Uma boa rotina para o cachorro pode ser desenvolvida a partir de boas ideias. Mas principalmente, a partir do conhecimento do tutor sobre a importância dela.

Afinal, uma rotina para o cachorro nem sempre é vista como algo positivo, pois nós, humanos, acreditamos que rotina é “chato”. Mas ela é importantíssima para várias situações – e para os cães, não é diferente.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre rotina canina e por que você deveria considerar começar uma ainda hoje.

Acompanhe!

Rotina para o cachorro – Qual é a importância?

rotina para o cachorro

Tutora ensinando o seu cachorro – Foto: Freepik

Uma rotina bem estabelecida é fundamental para que o cachorro se sinta mais confortável, seguro e feliz. É por isso que a rotina para o cachorro é tão importante.

Afinal, os cães não conseguem entender as coisas de maneira racional. E a melhor maneira de fazê-los entender, então, é a partir de condicionamentos. Condicionamentos, esses, que tendem a dar muito mais certo a partir de uma rotina.

Abaixo, veja alguns benefícios que a rotina para o cachorro pode trazer para o dia a dia do animal (e também para o tutor):

  • O cachorro fica menos ansioso.
  • O cachorro fica menos estressado.
  • Ele sabe “o que vem depois”.
  • Ajuda o cachorro a regular o organismo (água, comida e banheiro).
  • O tutor tem mais controle sobre adestramentos.
  • É mais fácil para identificar problemas.

A seguir, entenda mais sobre esses tópicos e como aplicar cada um deles na rotina do cachorro.

O cachorro fica menos ansioso

Não há como negar: um cachorro fica menos ansioso a partir do momento que ele entende onde está e como será o dia dele. Essas coisas ajudam o animal a se sentir muito mais tranquilo e, no fim das contas, ele fica mais feliz.

Quando o cachorro não tem uma rotina bem estabelecida, ele vive de maneira aleatória. Os cães não gostam de viver de maneira aleatória. Eles precisam entender o que vai acontecer em seguida.

A partir desse ponto, a rotina para o cachorro entra com uma importância muito grande para deixá-lo menos agitado e mais tranquilo. A ansiedade pode ser muito mais controlada e a vida fica mais leve.

O cachorro fica menos estressado

Se o cachorro tende a ficar muito menos ansioso, em consequência disso, ele também passa a ser menos estressado. Ou seja, uma rotina bem estabelecida e percebida pelo cachorro, pode facilmente deixá-lo mais calmo no dia a dia.

É por isso que, quando você vai adestrar um cachorro, é muito mais fácil fazer isso a partir de uma rotina. Afinal, o cachorro sabe qual momento é aquele. As coisas ficam mais “demarcadas” e tudo fica mais fácil.

O estresse canino pode surgir a partir de muitos fatores. Além do relacionamento com o tutor e outros cães, a rotina é quem pode deixar o cão mais ou menos estressado.

rotina para o cachorro

Cão deitado na grama – Foto: Freepik

Ele sabe “o que vem depois”

A rotina para o cachorro é como se fosse uma maneira de fazer o animal “prever o futuro”. Sim, a rotina é um pouco isso, embora não tenhamos controle de algumas variáveis.

Quando o cachorro sente ou percebe o que vai acontecer em seguida, ele fica muito mais tranquilo. Afinal, ele está seguro. A rotina canina traz uma carga muito grande de segurança para o dog.

No entanto, obviamente, a rotina precisa ser saudável. Não pode ser uma rotina de bagunça, gritaria, barulho, xingos ou violência.

Ainda neste artigo, você vai entender como criar uma rotina adequada.

Continue lendo.

Ajuda o cachorro a regular o organismo (água, comida e banheiro)

Uma rotina de brincadeiras, alimentação, carinho, interação e descanso é excelente para o organismo do pet. Afinal, tudo isso ajuda ele a regular muito bem as idas ao banheiro, por exemplo. O que é importantíssimo para o longo prazo.

Além disso, a rotina para o cachorro é também muito importante para estabelecer horários de alimentação. Um cachorro não pode comer a qualquer momento e o quanto ele quiser. Isso não é adequado.

Portanto, estabeleça horários para servir uma porção adequada de ração para o cachorro. Com o tempo, ele vai saber quando é hora de comer e quando é hora de ganhar um petisco.

O tutor tem mais controle sobre adestramentos

Se você acompanha o Portal do Dog a mais tempo, sabe da importância de adestrar um cachorro, certo? Pois bem, esse tipo de condição é muito mais plausível a partir do momento que o cão tem uma rotina.

Ou seja, adestrar o cachorro é muito mais fácil quando ele tem uma rotina estabelecida e quando ele sabe o momento das coisas. É assim que o cão passa a focar somente naquela situação, pois não precisa se preocupar com outras coisas.

Um cão sem rotina tem que se preocupar com segurança, proteção do alimento, proteção da residência, proteção do tutor e muitas outras coisas.

Essas coisas geram estresse, ansiedade e, no fim das contas, o procedimento de adestramento é mais uma carga de estresse para o cão.

Tudo isso muda para melhor com uma rotina bem estabelecida.

cachorro no parque

Cachorro no parque – Foto: Freepik

Rotina para o cachorro – É mais fácil para identificar problemas

E por fim, mais um benefício da rotina canina é a identificação dos eventuais problemas de saúde do animal. Ou seja, com uma rotina bem demarcada, você consegue saber exatamente o que o cão vai ou não fazer. Como ele vai ou não reagir.

Portanto, observar mudanças no comportamento do animal se torna algo totalmente simples. Tudo o que sair da rotina, deve despertar a sua curiosidade para entender o que pode estar acontecendo.

Se um cão está deitado por muito tempo e, rotineiramente, ele é um cão agitado, algo pode estar errado. Quanto mais demarcado e previsível for o dia a dia do cão, melhor pra ele e pra você.

Como criar uma boa rotina para o cachorro

Para criar uma boa rotina para o cachorro, você precisa considerar aspectos que ajudam muito. Um deles é começar desde cedo e não ficar alterando a rotina a todo momento.

Veja como criar uma rotina saudável para o cachorro:

  1. Comece desde filhote.
  2. Estabeleça horários e cumpra-os.
  3. Saiba negar pedidos fofos.
  4. Não faça alterações bruscas nos móveis.
  5. Estimule o cão com reforço positivo.

A seguir, entenda cada um dos passos.

Rotina para o cachorro – Comece desde filhote

A melhor maneira/fase para começar a criar uma rotina para o seu cachorro, é começá-la desde filhote. Ou seja, quando o cão ainda é pequeno e ainda não tem tantas manias. É nessa fase da vida que as coisas são mais fáceis para ele “pegar”.

Assim que ele chegar na sua casa a partir do canil ou da adoção, não hesite: comece a criar uma rotina. Nos primeiros dias vai ser difícil e ele pode chorar por várias situações. Mas não desista.

Estabeleça horários e cumpra-os

O segundo passo para começar a criar uma rotina saudável para o cachorro, é estabelecer horários e cumpri-los. Rotina também é horário e um minuto a mais ou a menos faz toda a diferença.

Por isso, se o horário do passeio for as 8h e as 19h, é nesse horário que você tem que sair com o cachorro. Nem uma hora antes e nem uma hora depois.

cão e sua tutora no parque

Cão e sua tutora no parque – Foto: Freepik

Saiba negar pedidos fofos

Os cachorros são fofos e sempre vão dar um jeito de nos conquistar. Principalmente com aquela carinha fofa que só eles sabem fazer para pedir alguma coisa.

No entanto, são nesses momentos que você precisa ser ainda mais forte e saber dizer não. Conforme o cão percebe que não consegue ganhar o que ele quer, no momento que ele quer, ele tende a se condicionar a isso.

Com o tempo, a rotina estará criada e o cão saberá exatamente quando é a hora do que.

Rotina para o cachorro – Não faça alterações bruscas nos móveis

Por mais que não pareça, saiba que os móveis, quando alterados em casa, podem trazer desconforto para o cão. Mudar um sofá, trocar uma estante ou até derrubar uma parede, pode deixar o cachorro desconfortável.

Portanto, para criar uma rotina saudável e adequada para o seu pet, evite esse tipo de coisa. É claro que, se não houver outra alternativa, tudo bem. Mas alterar as coisas por alterar, não é interessante.

Estimule o cão com reforço positivo

O reforço positivo deve ser estimulado no seu cãozinho desde muito cedo. Ele ajuda muito na hora de fazer o cão entender o que é uma rotina. Afinal, conforme o tempo vai passando, o cão entende quando é hora do petisco, do passeio, da brincadeira, etc.

Estimular o animal com reforço positivo, oferecendo um petisco ou um bifinho, faz ele entender que, se ele fizer algo, será recompensado. E esse “algo” pode ser justamente o cumprimento de uma rotina ao fim do dia.

Os cães precisam de rotina. É isso que os deixam tranquilos, menos ansiosos e com saúde. Uma rotina bem demarcada ajuda muito.

Por isso, considere as nossas dicas e cuide bem do seu melhor amigo!