Será que o seu cachorro precisa passear mais, ou é apenas uma impressão que você tem dos comportamentos dele? A verdade é que depende de uma série de fatores. Se o seu cãozinho já passeia bastante e, mesmo assim, tem comportamentos inadequados, o problema não é a falta de passeios.

No entanto, se você sente que tem um cachorro desobediente e ansioso em casa, e esse cão não faz passeios regulares, pode ser que o problema esteja aí: a falta de passeios.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender alguns sinais que os cães dão quando estão se sentindo incomodados. Um desses incômodos pode ser justamente a falta de passeios, que proporciona o excesso de energia acumulada.

Continue lendo e saiba mais.

tutora passeando com o cão

Tutora passeando com o cão – Foto: Freepik

Será que seu cachorro precisa passear mais?

Os passeios tendem a ser muito importantes em uma rotina equilibrada e organizada. São os passeios que, muitas vezes, marcam a rotina dos cães e servem como um “divisor” de momentos. O momento pré e pós passeio. Os cães sentem isso e conseguem perceber essa divisão.

Por isso, é muito importante que o seu melhor amigo faça passeios recorrentes e seguros. Caso contrário, ele não terá essa “marcação” na rotina e a vida dele poderá ficar bastante agitada.

Isso porque a falta de passeios gera acúmulo de energia – algo que é muito maléfico para os doguinhos.

Alguns sinais claros de que o seu melhor amigo precisa de passeios recorrentes, são esses aqui:

  • Cães destruidores e carregadores.
  • Cachorro latindo muito dentro de casa.
  • Nos passeios, o cachorro puxa a guia.
  • Falta de socialização com outras pessoas.
  • Cachorro agitado a noite.
  • Cães obesos e sedentários.

Para entender melhor e identificar se o seu pet está passando por algum desses problemas, continue lendo. Vamos entender melhor sobre cada situação.

Cachorro precisa passear – Cães destruidores e carregadores

Se você já chegou em casa e viu o sofá, a almofada ou os sapatos roídos ou destruídos, sabe que o seu cãozinho teve muito tempo livre para aprontar isso.

Ou seja, ele ficou horas ansioso em casa, até que ele descobriu que poderia canalizar a energia em uma brincadeira muito divertida: roer coisas.

Bom, essa situação é comum e acontece com muitas raças. É normal um cão roer coisas dentro de casa, se não há mais nada para fazer.

E é justamente aqui que você precisa se atentar: isso pode ser um sinal claro de que o seu melhor amigo precisa passear mais. Afinal, ele está se sentindo ansioso dentro de casa.

Os cães destruidores ou carregadores tendem a desenvolver esse tipo de comportamento justamente porque sentem que isso é um bom gasto de energia. Eles gostam de roer as coisas e carregar objetos. Logo, se o ambiente estiver repleto de coisas para morder e carregar, eles o farão.

Ao notar o cãozinho fazendo isso, é preciso considerar um melhor gasto de energia. Levá-lo para passear por mais tempo e mais vezes, é uma saída interessante.

Leia mais: Cães destruidores: como eliminar o problema?

sinais de que o cachorro precisa passear mais

Cão na guia para passear – Foto: Freepik

Cachorro latindo muito dentro de casa

Você já não aguenta mais seu cachorro latindo tanto dentro de casa, muitas vezes, por nenhum motivo? Pois bem, antes de mais nada, é preciso dizer o óbvio: mantenha a calma.

Se estressar por isso só vai piorar a situação, visto que o cãozinho não sabe que está “incomodando” pelo excesso de latidos.

Se você tem um cachorro que não para de latir dentro de casa, é sinal de que alguma coisa está errada. Pode ser que ele esteja em contato com outras pessoas e cachorros na rua, ou pode ser que ele tenha muita energia para gastar.

No caso da segunda opção, é um sinal claro de que seu cachorro precisa passear mais.

Ao realizar passeios adequados, longos o suficiente e com bom estímulos olfativos, o seu cãozinho ficará muito mais saudável. Ele terá muito mais equilíbrio mental e não vai se sentir tão ansioso a ponto de ficar latindo para qualquer coisa.

Muitos tutores acreditam que os passeios ajudam a gastar apenas a energia física. Porém, não só isso. Os passeios ajudam a gastar, também, energia mental.

Os estímulos externos ajudam o cão a perceber o mundo, farejar, se entreter, conhecer outros cachorros e pessoas. É ótimo para a saúde mental do cachorro.

Cachorro precisa passear – Nos passeios, o cachorro puxa a guia

Outro sinal de que seu cachorro precisa passear mais, é quando ele puxa a guia durante as caminhadas e passeios. Esse critério nem sempre é considerado pelos tutores, pois parece que o cão está apenas “ansioso para caminhar bastante”. No entanto, não é por aí.

Quando um cachorro puxa a guia, ele está ansioso e até estressado com aquela situação. Ele sente que está no poder e que esse é o momento para ele caminhar e conhecer o máximo de coisas possíveis.

Quanto menos um cachorro passeia, mais ele pode puxar a guia. Afinal, ele não está acostumado com aquilo e sente que pode “acabar a qualquer momento”.

Já quando ele passeia sempre, aquilo se torna rotina e ele sabe que é você quem está guiando e sabe que amanhã vai ter de novo.

Se o seu cachorro não tem o hábito de passear muito, experimente começar a fazer uma rotina maior de passeios. Experimente passeios mais longos e mais vezes na semana.

sinais de que o cachorro precisa passear mais

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

Falta de socialização com outras pessoas

Outro sinal de que seu cachorro precisa passear mais, é quando ele se sente desconfortável com outros cachorros e outras pessoas. Os cães precisam socializar e conhecer outros seres vivos que não apenas eles mesmos e o seu tutor.

É importantíssimo para a saúde mental deles, que eles interajam com outros cães e saibam se comportar com pessoas estranhas.

Um cão que não está passeando o suficiente, pode ficar enfurecido quando vê outras pessoas e outros cães. Afinal, pra ele, tudo isso é muito estranho, diferente e até ameaçador.

Já com as caminhadas regulares, outros cães e outras pessoas se tornarão parte da rotina dele. Ele começará a condicionar aquilo como comum e não vai mais ficar tão irritado.

Cachorro precisa passear – Cachorro agitado a noite

O seu cachorro é agitado a noite? Isso pode ser um sinal de que o cachorro precisa passear mais. Afinal, se ele está agitado em qualquer momento do dia, é sinal de que ele tem energia para gastar.

Mas especialmente a noite, esse problema pode ser ainda mais evidente.

Afinal, os cães dormem a noite. Eles preferem descansar ao ficar latindo e correndo pra lá e pra cá. Logo, se o cachorro estiver descontrolado no meio da madrugada, pode ser que ele não tenha gasto energia suficiente durante o dia.

Leia mais sobre o assunto: Cachorro agitado a noite – O que fazer?

Cães obesos e sedentários

E por fim, mais um sinal de que seu cachorro precisa de mais passeios e exercícios em geral, é o fato de ele estar obeso.

Cães obesos é um reflexo do sedentarismo e também da má alimentação fornecida pelos tutores. Portanto, praticar exercícios (como as caminhadas) é muito importante para evitar esse problema.

A obesidade canina pode levar a quadros de diabetes canina e outros problemas graves.

Seu cachorro precisa passear mais – Como resolver?

dog walking

Passeando com os cães – Foto: Freepik

Se você acabou de descobrir, através da nossa lista acima, que o seu cachorro precisa fazer mais passeios durante o dia, agora é hora de colocar em prática. No entanto, como fazer isso dar certo, sem ter tanto tempo disponível na agenda?

Veja algumas dicas abaixo.

Faça uma adaptação na sua rotina

Antes de adotar um cachorro, é preciso fazer uma adaptação na sua rotina.

Ou seja, você precisa considerar que, a partir do momento que o seu cãozinho chega na sua casa, sua vida vai mudar. Muitas coisas serão diferentes e, agora, você precisará encontrar tempo para o seu melhor amigo.

Para isso, fazer uma adaptação na sua rotina é muito importante. Ou seja, você deve encontrar tempo para o animal e, assim, proporcionar um gasto de energia adequado a ele todos os dias.

Passeios diários e práticas de exercícios constantes serão fundamentais para a saúde do pet.

Adestre e socialize o seu melhor amigo

Ainda na fase filhote, uma das melhores coisas que você pode fazer, é adestrar o seu melhor amigo para que ele não tenha problemas de socialização. Ou seja, ensine comandos básicos, apresente o pet a outros pets, etc.

A socialização canina, ajuda o seu pet a entender que ele não é o centro do universo e que outros cães existem no mundo. Isso deixará ele muito mais calmo e tranquilo quanto aos passeios.

Contrate um dog walker

E por fim, se você não tem tempo de passear com o seu cão, contrate um dog walker pra isso. O dog walker poderá levar seu cão para passear em momentos específicos do dia e, assim, você poderá ficar tranquilo quanto ao gasto de energia do cachorro. Afinal, ele estará passeando – e isso é o mais importante!

Cuide do seu dog.