ato de higiene

Antes de mais nada, é preciso que fique claro: recolher fezes do cachorro é um ato de higiene.

Por mais que o seu cão tenha uma alimentação extremamente saudável e as fezes dele sejam também saudáveis, é inviável deixá-las no ambiente em que o cão usar como banheiro.

Se for um espaço público, como gramados, calçadas, parques e outros lugares, o recolhimento das fezes é uma atitude de respeito com as outras pessoas que estão por ali.

Manter os espaços públicos limpos faz com que toda sociedade ganhe. E assim, o ambiente fica melhor para todo mundo.

Portanto, lembre-se sempre de levar um saquinho plástico específico para recolher as fezes do seu cão e o faça sempre que necessário, ok?

Recolher fezes do cachorro evita a propagação de bactérias

recolher fezes do cachorro

Limpando a sujeira do cão – Foto: Freepik

Se você deixar as fezes do seu cachorro na rua, este será um ambiente perfeito para que bactérias e fungos se desenvolvam. Afinal, este é o processo normal de qualquer substância orgânica: bactérias atacarão, a decomposição vai acontecer e, consequentemente, esta será uma área tóxica para outros cães e humanos.

Quando as fezes do seu cachorro são deixadas no chão e outros cães passarem por ali para farejar (e isto vai acontecer), o amiguinho poderá contrair doenças e bactérias perigosas.

E o mesmo acontece com o ser humano: problemas de zoonose podem, sim, começar a partir de fezes caninas que foram deixadas pelos tutores em um ambiente público. Portanto, espere seu cão terminar de usar o “banheiro público” e, assim que ele terminar, recolha tudo.

Em algumas cidades é Lei

Por fim, se as motivações de higiene e segurança não forem suficientes, saiba que algumas cidades têm Leis específicas para punir tutores que não recolhem as fezes de seus cachorros em espaços públicos.

Pagar multas não está nos planos de ninguém e, por isso, evitar este gasto é algo bem interessante, não é mesmo?

Como recolher fezes do cachorro corretamente?

Até aqui, já entendemos que recolher fezes do cachorro é importantíssimo não só para manter o espaço limpo. Mas também, para evitar doenças, bactérias e para evitar o pagamento de eventuais multas.

Só que para os tutores de primeira viagem, talvez esta atitude seja algo um pouco difícil de ser diluída na rotina. Afinal, quem nunca recolheu fezes caninas na rua pode ter dúvidas de como fazer isso.

A melhor maneira de recolher o cocô que seu cão fizer no chão do parque, é levar um saquinho plástico específico para isso. Basta “vestir” o saquinho na mão e ajuntar os dejetos. Outra forma de recolher, é com uma luva plástica comum e, assim, colocar no saquinho plástico.

Os mercados de pet-shop têm vários tipos de produtos para ajudar tutores a recolherem as fezes de seus cães. Procure uma lojinha perto da sua casa e veja o que eles têm a oferecer. Opções não vão faltar!

Onde descartar as fezes do cachorro depois de coletada?

recolher fezes do cachorro

Limpando a sujeira do cão – Foto: Freepik

Depois de recolher as fezes, o descarte não pode ser aleatório. Muitas vezes você não vai poder jogar os dejetos do seu cão em lixeiros comuns do condomínio ou do próprio parque. Será preciso verificar se o espaço tem um lugar específico para recolher fezes caninas e é lá que você deverá colocar.

Outra opção viável é colocar no vaso e dar a descarga, bem como se fossem fezes humanas. Obviamente, será importante tirar as fezes do saquinho para esta opção. Em hipótese alguma jogue o saquinho plástico no vaso sanitário, ok?

Se você mora em condomínios, recomendamos que você entre em contato com a sindicância para entender se as fezes podem ser depositadas no coletor convencional, desde que empacotadas corretamente. Muitas vezes a resposta será sim.

Mas é importante perguntar para não criar atritos com os outros moradores do condomínio.

Podemos evitar que o cachorro faça suas necessidades ao ar livre?

recolher fezes do cachorro

Limpando a sujeira do cão – Foto: Freepik

Poder, até podemos. Só que os cães sempre vão gostar de fazer suas necessidades ao ar livre, pois este é um ambiente agradável e que “faz bem” para o instinto deles.

Então, fazer as fezes, desde que tudo seja limpo depois, pode não ser um problema. Inclusive, alguns tutores treinam seus dogs para que façam suas necessidades apenas em determinados momentos, durante um passeio.

Caso você não queira que seu cão faça as necessidades fora de casa, opte por ensiná-lo desde cedo a usar o tapete higiênico. Só que se você tem um cão que já faz as necessidades na rua, durante passeios, ensiná-lo a usar o tapete higiênico é um verdadeiro desafio.

Portanto, se este é seu objetivo, tenha paciência e muita calma. Pode ser que seu cão não entenda de primeira. Nunca haja com violência verbal e muito menos física. Isto não vai ajudar o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo. Pelo contrário: deixará ele ainda mais ansioso e ele continuará a usar o parque como banheiro.

Cuide do seu dog.